Comunicação coordenada
516 | JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE CONDIÇÕES CRÔNICAS COM IDOSOS | Autores: Sonia Maria Soares (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Líliam Barbosa Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Aparecida Barbosa Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Francielle Carolina Santos (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Raquel Melgaço Santos (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Para alcançar bom controle das condições crônicas é importante manter esforços combinados e sinérgicos entre profissionais de saúde e idosos/familiares a partir de um cuidado apoiado. É imprescindível que desde a fase de formação desses profissionais de saúde seja possibilitado desenvolver habilidades e atitudes para dar apoio aos idosos para o autocuidado. Como propostas inovadoras para o ensino/aprendizagem, destacam-se os jogos lúdico-educativos, que permitem fornecer uma combinação de conhecimentos e habilidades aos discentes, de modo a desenvolver atividades que lhes proporcionem maior aproximação com a comunidade.1 Em 2015 criamos o "Projeto DRC: de portas abertas para Srª Saúde entrar" para assistir idosos no domicilio com o objetivo de orienta-los para o autocuidado na prevenção de complicações decorrentes das condições crônicas. Trata-se de relato de experiência de criação de materiais lúdicos que estão sendo utilizados como instrumentos pedagógicos durante as visitas domiciliares. Esses materiais foram criados por acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG. Consistem em jogos educativos denominados "Jogo das Faces" e "Jogo do Tabuleiro- Autocuidado e DRC", construídos em com materiais inovadores de reciclagem e PVC.A proposta é romper o processo educativo moldado pela transmissão de mensagens unilaterais, e oportunizar aos idosos, considerados atores do cotidiano, que desempenhem seu papel de protagonista da mudança da realidade desejada pelas práticas educativas. O relato mostrou ser possível transformar a lógica que rege o processo ensino-aprendizagem, atuando diretamente como elo entre a Universidade e a comunidade, servindo de espaço diferenciado para novas experiências voltadas à humanização, ao cuidado e à qualificação da atenção à saúde ao idoso.2 Contribuições para a Enfermagem: a prática lúdico-educativa no domicilio bem sistematizada poderá servir como instrumento reflexivo e criativo, que potencializa a constituição de espaços diferenciados para investir na promoção da saúde e na abordagem contextualizada da assistência de enfermagem. REFERÊNCIAS 1. Pires MRGM, Guilhem D, Göttems LBD. Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2013 June [cited 2016 July 15]; 22(2): 379-388. 2. Almeida FCM, Maciel APP, Bastos AR, Barros FC, Ibiapina JR, Souza SMF et al. Avaliação da inserção do estudante na Unidade Básica de Saúde: visão do usuário. Revista Brasileira de Educação Médica, 2012; 36(1, Suppl. 1), 33-39. Descritores: Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Enfermagem. |