Comunicação coordenada
484 | CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO RECÉM FORMADO EGRESSO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO | Autores: Paula Graziela Pedrão Soares Perales (Universidade Estadual de Londrina) ; Danieli Juliani Garbuio (Universidade Estadual de Londrina) ; Mara Lúcia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Introdução: A educação em saúde é um processo permanente e tem como princípio norteador, a compreensão da causa dos problemas de saúde da comunidade e a busca por soluções por meio de participação e diálogo, com respeito à autonomia de cada participante envolvido neste processo. Ela prevê a construção de um saber de forma integrada, com metodologia problematizadora e é permeada por elementos críticos e reflexivos. Sendo assim, a educação em saúde não pode ser caracterizada como uma transferência de conhecimentos, mas sim uma forma de intervir no mundo, cabendo ao educador, respeito aos saberes do educando e à sua autonomia, liberdade e criatividade1.A educação em saúde, então, pode ser apreendida como prática privilegiada no campo das ciências da saúde e sua construção continua a ser um desafio aos gestores e profissionais na busca por práticas integrais, que busquem a participação ativa dos indivíduos de forma reflexiva e que traga resultados, que transcenda o campo teórico e caminhe em direção a uma realidade concreta2. Frente à afirmação da importância da educação em saúde para o enfermeiro, procura-se compreender a forma como é realizada sua formação durante a graduação. Neste contexto de formação do profissional, encontra-se o curso de graduação em Enfermagem, que tem seu currículo vigente, implantado no ano 2000. Este modelo de educação vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação de Enfermagem DCN/ENF3 que prevê a formação de um profissional crítico, reflexivo, generalista, humanista e criativo por meio da articulação entre o ensino, pesquisa, extensão e assistência. Diante disso, nota-se que a proposta do Currículo Integrado é a de romper com o modelo de educação tradicional, tendência também observada no campo da Educação em Saúde, e buscar a partir do conhecimento prévio dos alunos, uma construção de os saberes, habilidades, pensamento crítico e a capacidade de aprendizagem4. Permeando o Currículo Integrado com os diferentes módulos, do primeiro ao quarto ano, encontram-se os "temas transversais" que tem o propósito de contribuir para a formação de enfermeiros cidadãos, conscientes da realidade brasileira e capacitados a conviver num mundo globalizado. Dentre os 12 temas, encontra-se o de Educação em Saúde. Objetivos: Compreender o desenvolvimento do tema transversal "Educação em Saúde" na formação e início da prática profissional do enfermeiro egresso da Universidade Estadual de Londrina. Desvelar a compressão do enfermeiro recém-formado acerca do termo educação em saúde. Analisar a percepção do enfermeiro recém-formado sobre o desenvolvimento do conceito de Educação em Saúde durante sua graduação. Analisar a prática do conceito de Educação em Saúde no cotidiano de trabalho do enfermeiro recém-formado. Descrição metodológica: Estudo exploratório e compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no curso de enfermagem da UEL. Foram realizadas entrevistas com alunos recém formados, egressos do curso de Enfermagem, que concluíram a graduação entre os anos de 2011 e 2013. Foram entrevistados, no total, nove enfermeiros que atuam nas seguintes áreas: um em hospital público, quatro em hospital privado, dois na atenção básica, um em ambulatório e um em clínica médica. As entrevistas foram do tipo semi-estruturadas, orientadas pelas seguintes questões norteadoras: "O que é Educação em saúde para você?" "Como você analisa o desenvolvimento da "Educação em Saúde" durante a sua formação?" "Qual foi a experiência mais significativa de educação em saúde que você teve durante a sua formação?" "Na sua prática cotidiana você realiza educação em saúde? De que forma?" "Qual foi a experiência mais significativa de educação em saúde que você teve durante a sua prática?". O diálogo foi gravado e transcrito na íntegra e após a leitura, foram retirados os vícios de linguagem para melhor compreensão. Os dados foram analisados à luz da proposta de Bardin5 para descrever e interpretar os diálogos, buscando compreender o pensamento do sujeito pelo conteúdo do texto numa compreensão transparente da linguagem a partir da extração de unidades de significado e formação de categorias. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética sob a CAAE 18931613.5.0000.5231. Resultados: Os resultados parciais preliminares foram discutidos em três eixos temáticos: conceito de educação em saúde para os recém formados, experiências significativas de educação em saúde durante a formação e experiências significativas da prática profissional. O conceito de Educação em Saúde definidas pelos egressos foram associadas a um processo de troca de saberes entre os envolvidos, prevenção de agravos e promoção da saúde, ação problematizadora, ação intrínseca às atividades do enfermeiro. Houve momentos em que o conceito se confundiu com educação continuada e educação permanente. Alguns sentiram dificuldades em tentar definir o termo no primeiro momento, sendo necessário resgatar as vivências na prática da graduação e profissional para facilitar esse processo. Pode-se observar que este tema transversal foi mais relacionado aos módulos em os egressos que tiveram mais contato com as atividades práticas, principalmente àquelas que foram desenvolvidas na atenção básica, como o módulo Saúde da Criança e do Adolescente, PIN 1 e Internato na área de saúde pública. Este fato foi relacionado, pelos egressos, com o contato direto com os usuários e às atividades desenvolvidas de forma problematizadora, com atividades práticas. Também foi relatado que na área hospitalar ocorre educação em saúde, porém, de forma pontual, sendo que as principais dificuldades encontradas foram o tempo, o número de pacientes a serem atendidos e intercorrências. Na prática profissional, os egressos trazem uma bagagem importante do que foi aprendido na graduação, conseguem realizar educação em saúde mesmo que não seja de forma explícita. Contribuições: Espera-se com este estudo, ressaltar a importância do tem Educação em Saúde, levando em consideração a sua importância na prática profissional do enfermeiro, uma vez que a educação não afeta somente o profissional, bem como o indivíduo que também está relacionado neste processo de aprendizagem. Descritores: Educação em Saúde; Currículo; Educação; Enfermagem Referências 1. Silva, LD et al. O enfermeiro e a educação em saúde: um estudo bibliográfico. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, v.2, n. 2, p. 412-419, 2012. 2. Falkenberg, MB, et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde coletiva, v. 19, n 3. Rio de Janeiro, 2014. 3. Opitz SP, Martins JT, Telles Filho PCP, Silva AEBC, Teixeira TCA. O currículo integrado na graduação em enfermagem: entre o ethos tradicional e o de ruptura. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 2, n. 29, p. 314-9. Porto Alegre, RS, 2008. 4. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006. 5. Bardin, L. Análise de Conteúdo. 5. ed. revisada Lisboa: Edições 70, 2011. Portugal. 223p. |