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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 336

Roda de Conversa


336

VIVÊNCIAS DE BOLSISTAS EM LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO

Autores:
Amélia Natália Marques Cerentini (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Mari Ângela Gaedke (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Luana de Fátima Padão Lozado (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Cassiele Daiane dos Santos (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Leonardo Moreira Dias (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem faz parte da estrutura física do Curso de Graduação em Enfermagem, tendo por finalidade oportunizar aos acadêmicos o aprendizado de habilidades cognitivas e psicomotoras. Tem-se como objetivo relatar a vivência de bolsistas do laboratório e as contribuições para processo de formação. METODOLOGIA: Relato de experiência de bolsistas do referido laboratório. Entre as suas principais atribuições estão: preparar materiais e simuladores, organizar aulas práticas simuladas; auxiliar e acompanhar as atividades de professores e estudantes; controle de estoque; realizar cronograma de atividades, planilhas e formulários referentes ao uso do laboratório. RESULTADOS: Durante o desenvolvimento de suas atribuições, o bolsista tem fortalecido além do aprendizado teórico, sua habilidade técnica, tornando-se mais seguro. Destaca-se também o aprendizado quanto ao controle de custos, estoque e planejamento das atividades práticas. Este contexto também tem propiciado que este atue de forma articulada e sinérgica com professores e outros estudantes, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e de relações interpessoais. Observa-se que o bolsista passa a compreender que ele é corresponsável pelo processo-ensino aprendizagem do colega, desenvolvendo assim a responsabilidade e comprometimento frente suas funções, o que torna o aprendizado mais significativo. Esta experiência oportuniza vivenciar a educação permanente, estimulando a capacidade observadora e crítica, que analisa as experiências e articula a teoria e prática dentro do seu campo de atuação. CONCLUSÃO/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A inserção do acadêmico neste cenário tem auxiliado no fortalecimento de inúmeras competências fundamentais para a formação do enfermeiro, com destaque para a gestão e comunicação, sendo possível compreender a importância da vivência extracurricular no processo de formação. É fundamental que o acadêmico desperte a necessidade do diálogo reflexivo em meio à vivência diária do processo de trabalho que desempenha.