Comunicação coordenada
147 | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ÉTICO-MORAIS E O SOFRIMENTO MORAL NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Heloiza Maria Siqueira Rennó (Universidade Federal de São João del Rei) ; Flávia Regina Souza Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria José Menezes Brito (Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ÉTICO-MORAIS E O SOFRIMENTO MORAL NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Heloiza Maria Siqueira Rennó1; Flávia Regina Souza Ramos2; Maria José Menezes Brito3 O enfrentamento dos problemas morais durante o processo de formação em enfermagem pode levar o estudante a desenvolver as competências ético-morais e ou ocasionar sofrimento moral. O objetivo foi analisar o processo de desenvolvimento de competências ético-morais e suas relações com o sofrimento moral dos estudantes durante a formação em Enfermagem. Estudo de casos múltiplos de abordagem qualitativa em duas Instituições de Ensino Superior Federal, com 58 estudantes de graduação em Enfermagem, que estavam no estágio curricular. Dados coletados por análise documental e grupos focais, para análise utilizou-se Análise Temática de Conteúdo e software ATLAS.ti 7.0. Resultados apontaram duas categorias: "Sofrimento moral e o enfrentamento dos problemas morais no processo de formação em Enfermagem", "Diferentes olhares em relação às competências ético-morais na formação em Enfermagem". Foi possível elaboração do marco conceitual sobre o processo de desenvolvimento de competências ético-morais na formação em Enfermagem e suas relações com o sofrimento moral do estudante e representação de uma tríade do sofrimento moral do estudante. O processo de formação em Enfermagem deve favorecer o desenvolvimento das competências ético-morais, evitando-se o desencadeamento do sofrimento moral no estudante, por meio de um ethos que promova o diálogo no contexto da realidade do processo de trabalho em saúde, tendo o cuidado como referência ética. Durante o processo de formação em Enfermagem, o estudante pode desenvolver as competências ético-morais, vivenciar sofrimento moral ou diferentes sentimentos, com consequente adoecimento, abandono do curso e resistência profissional reduzida. Palavras-chave: Enfermagem. Ética. Educação em Enfermagem. . Referência Ramos FR, Brehmer LC, Vargas MA, AP Trombetta, Silveira LR, Drago L. Ethical conflict sand the process of reflection in undergraduate nursing students in Brazil. Nurs Ethics 2015; 22(4): 428-39. |