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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 377

Roda de Conversa


377

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OFERECIDOS A ENFERMEIROS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores:
Julia Peres Pinto (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI E CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO) ; Edenir Aparecida Sartorelli Tomazini (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (NEU-SAMU/SP 192))

Resumo:
Introdução: Diversas tecnologias vêm sendo incorporadas a área do ensino, ampliando as possibilidades de aprendizado e acesso à educação em diferentes níveis e modos de interação. Para formação do especialista, tem sido ofertados cursos de pós-graduação, na modalidade à distância em diversas áreas, por meio da Internet, incluindo aquelas nas quais se pretende desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais. Objetivo: Verificar quantos cursos de especialização em Urgência e Emergência são oferecidos para enfermeiros na modalidade a distância com a respectiva carga horária, duração e custo para o consumidor. Método: a pesquisa foi realizada em julho de 2016 pelo sistema de busca do Google com a frase 'pós- graduação em enfermagem em urgência e emergência à distância' em 11 páginas da Internet. Após a oitava página houve repetição dos sites sem apresentação de novos cursos. Resultado: Foram identificados dez cursos ofertados na modalidade à distância com matrícula vigente ou data de início previsto, sendo quatro voltados a enfermeiros com e sem experiência, um para enfermeiros e médicos, quatro para graduados na área da saúde e um para graduados no ensino superior em qualquer área tradicional ou tecnológica. A duração variou entre 6 e 18 meses, a carga horária entre 360 e 620 horas e o investimento de R$2025,00 a R$6840,00. Os programas abordam conteúdos teóricos e alguns informam utilizar como recurso educacional vídeo aula e apostilas. Conclusão: Há oferta de cursos de Especialização em Urgência e Emergência na modalidade à distância disponível para enfermeiro. Contribuições: A consolidação do ensino a distância também deve atender aos parâmetros de qualidade conquistados pelos profissionais da educação em enfermagem. Nesta modalidade, os cursos dificultam o desenvolvimento de habilidades profissionais necessárias ao atendimento do paciente. Avaliações teóricas e práticas em momentos planejados do curso implementariam qualidade à formação. Referências: Pereira FGF, Silva DV, Sousa LMO, Frota NM. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev Gaúcha Enferm. 2016 jun; 37(2):e59015. Acessado em 11/07/2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v37n2/0102-6933-rgenf-1983-144720160259015.pdf. Arruda EP, Arruda DEP. Educação à Distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista. 2015; 31(03):321-338. Acessado em 11/07/2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf. Descritores: Educação a Distancia. Especialização. Urgência