Roda de Conversa
371 | Elaboração e validadção de um modelo de intervenção para saúde mental de docentes do Ensino Superior de Enfermagem | Autores: Claudia Maria Messias (Universidade Castelo Branco) ; Geilsa Soraia Valente Cavalcanti (Escola Aurora de Anfonso Costa-UFF -RJ) ; Anselmo Anselmo A. dos Santos (Universidade Paulista/UNIP - Santos-São Paulo) ; Elizabeth C F Galvão (Universidade Paulista/UNIP - Santos- São Paulo) ; Suzana Reis E Silva (Universidade Paulista/UNIP - Santos- São Paulo) |
Resumo: INTRODUÇÃO:O recorte desde estudo advém do projeto de pós doutoramento na área de estudo Saúde Mental do Trabalhador em desenvolvimento na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, tendo como objeto de estudo a elaboração e a prática da intervenção em saúde mental do docente do ensino superior em enfermagem.Ao pensar em intervenções para os problemas de saúde, em sua complexidade e no perfil dos docentes de ensino superior na atualidade em um mercado que vem sofrendo constantes mudanças, ressalta-se a necessidade de se romper com modelos de intervenção frágeis e prescritivos.1Tais necessidades se articulam com novos cenários de ensino que se apresentam com seus desafios, a construção da cidadania sobre a base de políticas de reconhecimento que conduz a um a maior justiça social. As pesquisas sobre formação e o trabalho de professores cresceram muito nos últimos anos. O mapeamento da produção acadêmica dos pós-graduandos na área de educação, indica que, nos anos de 2000, o foco dirige-se ao(à) professor(a), aos seus saberes, às suas práticas, às suas opiniões e às suas representações, chegando a 53% do total de estudos. OBJETIVOS: Construir e validar um modelo de intervenção baseado em conceitos e demandas dos docentes da pesquisa. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa coletada em Grupos Focais, que garantem informações por meio das interações grupais.2 Foram entrevistados 27 docentes em duas instituições privadas do ensino superior. RESULTADOS: É necessário pensar meios e estratégias para mudanças que promovam mais satisfação no trabalho.CONCLUSÃO: É claro que os próprios docentes devem ocupar um papel fundamental em todas as etapas para garantir a implementação de ações de prevenção e cuidado a sua saúde mental. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Avançar nessa direção é um enorme desafio, principalmente porque ainda não temos suficientes experiências de vigilância consolidadas nesses moldes. Descritores: Saúde Mental, Enfermagem, Docentes e Intervenção |