Comunicação coordenada
434 | ENSINO DAS PRÁTICAS DO WEBCUIDADO DE ENFERMAGEM NA ESCOLA COM MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA WEB RÁDIO | Autores: Raimundo Augusto Martins Torres (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Victorugo Guedes Alencar Correia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI) ; Alan Alencar Freire (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI) ; Marcos Renato de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI) |
Resumo: INTRODUÇÃO: No contexto atual, a influência dos meios virtuais de comunicação tem alterado não somente a forma como as pessoas convivem em comunidade, mas também como as práticas de ensino e de assistência têm sido influenciadas e modificadas por esta constante e crescente evolução. De tal maneira, a Enfermagem precisa estar alerta para esta realidade de forma em utilizar estas tecnologias também para direcionar o ensino da profissão. Assim, é fato que as tecnologias na saúde associadas às tecnologias de informação e comunicação tiveram, nas últimas décadas, uma disseminação exponencial na organização social, alterando profundamente a forma como os cuidados de saúde são compreendidos e implementados. As tecnologias na saúde de alta intensidade tornaram-se mais permeáveis, estando as mesmas mais acessíveis e dispostas de forma a facilitar a utilização, pois saíram dos espaços hospitalares e integraram a vida quotidiana de milhões de doentes, no seu domicílio e espaços comunitários1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação é uma possibilidade a mais para gerar atração, sobretudo para os jovens que utilizam com grande frequência a Internet com o intuito de facilitar e tornar mais agradáveis seus trabalhos acadêmicos, sua aquisição de conhecimento e seus momentos de lazer2. Assim entende-se que a utilização de tecnologias como prática educativas proporciona um maior interesse de aprendizado e maior participação dos jovens, pois torna- se um modo inovador de promover discussões relacionadas à saúde e bem está dos mesmos, já que os usos desses recursos digitais prendem à atenção dos estudantes de forma didática e dinâmica, inclusive no ensino da enfermagem. OBJETIVO: Apresentar as experiências de mediações pedagógicas de estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com jovens de escolas públicas do município de Picos no Piauí, para participarem do Programa: "Em Sintonia com a Saúde" veiculado na Web Rádio AJIR. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um estudo descritivo sobre as práticas pedagógicas realizadas no projeto de extensão, ensino e pesquisa, intitulado: Web Cuidado na Infância e Juventude nas Escolas, realizado no período de março 2015 à junho de 2016, com abordagem quanti-qualitativa, por meio de uma triangulação de métodos3. As ações do projeto ocorreram por meio de visitas semanais nas escolas públicas da zona urbana de Picos-PI no horário de transmissão ao vivo dos programas na Web Rádio AJIR. Os programas nesta emissora de comunicação digital na Internet são produzidos em um estúdio situado no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza - Ceará. Também foi apresentado um questionário para os participantes (estudantes de graduação e jovens escolares) destes programas. A cidade de Picos possui uma população estimada de 76.544 habitantes4. Depois de autorizado pela Secretária de Educação do município, foi entregue aos estudantes o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para serem assinalados pelos pais ou responsáveis pelos escolares que aceitaram participar da pesquisa, bem como o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). RESULTADOS: Participaram 96 estudantes do 9º. ano do Ensino Fundamental e 06 estudantes do curso de bacharelado em Enfermagem, que durante os encontros semanais mobilizaram a recepção dos programas produzidos na web rádio com os jovens escolares, como uma metodologia de ensino diferente e inovadora. Eles demonstraram interesse e alto nível de participação, de forma que os dois públicos participaram e compartilharam saberes. As atividades sempre começavam com uma pergunta chamada de âncora, relacionada ao tema em debate na emissora digital. Foi realizada a mobilização, com mediação pedagógica, com os jovens com os temas, tuberculose, sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual, métodos anticoncepcionais, cultura de paz, drogas de abuso, tabagismo, câncer de mama, etilismo e primeiro socorros. A metodologia de ensino tecnológica utilizada foi considerada inovadora e promotora de práticas pedagógicas com foco na educação em saúde. Os temas que houveram mais formulações de perguntas dos escolares do ensino fundamental para os acadêmicos de enfermagem foram, respectivamente: tuberculose (15,9%), cultura e paz- (15%), sexualidade (12,3%), relação de gênero e diversidade sexual (11,5%), câncer de mama(8,8%), tabagismo (8,8%), drogas de abuso (7,9%), primeiro socorros (7%), etilísmo (6,1%), métodos anticoncepscional (6,1%). Mesmo estando no século XXI, ainda é possível ver que existe certa restrição a respeito de alguns temas como é o caso da sexualidade e diversidade sexual, assuntos que na grande maioria das vezes não é comum serem debatidos com o público jovem nas escolas e nem nas próprias residências, porém com a transmissão do programa conseguimos a participação dos jovens com suas dúvidas e inquietações. CONCLUSÃO: Foi evidenciado que apesar das publicidades debaterem e exporem assuntos referentes aos temas palestrados ainda existe uma escassez de conhecimentos entre os participantes e que o uso da web rádio é de suma importância, pois proporciona aos adolescentes uma oportunidade de se expressarem e debaterem juntos com seus colegas sobre conteúdos de seus interesses. O Programa "Em Sintonia com a Saúde" transmitido através da Web Rádio AJIR, representou um conteúdo de comunicação em saúde de alta relevância devido à grande participação dos jovens, pois proporcionou a todos envolvidos uma ação humanizada onde o aprendizado sobre educação em saúde foi enorme e que o uso da web rádio representou um avanço na melhoria dos conhecimentos de todos os envolvidos. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O estudo realizado nos permitiu inferir que o uso da web rádio é uma estratégia de ensino e aprendizagem efetiva, tanto para o público de intervenção (estudantes do ensino médio), como para o público de mediadores (estudantes de graduação em enfermagem). Pois permitiu a partilha de saberes de uma forma horizontal, e que apesar de tecnológica, é também humanizada, tendo em vista seu conteúdo de comunicação. Sendo considerada ainda uma forma de levar conhecimento a populações distantes e permiti formar multiplicadores de saberes e práticas para o cuidado de enfermagem em saúde coletiva. Ainda, o uso das tecnologias de informação e comunicação como a utilizada por nosso grupo, permitiu a interação entre uma universidade estadual e outra federal, e de estados diferentes, tendo em vista que este convênio permitiu a construção de laços e produção de saberes entre docentes e acadêmicos de realidades geográficas distantes, porém superadas através de uma tecnologia virtual na Internet. Por fim, diante dos resultados obtidos recomenda que tecnologias digitais de informação e comunicação sejam adotadas dentro do contexto pedagógico do ensino da enfermagem, inclusive na prestação de webcuidado com jovens escolares. REFERÊNCIAS: MONTEIRO, A.P.T.A.V.; CURARO, M.. Por Uma Nova Epistemologia da Enfermagem: Um Cuidar Post-Humano. Rev. Referencia 2016; IV(8)1; TORRES, R. A. M.; et al. Tecnologias digitais e educação em enfermagem: a utilização de uma webrádio como estratégia pedagógica. J. Health Inform., v.4, n. especial, p.152-156, 20122; GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo; Atlas, 20103; BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 20154. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área Temática: Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem. DESCRITORES: Educação. Enfermagem. Tecnologia. |