Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 486

Roda de Conversa


486

PROGRAMA PRÓ-SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA EGRESSOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores:
Aline Bussolo Correa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Kenya Schmidt Reibnitz (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Daiana Kloh (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Margarete Maria de Lima (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Pró-Saúde busca romper o processo de formação especializada, centrado na assistência individual, com modelo hospitalocêntrico, focado na doença e desarticulada do sistema público vigente(1).OBJETIVO: Analisar como o Pró-Saúde repercute na prática profissional de seus egressos enfermeiros.METODOLOGIA:Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e analítica. Coleta de dados realizada de abril a agosto de 2015, com 22 egressos de três escolas de graduação em enfermagem da região sul do Brasil, sendo uma escola de cada estado, utilizando um questionário. Análise de dados guiada pela proposta operativa de Minayo(2).RESULTADOS:As orientações do programa deram suporte para que os cursos de enfermagem se organizassem, aparecendo no relato dos egressos que a formação deles contemplou os três eixos de transformação preconizados pelo programa: orientação teórica; cenários de prática e orientação pedagógica. A reflexão que os egressos fazem em relação a como está sua prática profissional demonstrou que eles buscam o "aprender a aprender", a educação permanente, e que a inserção em cenários reais de trabalho agregou sentido prático reflexivo para os conhecimentos teóricos, ampliando também a preparação para a prática profissional nos diversos cenários de atuação do SUS. Destaca-se também que a reflexão sobre a prática profissional constata que o enfermeiro desenvolve em sua atuação o talento artístico profissional construído a partir do ensino prático reflexivo para buscar a resolução dos problemas cotidianos da atuação em zonas incertas em seu campo de trabalho(3).CONCLUSÃO:Muitos desafios ainda precisam ser ultrapassados e, por mais que as políticas indutoras implementadas como o programa Pró-Saúde busquem romper com o processo de formação especializada, focado na doença e desarticulado da atuação profissional requerida pelo sistema público vigente, ainda percebe-se que esse estímulo pontual desse programa de reorientação da formação profissional na enfermagem não é suficiente, pois, quando os enfermeiros entram em contato com a realidade do serviço, há uma disposição em priorizar a racionalidade técnica. Enfermagem. Educação. Educação em Enfermagem. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional 1. Brasil. Ministério da Saúde. Programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde - Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 2. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. 3. Schön DA. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. a Enfermeira, Mestre, servidor público, Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). alinebussolo@hotmail.com b Enfermeira, Professora Doutora, Departamento de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). c Enfermeira, Doutora. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). d Enfermeira, Professora Doutora, Departamento de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN). e Enfermeira, Professora Doutora, Departamento de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).