Roda de Conversa
23 | A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: COMPILAÇÃO DE DADOS DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. | Autores: Daniela do Carmo Oliveira (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Coordenadora dos projetos de extensão universitária. E-mail: danielacarmoliveira@gmail.com) ; Pollyanna de Siqueira Queirós (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Membro e colaboradora dos projetos de extensão universitária.) ; Ana Carolina Macri Gaspar (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Membro e colaboradora dos projetos de extensão universitária.) ; Denize Jussara Rupolo Dall´agnol (Enfermeira. Mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Colaboradora dos projetos de extensão universitária.) |
Resumo: Introdução: As universidades em sua autonomia didático-científica são regidas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os projetos de extensão universitária são essenciais à interação/comunicação entre instituição e sociedade, que se concretiza com troca de conhecimentos e experiências entre docentes, alunos e população, por possibilitar a promoção do desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, através de práticas do cotidiano que se correlacionam com o ensino e pesquisa¹. A extensão universitária torna-se um elemento formador que proporciona uma vivência entre teoria e prática imprescindível para a formação do enfermeiro comprometido com uma práxis de transformação social². Desta forma, a extensão tem importante significado sobre a formação acadêmica, em especial na formação do enfermeiro³. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos e docentes de enfermagem em projetos de extensão universitária da Universidade do Estado de Mato Grosso. Método: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência oriundo da vivência de acadêmicos e docentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra-MT, em atividades de três projetos de extensão universitária: 01 - Assistência pré-natal de enfermagem a trabalhadoras gestantes de um frigorífico em Tangará da Serra-MT; 02 - Oficinas de promoção da saúde e prevenção de doenças direcionadas aos trabalhadores de um frigorífico em Tangará da Serra - MT; 03 - Práticas educativas coletivas de enfermagem no pré-natal, parto e puerpério. Os projetos de extensão foram aprovados e institucionalizados nos meses de abril e maio de 2015, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNEMAT, sob o parecer nº 047/2015, 041/2015 e 032/2015 respectivamente, e exerceram suas atividades, no município de Tangará da Serra-MT, desde a data de institucionalização dos mesmos. Resultados: O projeto 01, ao considerar que ações de enfermagem no pré-natal são importantes para a ampliação, a qualificação e a humanização da atenção à saúde reprodutiva da mulher, buscou promover ações do pré-natal a trabalhadoras gestantes de um frigorífico do município. As ações foram realizadas mensalmente nas dependências do frigorífico, conduzidas por enfermeiros docentes, acadêmicos de enfermagem e profissionais vinculados ao frigorífico, através de práticas educativas coletivas e consultas de enfermagem de pré-natal. O projeto contou com um acadêmico bolsista e seis voluntários. O público alvo das ações foi constituído por mulheres gestantes com atividades laborais no frigorífico. O projeto permitiu que os acadêmicos de enfermagem desenvolvessem conhecimentos, habilidades e atitudes para estratégias de promoção da saúde reprodutiva e prevenção de agravos no ciclo gravídico-puerperal, compreendendo o papel essencial do enfermeiro no pré-natal, desenvolvendo o comprometimento social e ético para a assistência à saúde, o qual almeja a compreensão das diversas problemáticas relacionadas ao processo saúde-doença reprodutivas da população feminina. O projeto 02, reconhecendo que oficinas educativas de enfermagem podem colaborar para a promoção da saúde e prevenção de doenças de populações, objetivou desenvolver oficinas de promoção da saúde e prevenção de doenças aos trabalhadores também de um frigorífico. Os acadêmicos, na supervisão do professor/enfermeiro/orientador, conduziram as ações, que foram implementadas mensalmente nas dependências do frigorífico, com a utilização de tecnologias de grupo diversas, incluindo momentos de discussão e dispersão e o apoio de materiais informativos, como álbuns seriados e fôlderes. O projeto contou com cinco acadêmicos voluntários. O público alvo das ações foi constituído por homens e mulheres que possuíam atividades laborais na empresa frigorífica. O projeto contribuiu para que o acadêmico do curso de enfermagem estabelecesse o senso crítico e perceptivo da atuação do enfermeiro, com enfoque na prática educativa com populações e, ampliasse as barreiras físicas da academia. O último projeto trabalhou na perspectiva do ciclo gravídico-puerperal, considerado um período que traz mudanças biopsicossociais na vida da mulher e sua família, tornando fundamental a orientação e preparo dos envolvidos neste processo. Com esse propósito, foram implementadas práticas educativas coletivas de enfermagem para a promoção da saúde e prevenção de agravos durante o ciclo gravídico-puerperal (pré-natal, parto e puerpério) da mulher. As atividades foram realizadas quinzenalmente em sala de espera de um hospital privado, especializado na saúde materno-infantil, por meio de orientações expositivas dialogadas, materiais ilustrativos/ informativos e roda de conversa com mulheres gestantes, parturientes e puérperas, seus companheiros e famílias, desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem, sob a supervisão de docentes enfermeiros. O projeto contou com seis acadêmicos voluntários. Gestantes, parturientes e puérperas foram escolhidas como público alvo deste projeto. Comprovou-se a importância social e acadêmica do projeto na medida em que o mesmo ofereceu subsídios para a assistência de enfermagem de qualidade na abordagem de práticas educativas coletivas, fundamental para promoção da saúde e redução/prevenção de agravos durante o ciclo gravídico-puerperal da mulher. A educação em saúde possibilitou a troca de conhecimentos, experiências e vivências entre os participantes envolvidos e os acadêmicos de enfermagem na construção do conhecimento coletivo. Em todos os projetos realizaram-se reuniões mensais com os membros e colaboradores para planejamento das atividades, avaliação contínua/acompanhamento das ações desenvolvidas, análise e compilação dos dados resultantes da demanda alcançada nas atividades extensionistas. Conclusão: Os projetos possibilitaram estabelecer e estreitar o vínculo entre a sociedade e a comunidade acadêmica, permitindo a aproximação com a realidade local, suas características sociais, econômicas e hábitos de vida da população, para o atendimento das reais necessidades de saúde que a mesma possui. Conclui-se que os projetos são importantes tanto para a população que se beneficia das orientações/serviços ofertados, quanto para os acadêmicos de enfermagem envolvidos, pois enriquecem suas experiências durante o percurso acadêmico e constroem saberes para o futuro exercício da profissão. Contribuições para Enfermagem: A experiência de extensão universitária proporcionou um espaço de vivência da realidade e construção de uma formação integral, crítica, reflexiva e técnico-científica de acadêmicos da graduação em enfermagem. E ainda, contribuiu para a assistência de enfermagem no município, e consequentemente permitiu a melhoria e a ampliação na qualidade de vida e saúde daqueles que se beneficiaram diretamente e indiretamente das ações desenvolvidas, na proporção em que os projetos abrangeram uma ampla cobertura de participantes. Descritores: Relações Comunidade-Instituição, Enfermagem, Formação Profissional em Saúde. Referências: 1. Divino AEA, Oliveira CEL, Costa CAC, Souza HR, Campos LS, Menezes RMJ, et al. A extensão universitária quebrando barreiras. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. 2013; 1(16): 135-140. 2. Medeiros ALF, Fagundes ASG, Oliveira ASS, Costa AS, Melo MCSS. A extensão universitária enquanto espaço de vivências e diálogos intergeracionais. Revista Extendere. 2013; 2(1): 123-134. 3. Oliveira FLB, Almeida JJ. Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória. 2015; 17(1): 19-24. |