Comunicação coordenada
502 | EM DEFESA DA ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM EM AÇÕES DE PESQUISA E ENSINO | Autores: Orlene Veloso Dias (Conselho Federal de Enfermagem) ; Manoel Carlos Neri da Silva (Conselho Federal de Enfermagem) ; Dorisdaia Carvalho de Humerez (Conselho Federal de Enfermagem) ; Leocarlos Cartaxo Moreira (Conselho Federal de Enfermagem) ; Joel Rolim Mancia (Conselho Federal de Enfermagem) |
Resumo: Introdução: A produção do conhecimento e o ensino de qualidade são essenciais para fundamentar o saber e a prática de Enfermagem emancipatória, livre de erros profissionais decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Objetivo: Apresentar as iniciativas do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) relacionadas à pesquisa e ao ensino em Enfermagem. Descrição metodológica: Relato de experiência, que descreve as ações e os investimentos do COFEN em defesa da Enfermagem brasileira. Resultados: O COFEN investe em atividades para o desenvolvimento da profissão, destacando a Pesquisa Perfil de Enfermagem do Brasil; a composição da Comissão de Avaliação de Cursos de Graduação em Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério da Educação; a campanha publicitária de combate à formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino à distância; a realização do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem; a proposição de parceria para financiamento de projeto de mestrado profissional do Brasil; a Comissão de Acompanhamento das Residências de Enfermagem; a Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa; e a edição da Revista Enfermagem em Foco. Com essas iniciativas o COFEN almeja reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades políticas do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se ainda, o êxito quanto à campanha contra o ensino à distância, ao acreditar que a Enfermagem exige habilidades teórico-práticas indissociáveis do contato com o ser humano. Conclusão: O COFEN tem empenhado esforços em defesa da Enfermagem, ao apoiar a produção do conhecimento e a educação de qualidade, acreditando que essas iniciativas são essenciais para atingir a excelência no saber e na prática profissional. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Acredita-se que tais ações relativas à promoção da formação e atuação profissional do enfermeiro nas dimensões técnico-especializadas, ético-política e humanista, podem contribuir em defesa da Enfermagem, compromissada com a cidadania e a integralidade do cuidado. Descritores: Enfermagem; Ensino; Pesquisa. Eixo 2: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área temática: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem REFERÊNCIAS Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, SteinSC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev Bras Enferm. 2010;63(4):555-60. Faustino RLH, Egry EY. A identificação de competências na formação do enfermeiro na perspectiva de mudança de modelo assistencial. Rev Esc Enferm USP. 2002;36(2):201-2. Lessa ABSL, Araújo CNV. Brazilian nursing: a reflection about political activity. REME Rev Min Enferm. 2013;17(2):481-7. |