Comunicação coordenada
460 | A formação do enfermeiro para o contexto do SUS: a atenção básica em foco no estágio curricular supervisionado | Autores: Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza (Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT) ; Leni Boghossiam Lanza (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP) ; Priscila Garpelli Pássaro (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP) ; Lorena de Godoi Montes (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP) |
Resumo: A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA O CONTEXTO DO SUS: A ATENÇÃO BÁSICA EM FOCO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza1 Leni Boghossiam Lanza2 Priscila Garpelli Pássaro3 Lorena de Godoi Montes4 INTRODUÇÃO: O modelo atual de atenção à saúde, voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS), implica na adoção de políticas para preparar profissionais para reorientar os serviços e as práticas de saúde. O enfermeiro, como membro da equipe e que atua com programas direcionados aos princípios e diretrizes do SUS, necessita de atenção em sua formação profissional para exercer o papel fundamental na organização de todo esse processo. Por tais motivos, houve a necessidade de mudanças com reflexo direto no ensino de graduação dos Cursos de Enfermagem, buscando introduzi-los à nova forma de pensar em saúde e ao modelo assistencial brasileiro1. As políticas de saúde e as situações socioeconômica e política do país também contribuíram para as mudanças ocorridas ao longo do tempo, modificando o modelo hospitalocêntrico, biomédico, focado na doença, para o modelo de atenção primária e de promoção à saúde2. Os princípios da atual política de saúde instituem ações diferentes do modelo centrado na cura da doença, nos aspectos biológicos e propõe um modelo voltado às situações de saúde e problemas da família, indivíduo e comunidade com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde1. O Ensino Superior, juntamente com as políticas de saúde, buscam mudanças no processo de formação profissional substituindo a concepção de ensino tradicional para um ensino baseado no construtivismo3. A formação profissional do enfermeiro generalista, com competências e habilidades de acordo com o SUS, é parte do compromisso da profissão e também dos cursos de Enfermagem que buscam definir em seus projetos pedagógicos, formas de cooperarem na construção coletiva do processo de formação, vinculada às necessidades do sistema de saúde3. A mudança na formação dos profissionais que vão atuar no SUS tem como objetivo sensibilizar para que sua atuação seja mais próxima da realidade da população por ele atendida3. O SUS têm se reorganizado com relação a saúde individual e coletiva, tem desenvolvido estratégias que reorientam o cuidado de forma ativa, reforçando a necessidade de mudanças na formação dos profissionais que atuaram no sistema de saúde2. O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma etapa importante na construção do conhecimento do aluno, futuro enfermeiro, promove uma aproximação com realidade e também utiliza a metodologia de interação entre aluno e professor4. Proporciona ao aluno relacionar a teoria que foi adquirida no decorrer de sua formação com a prática da realidade de saúde do local em que se realiza o ECS, desenvolvendo suas habilidades, com oportunidade de provocar mudança pessoal e profissional do futuro enfermeiro, desenvolvendo as competências necessárias à sua formação profissional5. OBJETIVO: Identificar a percepção dos egressos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT acerca do processo ensino-aprendizagem no Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica realizado no final do seu curso. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo descritivo, exploratório, transversal com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada aos egressos do ano de 2013 e 2014 que atuam na Atenção Básica dos municípios da região de Itapeva. Os dados preliminares serão obtidos por meio das listas de contato dos egressos, disponíveis na secretaria da FAIT. Posteriormente serão contatados todos para identificar aqueles que estão em atividade na Atenção Básica ou mesmo os que já trabalharam e que potencialmente serão convidados a participar do estudo. As entrevistas serão gravadas, após todos os procedimentos éticos e legais preconizados pela Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas serão transcritas na íntegra pela pesquisadora e textualizadas posteriormente. O conteúdo das entrevistas gravadas será transcrito e organizado em um quadro por questão com as expressões chave e ideias centrais do discurso de cada sujeito. Com as expressões chave das ideias centrais semelhantes serão construídos discursos síntese que expressam um discurso coletivo, segundo o referencial do Discurso do Sujeito Coletivo. O Projeto de Pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP sob o Parecer Nº 1514 866/2016. RESULTADOS: Espera-se que a avaliação dos egressos do curso, proporcione novas estratégias para melhorar a formação dos futuros enfermeiros, utilizando os resultados como propostas de mudanças nas atividades curriculares, visando uma melhora na formação voltada para realidade do SUS. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Pretende-se contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao enfermeiro para atuar na Atenção Básica e cooperar para a reorganização do sistema de saúde. REFERÊNCIAS: 1. Costa RKS. A formação acadêmica do enfermeiro para o SUS na percepção de docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem/UFRN. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. 183p. 2. Rodrigues JZIP, Mantovani MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de Enfermagem. Esc Anna Nery R Enferm. 2007 jun; 11(2): 313 - 7. 3. Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de Enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/UFRN. Esc Anna Nery RevEnferm. 2010 jan-mar; 14 (1) 34-47. 4. Colliselli L, Tombini LHT, Leba ME, Reibntz KS. Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Rev. Bras. Enferm. 2009 nov-dez; 62 (6): 932-7. 5. Crossetti MGO et al. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2009 dez; 30 (4): 732-41. Descritores: Aprendizagem, Atenção primária a saúde, Enfermagem, Ensino superior Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área temática - Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem ______________________________________ *A pesquisa é parte da Dissertação de Mestrado "A formação do enfermeiro para o contexto do SUS: a Atenção Básica em foco no estágio curricular supervisionado", vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde - PUC - SP. 1 Enfermeira. Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde da PUC-SP. Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT. E-mail: michellercampos@yahoo.com.br. 2 Enfermeira. Doutora em Psicologia Social. Docente colaborador da disciplina de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde da PUC - SP e docente na Atenção Básica na graduação em Enfermagem e na Residência Multiprofissional da Faculdade de Ciências Médias e da Saúde da PUC- SP. 3 Enfermeira. Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde da PUC-SP. 4 Enfermeira. Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde da PUC-SP. |