ISSN: 2316-3216

Trabalhos

Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
[Voltar]


 496 - A DOCÊNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA É UM AGENTE ESTRESSOR PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM?
Rosilda Silva Dais (Universidade Federal do Maranhão) ; Apoana Câmara Rapozo (Universidade Federal do Maranhão) ; Ingrid de Campos Albuquerque (Universidade Federal do Maranhão)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 448 - A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: COMO CAMINHAR PARA VIVENCIAR A DOCENCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Melo dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Daniela Costa Salheb de Oliveira (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Hilda Helena Moraes Tillmann (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Márcia do Socorro Rodrigues Lira (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Juliana dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 414 - A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (ANOS DE 1970)
Sheila Saint-clair da Silva Teodosio (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Maria Itayra Padilha (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 537 - A INSERÇÃO DE ENFERMEIROS LICENCIADOS NO MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES
Maria José Clapis (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Adriana Katia Corrêa (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Maria Conceição Bernardo de Mello E Souza (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Rafaela Beatriz Vigatto Lunardello (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 535 - A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
Maria José Clapis (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Adriana Katia Corrêa (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Elisa Maria de Oliveira Grotti (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Iamara dos Santos (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Natália Del Angelo Aredes (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 367 - A INSTRUMENTALIZAÇÃO ACADÊMICA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Maria Leoni Valle (Enfermeira Mestre em Educação, Professora adjunta do Curso de Enfermagem da PUCPR) ; Bastos, Claudia Biancato (Enfermeira Mestranda do Curso de Pós-Graduação de Tecnologia em Saúde da PUCPR) ; Pires, Sandra Maria Bastos (Enfermeira Mestre em Enfermagem, Professora adjunta da UEPG.) ; Cubas, Marcia Regina (Enfermeira Pós -Doutora na Universidade do Porto, Professora e Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia em Saúde da Escola Politécnica da PUCPR) ; Rodrigues, Ana Luzia (Enfermeira Pós -Doutora na Universidade do Porto, Professora e Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia em Saúde da Escola Politécnica da PUCPR)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 485 - A INTERDISCIPLINARIEDADE COMO ARTICULADORA DO ENSINAR E APRENDER: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA
Silmara da Costa Maia (Universidade do vale do Itajai- UNIVALI) ; Maria Isabel Fontana (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI) ; Simone Regina Grando (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI) ; Adriano da Silva Acosta (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI) ; Pollyana Bortholazzi Gouvea (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 429 - A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Alessandra Crystian Engles dos Reis (Coren-PR e Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Claudia Silveira Viera (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Rosa Maria Rodrigues (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 421 - A PRÁTICA DOCENTE DO ENFERMEIRO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Angela Gilda Alves (Faculdade Sul-Americana de Goiânia-GO/FASAM) ; Cleusa Alves Martins (Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás) ; Eurides Santos Pinho (Faculdade Sul-Americana de Goiânia-GO/FASAM)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 424 - A PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MESTRADO ACADÊMICO
Lielma Carla Chagas da Silva (Universidade Federal do Ceará) ; Karina Oliveira de Mesquita (Universidade Federal do Ceará) ; Gervania Bezerra Gomes (Universidade Federal do Ceará) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 395 - ABORDAGEM SOBRE O BULLYNG COMO PRÁTICA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO
Ronaldo Luiz Barboza (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Cláudia Silveira Viera (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Mateus Souza (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Manoela Berticelli (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Tamara Tasca Faller (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 271 - ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM JUNTO À POPULAÇÕES DE RISCO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maria Adelane Alves Monteiro da Silva (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maristela Inês Osawa Vasconcelos (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Izabelle Mont´alverne Napoleão Albuquerque (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 248 - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
Letícia Martins Machado (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago, RS)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 418 - CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA, LABORAL E DE SAÚDE DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
Camila Arantes Ferreira Brecht Doliveira (Enfermeira. Mestranda do programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Luiz Carlos Veiga Madriaga (Enfermeiro. Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Diretora da faculdade de enfermagem da UERJ. Professora associada do departamento médico-cirúrgica da faculdade de enfermagem da UERJ. Professora permanente do programa de Pós-Graduação Stricto Senso da UERJ.)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 007 - CONHECIMENTO DA DISCIPLINA E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DE CURSOS DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES
Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Márcia da Silva Sá Teles (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 596 - CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM FOMAÇÃO.
Mariana Souza de Lima (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Jéssica Costa Mourão (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Roseneide dos Santos Tavares (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Francilene da Luz Belo (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Márcia Maria Bragança Lopes (Universidade Federal do Pará - UFPA)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 115 - CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Jael Maria de Aquino (FENSG-UPE) ; Ana Paula Rodrigues dos Santos (FENSG-UPE) ; Kenned da Silva Teixeira (FENSG-UPE) ; Emanuela Batista F Pereira (FENSG-UPE) ; Claudinalle Farias Q Souza (FENSG-UPE)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 361 - DESAFIOS DE SER PROFESSOR ENFERMEIRO
Edlamar Kátia Adamy (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Carine Vendrusculo (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Alcione Pozzebon (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Jean Wilian Bender (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Josiane Rodrigues França (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 283 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Mara Quaglio Chirelli (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. E-mail: marachirelli@gmail.com) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Faculdade de Medicina de Marília) ; Danielle Abdel Massi Pio (Psicóloga. Assistente de Ensino e facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Camila Mugnai Vieira (Psicóloga. Docente e facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília) ; Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Psicóloga. Docente e facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 155 - ELEMENTOS EMANCIPATÓRIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DA ENFERMAGEM: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES E REFLEXÕES
José Renato Gatto Júnior (EERP-USP) ; Sonia Maria Villela Bueno (EERP-USP) ; Leandra Andréia de Sousa (EERP-USP)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 550 - ENSINO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Karisa Santiago Nakahata (UNISA - Universidade de Santo Amaro) ; Anna Maria Chiesa (Escola de Enfermagem da USP - Universidade de São Paulo) ; Roseli de Lana Moreira (UNISA - Universidade de SAnto Amaro)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 206 - ENSINO EM SAÚDE: A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A DOCÊNCIA SEGUNDO PERIÓDICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Annecy Tojeiro Giordani (Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel) ; Lucken Bueno Lucas (Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 107 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda Cassanho Teodoro (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Gisele Weissheimer (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Vanessa Ferreira de Lima (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Luana Tonin (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Verônica de Azevedo Mazza (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 603 - ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE
Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Marco Antônio Mesquita da Silva Júnior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Márcia Maria Bragança Lopes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Marília de Fátima Vieira de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 282 - ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Mara Quaglio Chirelli (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. E-mail: marachirelli@gmail.com) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Faculdade de Medicina de Marília) ; Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Enfermeira. Assistente de Ensino e Coordenadora da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu.) ; Danielle Abdel Massih Pio (Psicóloga. Assistente de Ensino e facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 415 - EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFBA
Aline Macêdo de Queiroz (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Raíssa Millena Silva Florencio (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Giselle Silva Teixeira (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Rosana Maria de Oliveira Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Josicélia Dumêt Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 302 - FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Fernanda de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Claudia de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Geilsa Cavalcanti Soraia Valente (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 303 - FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Fernanda de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Claudia de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Geilsa Cavalcanti Soraia Valente (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 287 - FORMAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA NO MESTRADO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA
Iara Sescon Nogueira (Universidade Estadual de Maringá) ; Célia Maria Gomes Labegalini (Universidade Estadual de Maringá) ; Giselle Fernanda Previato (Universidade Estadual de Maringá) ; Raquel Cristina Luis Mincoff (Universidade Estadual de Maringá) ; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Universidade Estadual de Maringá)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 040 - FORMAÇÃO DE FORMADORES: RELATO DE VIVÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE
Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 208 - FORMAÇÃO DE FORMADORES: RELATO DE VIVÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE
Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 152 - FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Wilton Nascimento Figueredo (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 154 - FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM VOLTADA PARA AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NO SUL DO BRASIL
Carmem Lúcia Colomé Beck (Universidade Federal de Santa Maria) ; Alexa Pupiara Flores Coelho (Universidade Federal de Santa Maria) ; Rosângela Marion da Silva (Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 121 - FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ENFERMAGEM: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Daisy Maria Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Deyse Cardoso de Oliveira Braga (Universidade Federal do Ceará) ; Raelly Ramos Campos (Hospital Universitário Lauro Wanderley) ; Consuelo Helena Aires de Freitas (Universidade Estadual do Ceará) ; Lidyane Parente Arruda (Universidade Estadual do Ceará)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 032 - FORTALECIMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Daniela Maysa de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) ; Vânia Marli Schubert Backes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 172 - GAME OVER: JOGOS EDUCATIVOS COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM.
Cláudia Prado (Universidade de São Paulo) ; Maria de Fátima Prado Fernandes (Universidade de São Paulo) ; Alfredo Almeida Pina-oliveira (Universidade de São Paulo) ; Denise Maria de Almeida (Universidade de São Paulo) ; Débora Rodrigues Vaz (Universidade de São Paulo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 173 - GAME OVER: JOGOS EDUCATIVOS COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM.
Cláudia Prado (Universidade de São Paulo) ; Maria de Fátima Prado Fernandes (Universidade de São Paulo) ; Alfredo Almeida Pina-oliveira (Universidade de São Paulo) ; Denise Maria de Almeida (Universidade de São Paulo) ; Débora Rodrigues Vaz (Universidade de São Paulo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 530 - INSTRUIR E SER INSTRUÍDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTE DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.
Elyade Nelly Pires Rocha Camacho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Elisa da Silva Feitosa (FACULDADE PAN AMAZONICA) ; Fabio Feitosa Camacho (UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA) ; Danielle Rêgo Gonçalves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Helenice Thayane Alves dos Prazeres (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 407 - JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE EM ENFERMAGEM: A CONSTRUÇÃO DO AVALIAR & AÇÃO
Talita Rewa (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)) ; Andressa de Souza (EEUSP) ; Sarah de Almeida (EEUSP) ; Alfredo Almeida Pina (EEUSP)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 491 - MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Marly B. G. Marton da Silva (Universidade Positivo) ; Adriano Shimbo (Universidade Positivo) ; Katia Renata Antunes Kochla (Universidade Positivo) ; Luciane Favero (Universidade Positivo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 560 - MEMORIAL DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Suzana Boeira (Universidade de Caxias do Sul) ; Tanara Leonardelli Michielin (Universidade de Caxias do Sul) ; Taline Bavaresco (Universidade de Caxias do Sul)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 445 - MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA E O DESPERTAR PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rosana Amora Ascari (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc) ; Naraiane Fermino (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc) ; Julia Rossetto Marqueti (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 606 - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DA SAÚDE (NICS): UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Alisson Salatiek Ferreira de Freitas (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Maria Simone da Costa Freitas (Escola Tecnica São Camilo de Lellis) ; Myrna Maria Arcanjo Frota (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Renata Mota Sousa Bitu (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Selene Maria de Oliveira Schramm (Centro Universitário Christus - Unichristus)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 616 - O PROCESSO DE ENSINO DA TEORIA DE CALLISTA ROY NO AMBIENTE HOSPITALAR
Bárbara Marin de Oliveira (UNIVERSIDADE POSITIVO) ; Denise Faucz Kletemberg (UNIVERSIDADE POSITIVO) ; Giovanna Batista Leite Veloso (UNIVERSIDADE POSITIVO) ; Luiz Claudio Sobrinho Nascimento (UNIVERSIDADE POSITIVO) ; Maria Elisa Brum (UNIVERSIDADE POSITIVO)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 403 - O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Camila Arantes Ferreira Brecht Doliveira (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 174 - PABLO PICASSO: O DESPERTAR DA DIMENSÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM
Cláudia Prado (Universidade de São Paulo) ; Denise Maria de Almeida (Universidade de São Paulo) ; Débora Rodrigues Vaz (Universidade de São Paulo) ; Alfredo Almeida Pina-oliveira (Universidade de São Paulo)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 506 - PARADOXOS DE TRABALHO DA ENFERMAGEM: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ABORDAGEM DO PRAZER E SOFRIMENTO
Adriana Cristina Hilleseheim (UNOCHAPECO) ; Karen Cristina Kades Andrigue (UNOCHAPECO) ; Adrean Scremin Quinto (UNOCHAPECO)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 383 - PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Anselmo Amaro dos Santos (Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista/UNIP - Santos, São Paulo, Brasil.) ; Fábio da Costa Carbogim (Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP. Professor Assistente I/A. Faculdade de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Larissa Bertacchini de Oliveira (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora Científica do Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Secretária Geral da Red Iberoamericana de Investigación en Edu) ; Rizioléia M. Pinheiro (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus.) ; Vilanice A. Al Püschel (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus.)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 428 - PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Alessandra Crystian Engles dos Reis (Coren- PR e Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Ana Paula Appel (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Rosa Maria Rodrigues (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Tamara Tasca Faller (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 286 - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE DISCENTES DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Francisca Márcia Pereira Linhares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rafaella Queiroga Souto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Isabelly de Melo Canêjo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Francis Solange Vieira Tourinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Karla Alexandra de Albuquerque (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 369 - PERRFIL DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM DO RIO DE JANEIRO: PESQUISA E PARTICIPAÇÃOES
Claudia Maria Messias (Universidade Castelo Branco e Faculdade São Camilo) ; Harlon França de Menezes (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Cleide Gonçalo Rufino (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Ann Mary Tinoco Machado Feitosa Rosas (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 157 - PRÁTICA DO SER DOCENTE: POTENCIALIDADES A PARTIR DO TRIÂNGULO PEDAGÓGICO DE NÓVOA
Daisy Maria Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Deyse Cardoso de Oliveira Braga (Universidade Federal do Ceará) ; Raelly Ramos Campos (Hospital Universitário Lauro Wanderley) ; Consuelo Helena Aires de Freitas (Universidade Estadual do Ceará) ; Glória Yanne Martins de Oliveira (Universidade Estadual do Ceará)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 126 - PRÁTICA EDUCATIVA DE SAÚDE SEXUAL NA ESCOLA POR ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COM LICENCIATURA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Eduardo Neves da Cruz de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Isabella Beskow (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Karina Emília dos Santos Scherer (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Thalita Corrêa de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Elis Maria Teixeira Palma Priotto (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 394 - PRÁTICA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO E LICENCIATURA INTEGRADAS
Ronaldo Luiz Barboza (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Ana Cristina de Moraes (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Karen Peres Hernandes (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Letícia Martins (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 370 - PROBLEMATIZAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS O CAMINHO NO PROCESSO DE ENSINAR-APRENDER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Joanara Rozane da Fontoura Winters (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA-IFSC) ; Marciele Misiak (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA-IFSC) ; Marta Lenise do Prado (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC) ; Kenya Schimidt Reibnitz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 568 - PROGRAMA DE MONITORIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOB A ÓPTICA DOS DISCENTES-MONITORES NA ENFERMAGEM
Anne Caroline Sampaio Soares (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE) ; Ana Carolina Avelino Gonçalves (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 609 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ENFERMEIRO: INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA
Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro (Universidade Federal do Piauí) ; Államy Danilo Moura E Silva (Universidade Federal do Piauí) ; Jéssyca Stherllany Rosendo Lima (Universidade Federal do Piauí) ; Lourival Gomes da Silva Júnior (Universidade Federal do Piauí) ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes (Universidade Federal do Piauí)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 544 - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: ENFOQUE SOBRE MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES.
Tanara Leonardelli Michielin (Universidade de Caxias do Sul) ; Suzana Boeira (Universidade de Caxias do Sul) ; Taline Bavaresco (Universidade de Caxias do Sul)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 065 - RELEVÂNCIA DA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM NA COMPREENSÃO DE EGRESSOS
Eduardo Neves da Cruz de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Alessandra Rosa Carrijo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Elis Maria Teixeira Palma Priotto (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 575 - SOCIOPOÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA: EXERCÍCIO DA AUTONOMIA CRIATIVA COM DESENHO EM LIXA E GIZ DE CERA
Thainá Oliveira Lima (Universidade Federal Fluminense) ; Claudia Mara de Melo Tavares (Universidade Federal Fluminense) ; Pâmela Gioza da Silveira (Universidade Federal Fluminense) ; Mônica Montuano Gonçalves Ramos Mattos (Universidade Federal Fluminense) ; Luciana Silvério Alleluia Higino da Silva (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 449 - STRESS RELACIONADO COM APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO PRIMEIRO AO QUARTO ANO.
Camila Melo dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Denise do Socorro Braga Ferreira Cardoso (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Hilda Helena Moraes Tillmann (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Edson Eduardo Leal da Silva (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará)
   
Área: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  








Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech