Roda de Conversa
560 | MEMORIAL DE EXPERIÊNCIA DOCENTE | Autores: Suzana Boeira (Universidade de Caxias do Sul) ; Tanara Leonardelli Michielin (Universidade de Caxias do Sul) ; Taline Bavaresco (Universidade de Caxias do Sul) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Diferentes foram e são as dúvidas ao estar em sala de aula em especial preocupações com o processo de ensino-aprendizagem. Preocupações com propostas metodológicas e ferramentas didático-pedagógicas adequadas, bem como processos avaliativos condizentes com as aulas desenvolvidas e com as necessidades de formação do enfermeiro. OBJETIVOS: Refletir acerca da prática docente na formação do enfermeiro. METODOLOGIA: dialética reflexiva através de memorial docente. RESULTADOS: Iniciamos com as reflexões acerca dos processos de ensinagem¹, que remetem a necessidade de resgatar a oportunidade dos alunos serem auxiliados e motivados para processos de autonomia para sua aprendizagem, repensando as escolhas que fazemos dos elementos para aprendizagem que contribuirão para o caminho rumo a essa autonomia. Cabe ressaltar a necessidade de discutirmos enquanto coletivo nossos processos avaliativos, o que é esse momento para o aluno e para o professor, e como essa oportunidade, que deve ser de aprendizagem, pode comprometer os resultados. A contribuição desse foco é o fato de que a constituição de uma aula precisa ter em foco a aprendizagem do aluno e isso inclui um trabalho que é coletivo e também "extraclasse" para professores e alunos². Outra contribuição importante ao professor é a criação de critérios e indicadores no momento da avaliação, percebendo os indicadores como: o que o aluno responde. Os critérios podem estar confundidos com os indicadores, distanciando-se muitas vezes até da proposta do plano de ensino ou do projeto politico pedagógico³. CONCLUSÃO e CONTRIBUIÇÕES À ENFERMAGEM: Esse memorial aponta que a socialização de nossas práticas em sala de aula é essencial para uma formação comprometida com a autonomia, pois a partir de diferentes experiências percebemos novas possibilidades. Isso nos mostra que independente da especificidade de nossos conhecimentos e práticas, somos detentores das mesmas necessidades como docentes. Descritores: educação em enfermagem; docência; aprendizagem. 1. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed. Joinvile, SC: UNIVILLE, 2004. 2. MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9.ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2010. 3. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Summus, 2012. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática 4 - Formação e prática docente no ensino de Enfermagem |