Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 157

Roda de Conversa


157

PRÁTICA DO SER DOCENTE: POTENCIALIDADES A PARTIR DO TRIÂNGULO PEDAGÓGICO DE NÓVOA

Autores:
Daisy Maria Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Deyse Cardoso de Oliveira Braga (Universidade Federal do Ceará) ; Raelly Ramos Campos (Hospital Universitário Lauro Wanderley) ; Consuelo Helena Aires de Freitas (Universidade Estadual do Ceará) ; Glória Yanne Martins de Oliveira (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: O modelo pedagógico é definido como um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado que represente as premissas teóricas que retrata, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor-aluno-objeto¹. Nesse cenário adotamos o Triângulo Pedagógico de Nóvoa para fomentar os resultados, ele explica a abordagem pedagógica por meio das relações/interações entre os envolvidos no processo educativo, professor, aluno e saber². Objetivo: Descrever as potencialidades de um curso complementar ofertado aos discentes de graduação em Enfermagem a partir do Triângulo Pedagógico de Nóvoa. Descrição metodológica: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de abordagem crítico reflexiva de cunho descritivo compreensivo das ações. Resultados: A partir do processo ensino-aprendizagem horizontalizado, ofertamos um curso de curta duração, em que os estudantes compartilharam o planejamento quanto ao conteúdo, data e horário. Descrevemos as potencialidades a partir da vivência prática do ser docente em três eixos: professor, aluno e conhecimento. A primeira, objeto que promove mudança e impacto social por meio do conhecimento repassado. A segunda, objeto de mudança psicossocial através do conhecimento e suas interelações com o meio. Já a terceira, objeto de construção do saber, de modo a formar um todo organizado. Conclusão: Concluímos que os modelos pedagógicos fomentam a construção do ser. Contribuições para a Enfermagem: A intercessão do programa de pós graduação na graduação como ferramenta de ensino/prática à docência. Referências: ¹Behar PA. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. São Paulo.SP: Penso editora, 2009. ²Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina. Ribeirão Preto 2014; 47(3): 249-55. Descritores: Instituições acadêmicas. Docentes. Enfermagem