Comunicação coordenada
449 | STRESS RELACIONADO COM APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO PRIMEIRO AO QUARTO ANO. | Autores: Camila Melo dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Denise do Socorro Braga Ferreira Cardoso (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Hilda Helena Moraes Tillmann (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Edson Eduardo Leal da Silva (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará) |
Resumo: STRESS RELACIONADO COM APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO PRIMEIRO AO QUARTO ANO. ¹ Camila Melo dos Santos ² Denise Do Socorro Braga Ferreira Cardoso. ³ Hilda Helena Moraes Tillmann 4 Edson Eduardo Leal Da Silva 5Francisco Jadson Silva Bandeira INTRODUÇÃO: O acadêmico de Enfermagem se encontra em uma fase da vida com possibilidades de mudanças e de novas expectativas, o que pode causar profundos reflexos na sua qualidade de vida atual e futura. Enquanto professor administra-se programas para que os alunos aprendam sua tarefa na prática. Muitas vezes, o docente se depara com dificuldades, que o leva, inevitavelmente, à sensação de não ter atingido resultados satisfatórios. Assim, a discussão sobre o processo de formação dos cuidadores profissionais nas instituições formadoras é de extrema importância, principalmente considerando se as Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil. Nesse contexto, entende-se a necessidade de projetos que envolvam o sistema formador como um espaço articulador sobre a qualidade de vida do futuro profissional ?²?. Segundo a Organização Mundial da Saúde?³?(OMS), qualidade de vida é definida como: "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores, nos quais ele vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Mesmo considerando a necessidade de adaptação do aluno às diferentes fases do curso de graduação, a experiência prática do pesquisador demonstra que o período de conclusão do curso, ou seja, a fase de transição aluno-enfermeiro tem um significado especial de crise. O desafio quanto ao mercado de trabalho e a responsabilidade profissional estão presentes e associados a diversas expressões de estresse. OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de acadêmicos de graduação em Enfermagem. 1. Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. Apresentadora. Email: Camila.santto@gmail.com 2. Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 3. Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 4. Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 5. Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (PPGENF/UFPA). Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Coordenação Municipal de Urgência e Emergência - SAMU 192 - Irituia-PA Além do seu cotidiano como acadêmico e juntamente com o docente, outros aspectos de sua vida também podem influenciar sua qualidade de vida e futuro profissional. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, do qual participaram acadêmicos em Enfermagem de uma universidade privada do Estado do Belém. Trata-se de um curso realizado em período integral, com duração de quatro anos. RESULTADOS: O instrumento utilizado para coleta de dados neste estudo contempla, no domínio físico, aspectos relacionados à dor e desconforto, dependência de medicação ou de tratamentos, energia e fadiga, mobilidade, sono e repouso, atividades da vida cotidiana e capacidade de trabalho. O professor fica assim empenhado num trabalho inicial, com a sensação de ser interminável e cansativo, mas também o percebe como gratificante fascinante e desafiador, reiniciando-se, a cada novo semestre letivo e com cada aluno que inicia sua aula. Para o domínio psicológico, contempla sentimentos positivos, espiritualidade, religião, crenças pessoais, pensar, aprender, memória e concentração, imagem corporal e aparência, autoestima e sentimentos negativos. Os sintomas mais frequentes foram autoacusação, irritabilidade e fadiga, devido não conseguir aprender CONCLUSÃO: O processo de cuidar coloca tanto professor como aluno em contato direto com pessoas em sofrimento. Por isso, ressalta-se a importância do papel do professor no aconselhamento e escuta do aluno, para que este possa trabalhar para elaboração de estratégias de suporte e enfrentamento para os acadêmicos, bem como para implantação e manutenção de espaços formalizados dedicados às suas reais necessidades e elaborar vivências no processo de cuidar de si e dos outras CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM A Enfermagem assume um papel muito importante tanto na manutenção como na promoção da saúde. Além disso, coloca em prática o pensar pelas ações do cuidar e ensinar, por ser uma profissão que possui singularidades nos seus conhecimentos. Dessa forma, a formação desses profissionais voltada apenas para o desempenho técnico específico não pode mais ser aceita pelas instituições de ensino superior, devendo voltar-se para a formação do profissional cidadão, com competência técnica e científica, e, sobretudo, com ampla visão da dimensão humana. Descritores: Qualidade de vida, estudantes de enfermagem, Organização Mundial da Saúde. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem REFERENCIA: ¹ Beuter M, Alvim NAT, Mostardeiro SCTS. O lazer na vida de acadêmicos de enfermagem no contexto do cuidado de si para o cuidado do outro. Texto & Contexto Enferm. 2005;14(2):222-8. ² World Health Organization. WHOQOL: measuring quality of life. Genebra: WHO; 1997. MAS/MNH/PSF/97.4 ³ Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação de qualidade de vida "WHOQOL - bref". Rev Saude Publica. 2000;34(2):178-83. |