Roda de Conversa
530 | INSTRUIR E SER INSTRUÍDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTE DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. | Autores: Elyade Nelly Pires Rocha Camacho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Elisa da Silva Feitosa (FACULDADE PAN AMAZONICA) ; Fabio Feitosa Camacho (UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA) ; Danielle Rêgo Gonçalves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Helenice Thayane Alves dos Prazeres (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O ministério da educação, assim como o conselho federal e estadual de enfermagem vem mostrando a importância e necessidade da qualificação do profissional enfermeiro a nível de stritu sensu, no sentido de atender a grande demanda de cursos privados de enfermagem1,2,3. Com o decorrer do curso de pós-graduação stricto sensu, a formação do docente é cada vez mais enfatizada, afim de despertar o perfil humanista, crítico e reflexivo3. OBJETIVO: Relatar a experiência de ensino-aprendizagem centrado na teoria de Paulo Freire com vista a proposta do estágio em docência no PPGENF-UFPA. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo com abordagem qualitativa, tipo roda de conversa, realizado por discente de mestrado e docente responsável, em sala de aula afim de enfatizar o ensino aprendizado. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Após a roda de conversa, ficou evidenciado que o estágio em docência no curso de mestrado, tem a perspectiva de preparar os discentes para assumir o processo de ensino-aprendizagem (teórico-prático) que se estabelece possibilitando aos estudantes envolvidos (graduandos e mestrandos) compreender o processo de educação em saúde, o processo de trabalho em saúde e o processo de trabalho da enfermagem em seu percurso histórico inicial até a conjuntura atual. CONCLUSÕES: Refletir sobre o processo de educação para a consciência proposto por Paulo Freire3, como a participação e integração dos vários atores envolvidos. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O exercício da formação e pratica docente, durante a pós-graduação stricto sensu pode promover melhora na qualidade do ensino em enfermagem. DESCRITORES: Enfermagem; Educação Superior, Aprendizagem. REFERENCIAS 1. ANJOS, K.F.; SOUZA, F.S.; BOERY, R.N.S.O.; RIBEIRO, R.M.C. Experiência em estágio de docência para o aperfeiçoamento da formação profissional. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, 2013.6(2):74-86. 2. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 9 nov. 2001. 3. VASCONCELOS, MLMC. Conceitos de educação em Paulo Freire. Editora: vozes. 5º ed. 2011. |