Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 208

Roda de Conversa


208

FORMAÇÃO DE FORMADORES: RELATO DE VIVÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE

Autores:
Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: A formação de profissionais de saúde precisa estar comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, desafios perpassam pelo saber e trabalho docente, pois integram o processo de ensinar e aprender. Objetivo: Relatar as vivências, no âmbito coletivo e individual, durante a Especialização Docência na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a formação docente no ensino na saúde/enfermagem. Descrição metodológica: Relatório de vivências, apresentado como trabalho de conclusão do curso Docência na Saúde da UFRGS, dividido em dois capítulos: I - construção coletiva: projeto de intervenção institucional (PI); II - construção individual: reflexões e aprendizado. O curso teve como público-foco docentes do ensino superior e preceptores da área da saúde e objetivou qualificar estes formadores a ativar processos pedagógicos inovadores e criativos no ensino, com vistas em processos de mudança na educação superior, articulados com SUS. Resultados: Capítulo I: o curso propôs a elaboração e implantação de um PI, o qual foi construído por docentes e preceptores, e suscitou reflexão sobre a importância da indissociabilidade teórico-prática, compartilhamento de experiências, construção de saberes e conhecimentos e (re)pensar a formação para o SUS. Capítulo II: foram indicadas atividades no Moodle, sob tutoria, utilizando denso referencial, que oportunizou aprofundamento teórico, ressignificação de saberes e práticas, desenvolvimento de habilidades e competências e reflexão sobre a formação em saúde/enfermagem. Conclusões: A especialização provocou/potencializou significativas trocas e partilhas entre pares e a produção de processos pedagógicos inovadores na formação de profissionais para o SUS. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A formação de formadores alicerçada nas demandas de saúde da população e no que preconiza o SUS, implica numa formação em Enfermagem comprometida de igual modo. Referências: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docência na Saúde: uma proposta didático-pedagógica. Porto Alegre: UFRGS/EducaSaúde, 2015. Disponível: . Acesso: 09 nov 2015.