Roda de Conversa
152 | FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Wilton Nascimento Figueredo (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A prática didático-pedagógica na docência universitária apresenta-se como um importante tema para o redirecionamento da formação dos profissionais de Enfermagem voltada para transformações sociais. Objetivo: Mapear os componentes curriculares didático-pedagógicos nos cursos stricto sensu em Enfermagem nas Universidades Federais (UF) da região Nordeste do Brasil. Descrição Metodológica: Exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. Inicialmente foram identificados os cursos de Enfermagem conforme as informações existentes no site de cada universidade e confirmados por meio da Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Posteriormente, criada a matriz de análise, por meio do Microsoft Office Excel, com as seguintes variáveis "curso stricto sensu"; "natureza"; "ano início"; "link site"; "componente obrigatório e ementa"; "componente optativo e ementa" e "atividade obrigatória e ementa". Finalmente, acessando a página online de cada programa encontrou-se a relação dos componentes curriculares disponibilizados. Resultados: Foram mapeados 10 programas de pós-graduação em Enfermagem distribuídos nos 9 Estados do Nordeste brasileiro. 66,7% (6) disponibilizam as duas naturezas stricto sensu: Mestrado Acadêmico e Doutorado. Quanto à oferta de componentes curriculares voltados à formação didático-pedagógica, encontrou-se: 44,5% (4) disponibilizam componentes obrigatórios; 11,1% (1) oferta componente optativo; 66,7% (6) atividades obrigatórias e 33,3% (3) não disponibilizam informações no site acerca de atividades obrigatórias. Conclusão: Os resultados revelam que a dimensão formação didático-pedagógica é estimulada e trabalhada insuficientemente em componentes obrigatórios e optativos nos cursos stricto sensu em Enfermagem das UF do Nordeste brasileiro, contudo a grande maioria disponibiliza aos estudantes atividades obrigatórias, como estágio docente orientado e/ou tirocínio. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Por fim, é preciso que a formação do docente enfermeiro nos programas de pós-graduação seja redirecionada para que formemos profissionais críticos, reflexivos e que contribuam para o desenvolvimento no Sistema Único de Saúde. Descritores: Educação de Pós-Graduação; Educação em Enfermagem; Ensino |