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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 421

Roda de Conversa


421

A PRÁTICA DOCENTE DO ENFERMEIRO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores:
Angela Gilda Alves (Faculdade Sul-Americana de Goiânia-GO/FASAM) ; Cleusa Alves Martins (Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás) ; Eurides Santos Pinho (Faculdade Sul-Americana de Goiânia-GO/FASAM)

Resumo:
A PRÁTICA DOCENTE DO ENFERMEIRO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Angela Gilda Alves Cleusa Alves Martins2 Eurides Santos Pinho3 Introdução A prática docente em enfermagem, na busca de contribuir para o ensino de qualidade, questiona, principalmente, a formação e atuação no desenvolvimento pedagógico de professores nos cursos de enfermagem. A formação em enfermagem não contém disciplinas para atuar na área da docência. O preparo do profissional é voltado para áreas específicas da saúde, para atuar na atenção básica de saúde ou em nível hospitalar. No Brasil, houve expansão no campo de trabalho para o professor enfermeiro, evidenciada pelo aumento do número de escolas de enfermagem, assim, faz-se necessário discutir aspectos referentes à prática docente (1). A prática docente pode ser abordada em duas dimensões para a formação profissional do professor com vista ao desenvolvimento didático a ser aplicado em sala de aula. O conhecimento teórico-científico é formado da filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia, e o técnico-prática que representa o trabalho docente que incluí a didática, metodologia, pesquisa e outras facetas práticas de trabalho do professor. A didática é definida como a mediação entre dimensões teórico-científica e prática docente (2). Para Libâneo (2), o trabalho docente é caracterizado por um constante vai e vem entre as tarefas cognitivas alocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolvê-las, assim acontecem as formas de comunicação favoráveis, que concorrem positivamente para a interação professor-aluno. A abordagem Histórico-Cultural de Vigotski4 instiga as relações entre indivíduo e sociedade e, como consequência, enseja um modo diferente de entender a educação: a concepção interacionista. Segundo Vigotski, organismo e meio exercem influências recíprocas, portanto o biológico e o social não estão dissociados, o que contribui para o debate do sujeito e subjetividade no campo das ciências humanas (3,1). Compreende-se que, no âmbito da Enfermagem, há necessidade de se implementar um modelo pedagógico que promova o pensar e o agir, criticamente, caminhando para a prática profissional democrática e reflexiva, como forma de promover o conhecimento que envolva aspectos pedagógicos, orientados para os processos de ensinar e aprender nesse contexto, assim se busca a elevação da qualidade da educação de enfermeiros nos cursos de graduação (4). A prática docente na enfermagem precisa fomentar a formação de profissionais críticos às questões culturais, sociais e biológicas das pessoas que são assistidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, é intenção desse estudo fundamentar-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, orientada pela leitura da prática docente do enfermeiro. Objetivos Analisar aspectos da teoria histórico-cultural e possíveis contribuições à prática docente do enfermeiro. Metodologia Trata-se de estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, utilizando a abordagem metodológica da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) (5). O estudo foi realizado em seis Instituições de Ensino Superior - IES do município de Goiânia, que contemplam o curso de Enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas semi estruturada, aplicadas a vinte e dois professores de seis instituições de ensino superior, no período de agosto a dezembro de 2015. A análise dos dados consistiu em uma fase central da TFD, para isso utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental, uma alternativa viável no desenvolvimento da análise. O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, recebendo parecer favorável, sob Protocolo no 1.314.801/ 2015. Resultados Ao analisar a prática docente do enfermeiro, verificou-se a complexidade que a prática docente ocupa no processo metodológico de ensino-aprendizagem à luz da Teoria Histórico-Cultural. Com isso, a análise norteou aspectos relevantes do professor enfermeiro que foram tidos como subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e a interface das tendências progressistas. Formação docente do enfermeiro A formação do enfermeiro docente pode permear diversos caminhos desde a graduação até ao constante processo de agregar conhecimento ao longo da sua prática profissional. Os participantes destacaram a construção gradativa e constante do conhecimento, mesmo após estarem inseridos na prática pedagógica. Pontuaram que os professores devem manter-se atualizados e apontaram como caminhos para a formação docente a pós-graduação; educação permanente e licenciatura. Processo ensino-aprendizagem Nesse momento elencou-se para a discussão: fatores que envolvem o professor; realidade do ensino e uso da tecnologia; didática; aprendizado do aluno; relação teoria e prática; relacionamento interpessoal e recursos materiais. Sendo as características que o envolveram e que podem influir positiva ou negativamente no processo ensino-aprendizagem. Metodologias e estratégias de ensino Nesta ocasião, foram descritos os procedimentos de ensino e recursos didáticos: aulas expositivas-dialogadas; procedimentos de ensino; conhecimento sobre as metodologias; metodologias ativas e falta de afinidade com as metodologias ativas. No contexto da docência em saúde, pode-se inferir que formar é transformar práticas e concepções, tendo como âncora um método ou mais que considere o complexo contexto do ensino em saúde. A interface das tendências progressistas Nos relatos dos professores destacam dados referentes à teoria histórico-cultural, desconhecimento da prática progressista e professor facilitador. No que tange aos dados, alguns professores demonstraram que não é claro o entendimento quanto aos pressupostos de Vigotski. No entanto, fizeram referências a prática pedagógica que demonstram reflexos da teoria histórico-cultural. Conclusão A identificação das fragilidades da práxis docente e a identificação das lacunas do processo didático para a prática docente em saúde remete uma reflexão impar. Considera-se à formação de professores como desafio a ser trabalhado. Bem como a implementação de técnicas e ferramentas procedimentais, além da concretude 'viva' do cotidiano e da história da vida do professor, aluno e do meio que está inserido, articulada ao contexto social são fatores sine qua non no entendimento da pesquisadora. Implicações para a Enfermagem O estudo demonstrou desconhecimento dos docentes entre a proximidade do processo didático e a teoria vigotskiana. A lacuna entre a ação pedagógica do enfermeiro e as tendências didático-pedagógicas evidenciadas nos dados, está arraigado ao complexo ato do ofício de ensinar que fragmentado torna-se fraco no modo de se fazer docente. A importância da pesquisa subsidiada pela leitura e referencial teórico de Vigotski poderá descerrar a cortina da compreensão clarificando o entendimento do enfermeiro professor e empoderando-o para atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem na enfermagem. Referências 1. Ferreira Júnior MA. Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2008 [cited 2016 June 20]; 61(6): 866-871, 2008. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a12v61n6.pdf 2. Libâneo JC. Didática. 2ª edição. São Paulo-SP: Cortez; 2013. 3. Waldow VR. Examinando o conhecimento na enfermagem. In: MEYER et al. Marcas da diversidade: saberes e fazeres da enfermagem contemporânea. Porto Alegre: Artmed; 1998. 4. MENDES, B. M. M. Formação de professores reflexivos: limites, possibilidades e desafios. Formação e prática pedagógica: diferentes contextos e análises. Teresina: EDUFPI; 2007. 5. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução: Luciane de Oliveira da Rocha. Edição 2ª. Porto Alegre-RS: Artmed; 2008. DeCs: Docentes de Enfermagem; Ensino de Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem; Área temática - Formação e prática docente no ensino de Enfermagem.