Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 448

Comunicação coordenada


448

A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: COMO CAMINHAR PARA VIVENCIAR A DOCENCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Camila Melo dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Daniela Costa Salheb de Oliveira (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Hilda Helena Moraes Tillmann (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Márcia do Socorro Rodrigues Lira (Centro Universitário do Estado do Pará) ; Juliana dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará)

Resumo:
A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: COMO CAMINHAR PARA VIVENCIAR A DOCÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA ¹Camila Melo dos Santos ²Daniela Costa Salheb de Oliveira ³Hilda Helena Moraes Tillmann 4Juliana dos Santos 5Márcia do Socorro Rodrigues Lira INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnicas-didáticas¹. A monitoria baseia-se numa atividade acadêmica de natureza complementar, na qual o aluno tem a oportunidade de desenvolver e ampliar os conhecimentos adquiridos na academia, por meio do apoio ao docente na condução interação professor orientador e aluno monitor². OBJETIVO: Relatar e apresentar em forma de relato os resultados positivos alcançados pelo monitor para a sua formação acadêmica METODOLOGIA: O trabalho de monitoria foi desenvolvido em turmas nos turnos integrais compreendendo a disciplina de ciências filosóficas. As atividades extraclasses foram desenvolvidas com, apoio aos estudantes na organização de seminários, orientação na elaboração de slides, indicação de leituras, bem como a organização do material de estudo. RESULTADOS: A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor. 1- Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. Apresentadora. Email: Camila.santto@gmail.com 2- Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 3- Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 4- Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. 5- Acadêmicas de enfermagem do 5ª semestre do Centro universitário do estado do Pará, Belém, Brasil. O aluno monitor experimenta em seu trabalho docente, de forma amadora, as primeiras alegrias e dissabores da profissão de professor universitário durante o programa de monitoria. O fato de estar em contato direto com alunos na condição, também de acadêmico, propicia situações inusitadas, que vão desde a alegria de contribuir pedagogicamente com o aprendizado de alguns até a momentânea desilusão, em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora4. Acreditamos que o laboratório vivido na monitoria serve para despertar vocações ou para prevenir erros futuros. CONCLUSÃO: Conclui-se que a monitoria é de suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, além de incentivar à criação e recriação novas metodologias e práticas pedagógicas. A monitoria é um espaço de reflexão e ação do fazer docente. Schneider diz que o trabalho da monitoria contribui para o desenvolvimento de competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, pois é uma atividade formativa de ensino³. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, como também a possibilidade de criar recriar novas metodologias e práticas pedagógicas. A monitoria é um espaço de reflexão e ação do fazer docente. A experiência foi positiva, adquiri novos conhecimentos, compromisso, pois a monitoria é uma atividade formativa. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas. Descritores: Ensino; Docentes; enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem Referencia: ¹ UNIDERP. Regulamentação do programa de monitoria de ensino da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Homepage:http://www.uniderp.br/ver_pagina.aspx? ².Jung BC, Noguez PT. A monitoria como espaço de ensino e aprendizagem: relato de experiência. [Internet] 2011 [acesso em 2014 jun28]. ³ SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006. 4 FRIEDLANDER, M. R.; Alunos-monitores: uma experiência em Fundamentos de Enfermagem. Revista Esc. Enf. USP, 18(2): p.113- 120, 1984.