Roda de Conversa
107 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Fernanda Cassanho Teodoro (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Gisele Weissheimer (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Vanessa Ferreira de Lima (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Luana Tonin (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) ; Verônica de Azevedo Mazza (Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Introdução: o Estágio de Docência consiste em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Paraná. Permite interação entre discentes da graduação e da Pós-graduação e reflete na formação didático-pedagógica do mestrando e/ou doutorando. Objetivo: relatar a experiência de discentes do curso de Pós-graduação em Enfermagem na disciplina de Estágio Docente. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado na disciplina de Estágio Docente por alunas bolsistas, regularmente matriculadas no Programa de Pós-Graduação, sob supervisão de uma professora responsável pelo conteúdo de puericultura da disciplina de Cuidados de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente, no sétimo período da graduação em Enfermagem. O contato docente deu-se entre os anos 2014 e 2015. Resultados: as atividades docentes envolveram aula teórica, prática em laboratório, prática em Unidade de Saúde e ambiente virtual de aprendizado. As aulas teórico-práticas consistiram em um espaço de diálogo e simulação em puericultura, entretanto, foi a prática no campo de atuação profissional que subsidiou o raciocínio clínico-lógico dos discentes da graduação. As consultas de puericultura, contato com a realidade da saúde pública brasileira e as atividades virtuais criam espaço para a reflexão dos futuros enfermeiros. Portanto, a experiência na docência extrapola as barreiras da pesquisa, aguça a buscar por metodologias que promovam a reflexão-crítica dos graduandos. Conclusão: o Estágio Docente propicia ao pós-graduando a oportunidade de vivenciar a docência, troca de informações e crescimento mútuo entre alunos de ensino superior e de pós-graduação. Contribuições para Enfermagem: a experiência com o exercício docente possibilita qualificação e prepara estes profissionais para assumir a docência. Descritores: Educação Superior; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem. |