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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 596

Roda de Conversa


596

CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM FOMAÇÃO.

Autores:
Mariana Souza de Lima (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Jéssica Costa Mourão (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Roseneide dos Santos Tavares (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Francilene da Luz Belo (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; Márcia Maria Bragança Lopes (Universidade Federal do Pará - UFPA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A construção educacional do enfermeiro se faz de modo reflexivo, por meio de metodologias problematizadoras, que insere os acadêmicos, de forma gradativa, no universo do trabalho. A produção do conhecimento ocorre, então, a partir de experiências educacionais, como vivências, atividades práticas e estágios. Tal formação origina um processo que ultrapassa a acumulação do saber ou saberes e trabalha para o desenvolvimento de um profissional que esteja em contato com a realidade de sua futura profissão de modo a poder relacionar teoria e prática, a intencionalidade e as condições para a ação. Para tanto espera-se que os docentes estejam empoderados do modelo formativo contemporâneo onde a educação é centrada no aluno e o professor assume a função facilitador, estimulando a consciência crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender, a adesão da visão pluralista das concepções de ensino, integrando a diversidade dos campos do conhecimento e uma visão global da realidade; estimulando à articulação da pesquisa com o ensino e a extensão concebendo a integração teoria e prática fazendo uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem onde o aluno é o sujeito do seu processo de formação(1). O relato partiu da experiência de duas alunas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) pertencentes a formação Stricto Sensu em um mestrado acadêmico e Lato Sensu na especialização em enfermagem em urgência e emergência com ênfase no trauma, na organização de um curso de extensão intitulado: intervenções de enfermagem urgência e emergência para discentes do curso de graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPA. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por mestrandas, docentes em formação, no processo de ensino e aprendizagem em urgência e emergência em um curso de graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Os conteúdos a serem abordados ao longo do curso foram definidos a partir da ementa da Atividade Curricular de Médico Cirúrgico - tópicos de Urgência e Emergência, presente no 4º período da graduação. O curso foi realizado ao longo de um mês, em seis encontros, pré-estabelecidos de acordo com os horários disponíveis no planejamento da atividade curricular, com duração de três a quatro horas, aproximadamente, distribuídas em aulas teórico/praticas. Dentre os temas abordados estão: estrutura e organização dos serviços de urgência, triagem, Aspectos Éticos e Legais, ABCDE do Trauma, Emergências Cardiológicas, Emergências Clínicas, Tipos de Choque, Lesões Específicas, Queimaduras e Atendimento Pré Hospitalar. A operacionalização dos assuntos se deu através de aulas expositivas dialogadas, atividade praticas em laboratório, estudos dirigidos, uso de simulação realística, resolução de estudo de caso e resolução de exercícios. RESULTADO: A proposta inicial para a elaboração do curso de extensão partiu das mestrandas, ambas egressas do curso e da instituição supracitada, afim de contribuir para a formação das competências e habilidades que os futuros profissionais de enfermagem devem apresentar para bom desempenho frente a situações de Urgência e Emergência, seja ela intra ou extra hospitalar, e também agregar novas experiências para a construção do perfil docente, compartilhando dos saberes adquiridos durante o curso de especialização e a formação adquirida ao longo do mestrado acadêmico, além da experiência profissional de cada uma na temática em questão. Buscou-se apoio da direção da Faculdade e dos docentes da atividade curricular, referente a infraestrutura e suporte pedagógico para a execução do curso. O curso se deu então com a participação das mestrandas e professores da atividade curricular. O exercício da docência tornou-se uma importante ferramenta para o processo de formação técnico-didático das mestrandas favorecendo a aproximação entre os pilares: ensino, pesquisa e extensão. Durante a convivência com os discentes do 4º semestre, percepções acerca de variáveis que afetam a prática de ensino-aprendizagem foram observadas; limitações de campos de prática em Urgência e Emergência bloqueando a integração do ensino com o serviço, dificuldade no entendimento técnico-cientifico das atribuições profissionais nos incitando a procurar metodologias ativas para facilitar o processo de aprendizagem. Alguns acadêmicos que já presenciaram em sua vida cotidiana, situações que envolviam pensamento rápido e situações que envolviam cuidados a pacientes críticos, traziam os casos para discussão em sala de aula. A presença de um aluno bombeiro militar bem como outros alunos que faziam ou já fizeram parte de grupo de socorristas voluntários da região, enriquecia as discussões e favorecia a partilha do conhecimento. Paralelo a isso a troca de experiência com os docentes da disciplina se fazia de forma linear à medida que iam surgindo as limitações. CONCLUSÃO: O cenário da formação stricto sensu no Brasil mostra que os profissionais são mais capacitados para o desenvolvimento de pesquisas, mas estão menos preparados para exigências próprias da educação em nível superior(2). Esta integração entre graduação e pós-graduação promoveu intercâmbio de experiências e conhecimentos permitindo um novo olhar sobre a educação formal e a pratica profissional, trazendo resultados positivos e surgimento de perspectivas que acabam confrontando a experiência adquirida ao longo do exercício da assistência em enfermagem e as mudanças ocorridas no processo educacional. Fora percebido também que a construção do conhecimento se deu de forma bidirecional; os acadêmicos puderam adicionar saberes em sua prática e assistência e os mestrandos puderam aprimorar sua prática docente, desenvolver técnicas didáticas diferenciadas, confronto a teoria adquirida ao longo dos cursos stricto e no lato sensu, ao qual fazem parte. Experiências como estas, permitem uma primeira aproximação da prática docente e promove a aquisição de saber, de saber fazer e de saber julgar as consequências das ações didáticas e pedagógicas desenvolvidas no cotidiano profissional(3). A experiência foi enriquecedora, trazendo ganhos significativas na construção de uma pratica docente critico, reflexiva e contemporânea quebrando os paradigmas de uma educação bancaria. CONTRIBUIÇÕES DE ENFERMAGEM: Os conhecimentos e competências vão se transformando rapidamente no atual contexto social, há a percepção do mundo como uma rede de relações dinâmicas e em constante permuta. Torna-se essencial que o docente esteja em constante buscar de novas formas de ensinar, metodologias que admitam uma prática pedagógica ética, crítica, reflexiva e transformadora, ultrapassando os limites do treinamento puramente técnico na formação de um profissional ativo e apto a aprender a aprender. Descritores: Educação Superior; Enfermagem em Emergência; Formação. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem 1. Fernandes, JD.; Filho, A.N.; Rosa, DES.; Pontes, M; Santana, N. Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica. Rev Esc Enferm USP 2007; 41(Esp):830-4. 2. Joaquim, NF, Nascimento, JPB, Boas, AAV, Silva, FT. Estágio docência: um estudo no programa de Pós-Graduação em administração da Universidade Federal de Lavras. Rev. adm. contemp. [Internet]. 2011 Dec [citado 2016 Jul 31] ; 15(6): 1137-1151. 3. Freire, AM. Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos. Colóquio: modelos e práticas de formação inicial de professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2001. Disponível em: