Comunicação coordenada
115 | CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: Jael Maria de Aquino (FENSG-UPE) ; Ana Paula Rodrigues dos Santos (FENSG-UPE) ; Kenned da Silva Teixeira (FENSG-UPE) ; Emanuela Batista F Pereira (FENSG-UPE) ; Claudinalle Farias Q Souza (FENSG-UPE) |
Resumo: RESUMO INTRODUÇÃO: A enfermagem profissional, no Brasil, teve início no ano de 1923, ao longo dos anos, a estrutura curricular do curso de enfermagem passou por variadas e diversas modificações que tiveram como reflexo as mudanças no contexto histórico-social brasileiro, mas que ainda se baseava no modelo hospitalocêntrico(30). As avaliações servem para dar dinamicidade a estrutura modular do currículo integrado, estreitar a relação aluno/professor e servir como mecanismo capaz de fornecer parâmetros que indicam se a integralização dos conteúdos estão acontecendo de forma eficiente e se os alunos estão acompanhando este processo(1,12,13). OBJETIVOS: avaliar a compreensão dos estudantes de enfermagem sobre o currículo integrado; identificar o perfil socioeconômico e demográfico dos discentes de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Realizada em uma instituição pública estadual, sendo um dos curso mais antigo do nordeste. População de 110 estudantes, a amostra foi constituía de estudantes 36 que ingressaram através do vestibular ou ENEN. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto a novembro de 2015. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-UPE, com o Parecer no 675.330 em obediência a Resolução n 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação aos dados socioeconômicos a prevalência é do sexo feminino, correspondendo à cerca de 91, 81%, a faixa etária predominante é entre 21 e 25 anos. Quanto a residência é da zona urbana, egressos instituição privadas, cerca de 45,45% são católicos, 42, 72% são pardos, 95,45% não trabalham, cerca de 71,81% moram com os pais, 72,72 em casa própria, 54,54% moram com 4 à 6 pessoas, 56,36% os pais são casados, a renda familiar é em torno de 3 e 5 salários mínimos. Foi possível elaborar as seguintes categorias: Categoria Temática-1 Currículo por competência; Categoria Temática-2 Integralidade do cuidar; Categoria Temática-3 Avaliação; Categoria Temática-4 Competências e habilidades e subcategorias. 1 - Currículo por competência - "É uma estrutura curricular nova, que procura integrar as disciplinas para o melhor entendimento dos alunos" R3. "O currículo integrado associa parcialmente a teoria à prática, uma vez que temos uma aula prática referente a determinada unidade temática no início do período e a teoria só é vista no final do módulo. Sugiro que as aulas teóricas fossem todas estudadas no começo do módulo e posteriormente fôssemos para a prática" R36. 2 - Integralidade do cuidar - "Currículo integrado que se propõe a integrar as disciplinas com a finalidade de um aprendizado construído com o objetivo principal a assistência integral ao paciente em todo o seu ciclo cronológico" R24. 3- Avaliação - "É uma forma de avaliação continuada do aluno, onde deveria interligar as disciplinas contemplando o aprendizado da teoria com a prática de forma suscita e mais fácil" R27. 4 - Competências e habilidades - "Currículo que evidencia as competências e habilidades profissionais, onde é relacionado a prática com o conhecimento teórico". R17. "Currículo que abrange as competências, módulo de Saúde da Criança, que é relacionado a criança" R20. Visão holística - "Um currículo que objetiva ver o paciente em uma visão holística e não compartilhada quando era por cadeiras. Em que era estudado por cadeiras, ex.: anatomia, micologia, histologia. Partindo o paciente em blocos. Já o currículo integrado objetiva treinar o futuro profissional a ver o paciente não apenas em uma parte, mas em um todo, como será na prática profissional" R21. Vale ressaltar, que no trabalho em saúde/trabalho de enfermagem, o cuidado é produzido e, consumido no ato de sua produção, o que torna o profissional enfermeiro um agente de extrema importância para que seja ofertado um cuidado integral na saúde25. Atividades Extracurriculares - "Um currículo que você coloca tudo o que você fez durante a graduação, incluindo cursos, minicursos, palestras, congressos e estágio extracurricular, além de projetos de extensão e pesquisa" R26. O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem deverá contemplar atividades complementares e as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins15. Hora Verde - "Acho que tem muitas lacunas a serem ajustadas. Um olhar diferenciado pro aluno, na qual fosse oferecido oportunidades reais e não apenas observacionais. Ou, por exemplo, um módulo no qual a hora-verde seja preservada, o aluno tem uma vida fora da faculdade também. Muita coisa ainda prejudica o aluno e atrapalha a sua formação" R30 ". O acadêmico de enfermagem necessita decidir e planejar, de forma crítico-reflexiva, os métodos e as técnicas relativos à assistência de enfermagem. Precisa associar a ciência de prestar cuidados de qualidade à arte de bem gerenciá-lo, com autonomia para tal e com base nos preceitos da profissão, numa perspectiva que agregue o agir em reflexão à ação26. Teoria/Prática - "Relacionar de forma efetiva a teoria com a prática. No qual os rodízios de prática aulas as vezes não condizem com a unidade temática estudada. Por exemplo, a prática em alojamento conjunto, sobre o puerpério terminou e só uma semana depois que tivemos a aula de fisiologia do puerpério" R31. Disponibilidade de tempo - "A faculdade consome todo nosso tempo. Não temos tempo de contemplar todos os assuntos, pois muitas vezes fazem muitos seminários, poucas horas verdes, aulas que poderiam ser ministradas em apenas um turno (alguns professores dão no máximo 2 horas de aula) R32". Assim é necessário que o currículo tenha uma flexibilidade que permita rever falhas no aprendizado em uma estrutura onde se possam tirar dúvidas sobre algo que não se aprendeu, tanto nos cenários da prática quanto em sala de aula, para assim suprir dificuldades e assegurar que atividades teóricas práticas estejam presentes desde o início do curso de forma integrada e interdisciplinar28. Docentes - "A proposta curricular é extremamente oportuna agora que se devia avaliar é o processo de implementação dele porque o currículo permite interpretações equivocadas como ocorre na atualidade. Onde a metodologia aplicada não condiz com a proposta pregada. Problema esse enraizado nas ideias antigas da grande parte dos docentes" R35. A reorganização curricular envolve todos os seguimentos da comunidade universitária, sendo que os docentes são diretamente comprometido com esta mudança paradigmática de conteúdo para aprendizagem, de processo para resultados que conduz à necessidade de implementação de estratégias pedagógicas mais ativas e inovadoras. Necessita-se, portanto, a utilização de novos instrumentos pedagógicos que permitam alcançar competências importantes para o exercício acadêmico e profissional30. Intercambio - "Eu acho que a ideia é bastante interessante, só que ainda não está adaptado de maneira realmente integrada" R38. A sua construção, por si só, não garante a renovação das práticas educativas em saúde, sendo também necessário investir na discussão e reflexão sobre a forma como esse perfil pode ser colocado no quotidiano dos serviços e na formação em enfermagem. CONCLUSÃO: a elaboração do estudo possibilitou o conhecimento dos estudantes sobre o PPC e sua implantação baseada nos conceitos de competências e habilidades. Os objetivos foram atingidos, pois foi possível ouvir e avaliar a compreensão dos acadêmicos com os resultados possamos discutir e aprimora o processo ensino aprendizagem. |