Roda de Conversa
282 | ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM | Autores: Mara Quaglio Chirelli (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. E-mail: marachirelli@gmail.com) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Enfermeira. Docente e Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Faculdade de Medicina de Marília) ; Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Enfermeira. Assistente de Ensino e Coordenadora da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu.) ; Danielle Abdel Massih Pio (Psicóloga. Assistente de Ensino e facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu) |
Resumo: Introdução: A partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) aponta-se a necessidade emergente de se trabalhar com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As instituições de ensino têm trabalhado com processos de mudança curriculares, nos quais a formação dos professores tem sido um dos desafios. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília iniciaram parceria por meio de distritalização, delimitando como atuação da graduação e pós-graduação dez Unidades de Saúde da Família (USF). A mudança no cenário e a realização de uma pesquisa com avaliação da implementação das Unidades de Prática Profissional da 1ª e 2ª séries do Curso de Enfermagem e Medicina da Famema, realizada em 2015, subsidiou a necessidade de capacitação dos professores e preceptores no desenvolvimento do ciclo pedagógico e sua fundamentação. Objetivo: Relatar experiência de formação de professores e preceptores em metodologia ativa de ensino-aprendizagem para atuarem no currículo integrado e na matriz dialógica de competência. Método: A capacitação foi realizada por meio da técnica de simulação da prática "congela e descongela". Seu desenvolvimento implica os participantes na realização de um ciclo pedagógico, fundamentado na espiral construtivista, desenvolvendo o papel de facilitador e estudante. Após o movimento de simulação, cada participante, os pares e o coordenador da atividade avaliavam o desempenho dos participantes, considerando como critério o desempenho do facilitador/professor do cenário de prática. Resultados: Após os quatro encontros de capacitação considerou-se que os participantes têm domínio na realização do ciclo pedagógico fundamentado na espiral construtivista; capacidade de se auto-avaliar e avaliar os pares por meio de critério referenciado (desempenho do professor). Implicações para a Enfermagem: A capacitação possibilitou a formação de professores e preceptores para atuarem com metodologia ativa e se auto-avaliarem por critério referenciado, proporcionando fortalecimento para o currículo integrado e orientado por competência, na matriz dialógica. Descritores: Educação em Enfermagem; Educação Baseada em Competências; Simulação. |