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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 154

Comunicação coordenada


154

FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM VOLTADA PARA AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NO SUL DO BRASIL

Autores:
Carmem Lúcia Colomé Beck (Universidade Federal de Santa Maria) ; Alexa Pupiara Flores Coelho (Universidade Federal de Santa Maria) ; Rosângela Marion da Silva (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:
INTRODUÇÃO: No contexto da nova ordem mundial, tornam-se fundamentais mudanças nas concepções de formação profissional, tendo em vista que o ensino superior necessita estar apto a fazer frente às necessidades do paradigma educacional desejado. Assim, o fazer docente deve se voltar para o desenvolvimento profissional na perspectiva das dimensões éticas e humanísticas.1 Nesse sentido, emergem as metodologias ativas enquanto estratégia inovadora para o ensino superior em saúde. As metodologias ativas estão ancoradas na pedagogia crítica e propõem o rompimento com o ensino tradicional, considerando o uso de estratégias de aprendizagem refletivas e criativas.2 Tendo em vista a importância destas concepções para o ensino superior em enfermagem foi proposta, em um programa de pós-graduação do Sul do Brasil, uma disciplina que instrumentalizasse futuros mestres e doutores em enfermagem para o uso destas ferramentas. A disciplina em questão foi criada no ano de 2014 e foi denominada "Formação Docente Tutorial com Metodologias Ativas de Aprendizagem para a Área da Saúde" (FDTMA). No espaço da pós-graduação em enfermagem em nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a criação desta disciplina foi resultado do desejo de um grupo de docentes de instrumentalizar os futuros mestres e doutores em enfermagem para o uso e aplicação das metodologias ativas como ferramenta para o aprimoramento do fazer docente em enfermagem. Assim, compreendendo que o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem necessita de instrumentos inovadores, buscou-se, com esta disciplina, balizar a formação docente em nível de pós-graduação para a autonomia em torno do uso destes instrumentos, tendo como premissa a superação e a transformação dos modelos tradicionais de ensino. OBJETIVO: Relatar o desenvolvimento de uma disciplina sobre formação docente em enfermagem com a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em um programa de pós-graduação do Sul do Brasil. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência acerca da criação e desenvolvimento de uma disciplina destinada à formação docente em enfermagem com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O cenário foi o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Este programa está localizado na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul e foi criado em 2006 com o Curso de Mestrado. Em 2014, houve a criação do Curso de Doutorado em Enfermagem. O programa possui uma área de concentração que é "Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde", dentro da qual se ramificam as diferentes linhas de pesquisa voltadas, essencialmente para as temáticas do cuidado e do trabalho em enfermagem. Foi no PPGEnf que se desenvolveu a disciplina FDTMA, a qual é disponibilizada anualmente para os mestrandos e doutorandos do programa. A disciplina é optativa e tem uma carga horária de 45 horas. Neste trabalho, será descrita a experiência do desenvolvimento da FDTMA junto a uma turma de 13 pós-graduandos (06 mestrandos e 07 doutorandos) do PPGEnf durante o segundo semestre de 2015. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A FDTMA foi desenvolvida com o intuito de apresentar aos mestrandos e doutorandos a proposta de uma metodologia ativa, destacando algumas ferramentas. Os objetivos principais da FDTMA consistiram em estimular o diálogo para que os participantes pudessem compreender o "aprender a aprender", ou seja, a importância da construção da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Visou oportunizar também a reflexão acerca do processo avaliativo de estudante e do profissional da saúde na formação de competências, discutindo a importância da avaliação construtiva em detrimento da punitiva. Visou-se apresentar e discutir, ainda, ferramentas inovadoras para o processo de ensino, como o uso do portfólio, o uso das situações-problema, do relato de prática, do encontro a dois, dentre outros. Concorda-se com autor,3 segundo o qual os modelos tradicionais de ensino restringem os processos de aprendizagem, uma vez que inibem a subjetividade dos estudantes. Sendo assim, a transformação deste modelo se apresenta para os docentes não como uma opção, e sim como uma necessidade. Cabe ressaltar que a disciplina em si foi desenvolvida neste formato e se utilizou das ferramentas citadas para a sensibilização dos mestrandos e doutorados. Durante as discussões, os mesmos contribuíam com suas experiências profissionais na área da docência, pesquisa e assistência, a fim de problematizar os desafios cotidianos à luz das metodologias ativas. Nesse sentido, as práticas pedagógicas se constituem a partir das experiências do próprio docente; suas visões de mundo, concepções epistemológicas, posições políticas e experiências didáticas dão suporte às suas futuras ações docentes. Assim, os educadores podem transformar suas práticas quando são capazes de refletir sobre si e sua formação.4 Ao final do semestre letivo, os mestrandos e doutorados avaliaram positivamente a disciplina, referindo que a mesma oportunizou reflexões acerca do seu fazer como futuros docentes, bem como a abertura de novas perspectivas e possibilidades na direção do ensino em enfermagem e saúde. Assim, as metodologias ativas despontam como um caminho importante para o ensino superior, uma vez que compreendem um modelo de formação condizente com as necessidade atuais de atenção à saúde,5 representando uma aposta válida para a qualificação da formação docente. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O ensino de enfermagem deve se comprometer com a formação de profissionais ativos, críticos, reflexivos e criativos; sua prática deve estar pautada na concepção de que os movimentos de aprendizagem são dinâmicos e sem limites.1 Portanto, a oferta de conhecimentos a futuros mestres e doutores para pautado nas metodologias ativas representa um importante passo para a transformação do ensino de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina FDTMA se mostrou exitosa na realidade local onde foi desenvolvida. Assim, infere-se a possibilidade de replicações em outros cenários de formação docente, no sentido da qualificação da formação de educadores. REFERÊNCIAS 1. Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramo DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde. 2016; 14(2):473-86. 2. Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Públic. 2004; 20(3):780-8. 3. Rosa SS. Construtivismo e mudança. 10. ed. São Paulo: Cortez; 2007. 4. Cunha MI. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Rev Bras Educ. 2006; 11(32):258-71. 5. Marin MJS, Gomes R, Marvulo MML, Primo EM, Barbosa PMK, Druzian S. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface (Botucatu). 2010; 14(33):331-44. Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem.