Roda de Conversa
568 | PROGRAMA DE MONITORIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOB A ÓPTICA DOS DISCENTES-MONITORES NA ENFERMAGEM | Autores: Anne Caroline Sampaio Soares (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE) ; Ana Carolina Avelino Gonçalves (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE) |
Resumo: Introdução: A visibilidade que o Programa de Monitoria tem ganhado no decorrer dos anos tem enfatizado a sua importância na direção de uma formação responsável, capaz de articular a teoria e a prática de maneira consistente, dando maior evidencia ao curso de enfermagem e tornando-se cada vez mais inovadoras em suas metodologias. Objetivo: Examinar a contribuição do Programa de Monitoria do Curso de Enfermagem tanto para o aluno-monitor, como para o professor-orientador, para que haja um conhecimento mais a fundo dos benefícios e dificuldades dessas metodologias e da monitoria como todo para sua melhoria e qualificação de futuros profissionais, tendo em mente o quão é válida essa habilidade na construção pessoal e acadêmica ao qual busca realizar atividades de auxilio e renovação das práticas pedagógicas a partir do processo de ensino-aprendizagem da iniciação à docência. Método: Trata-se de um estudo com abordagem descritiva qualitativa que busca a percepção e compreensão do tema pesquisado por meio dos conceitos, aplicação de questionários e análises dos dados, os elementos serão sujeitos que contribuirão para as necessidades da pesquisa. Os dados serão produzidos mediante entrevista semiestruturada em dois questionários por autorrelato qualitativo a qual será respondida pelos os monitores e os professores. Descritores: Monitoria, discentes, metodologias inovadoras, Enfermagem. 1. ARAÚJO, R.; MOREIRA, L. F. N. Monitoria da disciplina de Cálculo. COBENGE 2005. Campina Grande: [s.n.]. 2005. 2. BATISTA, J. B.; FRISON, L. M. B. Monitoria: aprendizagem colaborativa e auto-regulada. In: VOOS, D.; BATISTA, J. B. (Org.) SPHAERA: sobre o ensino de Matemática e Ciências. Novo Hamburgo: Premier, 2009, v.1, p. 233-247. 3. BRASIL. Decreto n. 66.315, de 13 de março de 1970. Dispõe sobre o programa de participação do estudante em trabalhos de magistério e em outras atividades dos estabelecimentos de ensino superior federal. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-66315-13-marco1970 -407756-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 03 de mar. 2016 4. BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em 03 mar. 2016. 5. BRASIL. Lei. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 03 de mar. 2016. |