Roda de Conversa
606 | NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DA SAÚDE (NICS): UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE | Autores: Alisson Salatiek Ferreira de Freitas (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Maria Simone da Costa Freitas (Escola Tecnica São Camilo de Lellis) ; Myrna Maria Arcanjo Frota (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Renata Mota Sousa Bitu (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Selene Maria de Oliveira Schramm (Centro Universitário Christus - Unichristus) |
Resumo: Introdução: A graduação na área da saúde tem exigido reflexões e análise aos modelos adotados ao longo do tempo, relacionando esses aspectos aos contextos sociais e de mercado de trabalho. Esse pensamento é identificado mediante as políticas públicas voltadas para o exercício profissional, bem como a realização de projetos orientadores para o desenvolvimento de modelos mais dinâmicos, buscando reduzir a possibilidade do distanciamento dos aspectos teóricos com a prática. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no Aprender SUS, no Curso de Ativação de Mudanças para a Formação de Profissionais da Saúde (Fiocruz e MS), nas diretrizes da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Conselho Nacional de Saúde (CIRH/CNS) e no Fórum Nacional de Educação dos Profissionais da Saúde (FNEPAS), vêm mostrando, nos últimos anos, a necessidade de implementar mudanças nos cursos de graduação em saúde a partir de ações como, por exemplo, a ampliação dos cenários de prática através de atividades interdisciplinares e adoção de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, objetivando transformar o processo de trabalho e ampliar a cobertura dos serviços de maneira a obter efeitos imediatos na qualidade das futuras gerações de profissionais de saúde das diferentes áreas. Por conta desses aspectos, as instituições são estimuladas a redirecionar e refletir os marcos referências e conceituais que compõem seus currículos, no tocante a elaboração dos saberes diante de aspetos da transversalidade e globalização, mediada pela interdisciplinaridade1. Na atualidade, o conceito de Interdisciplinaridade está sendo colocado de modo cada vez mais expressivo, visto que diante das modificações históricas para um atendimento de qualidade e segurança ao usuário de saúde é necessária uma interligação entre as áreas da saúde a fim de obter um resultado positivo na promoção e prevenção de agravos, no diagnóstico, no tratamento ou acompanhamento e na recuperação ou cura. O conceito de interdisciplinaridade surgiu no século XX, onde na década de 60 começou a superar o conhecimento fragmentado disseminado na população cientifica. É importante ressaltar que o mundo encontra-se em um grau de complexidade que exige tarefas integrativas e de cooperação entre as esferas de conhecimento. Essa é a justificativa que veem dando a interdisciplinaridade o poder de influenciar e modificar ideias de uma nova geração de estudantes e profissionais. Apesar da importância da interdisciplinaridade na formação profissional não ser questionada, não existe uma concordância firmada nos meios acadêmicos sobre como colocá-la em prática no ensino universitário. A maioria dos cursos da área da saúde tem dificuldade em transversalizar conteúdos comuns entre as disciplinas ou essa transversalização é praticamente inexistente. De tal modo, parece ser necessário analisarmos as considerações sobre interdisciplinaridade focalizando-a na Saúde Pública, a fim de obtermos resultados mais direcionados a nossa área a ser pesquisada. Objetivo: Relatar a vivência do Núcleo Interdisciplinar dos Cursos da Saúde (NICS) como uma estratégia interdisciplinar na formação em saúde de um centro universitário em Fortaleza-Ce. Descrição metodológica: O Núcleo Interdisciplinar dos Cursos da Saúde (NICS) surgiu após momentos de debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em reunião dos coordenadores de saúde do Centro Universitário Christus, no ano de 2014. A proposta foi integra os cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e Técnico em Radiologia com o estudo de caso clínico integrado e analise situacional de saúde de um individuo família e comunidade. As atividades do NICS teve início no primeiro semestre do ano de 2015 e permanecem suas atividades até o momento. Cada curso indicou um(a) professor(a) para orientar os estudantes e quatro acadêmicos de cada curso, totalizando um quantitativo de 28 participantes. Os encontros são semanais, com duração de duas horas, podendo ter encontros extra para realização de atividades de campo. Nas reuniões semanais são debatidos assuntos administrativos, planejamentos e elaborações das atividades de integração. Resultados: O NICS ao longo de um ano e meio de sua existência tem desenvolvido atividades integrativas e interdisciplinares favorecendo a troca de conhecimento dentro dos cursos, contribuindo na formação do aluno e possibilitando a difusão de informações de prevenção e promoção à saúde. As reuniões em formato de roda de conversa e debate possibilitaram a criação, elaboração e execução de casos clínicos integrados, oficinas dentro de eventos científicos dos cursos e atividades integradas no campo. Foram três estudos de casos integrados, na qual sua dinâmica metodológica ocorreu em três momentos específicos, no primeiro momento os acadêmicos trabalharam na criação do caso, por meio de vivências compartilhadas, no segundo momento, eles ficaram responsáveis por solucionar os problemas criados nos casos, intensificando o debate entre as ciências, favorecendo a identificação da identidade profissional, quebrando barreiras e preconceitos interprofissionais, o último momento, houve discussão do caso clínico estudado, aberto ao público, para que o conhecimento no âmbito da saúde fosse difundido nas demais áreas e acadêmicos da instituição. Já em relação às oficinas foram duas realizadas, seguiu uma dinâmica metodológica equiparada a criação do caso clinico integrado, contudo o momento da solução dos problemas foram realizados pelos alunos matriculados na oficina organizada pelo NICS, esse momento foi muito rico pois habilidades e competências foram desenvolvidas pelos acadêmicos que compõem o NICS. As atividades de campo foram de extrema importância para a sensibilização e compreensão da realidade das condutas interprofissionais desenvolvida no sistema de saúde brasileiro. Conclusão: Ao final de cada atividade realizada, os estudantes, bem como os docentes, mostraram ganho efetivo de conhecimentos fora da sua área de atuação e a compreensão e articulação dos saberes para potencialidade de uma assistência integral. Esse fato evidencia que a área da saúde por muitos anos foi orientada pelo modelo fragmentado de conhecimento, na qual a interdisciplinaridade tem sido buscada para a criação de modelos pedagógicos centrados na troca de conhecimento e na visão de todo do paciente para a construção de um conhecimento partilhado. Com a experiência positiva, o NISC inicia atividades de extensão em comunidades de Fortaleza, na busca pela troca de conhecimentos com a comunidade. As aplicações das estratégias ocorrerão em ambientes do centro universitário como o espaço de promoção e saúde criado na instituição de ensino e nos equipamentos de saúde encontrados na comunidade do Centro Universitário Christus. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Apesar dos estímulos para os serviços de saúde ocorrer de modo integral, existe a necessidade de estimular, desde o início do período acadêmico, a interdisciplinaridade entre os acadêmicos da área da saúde para evitar a formação de profissionais de pensamentos restritos e fragmentados sobre o movimento dos serviços de saúde prestados pelo SUS. Referências: 1- Barbosa Maria Alves, Brasil Virgínia Visconde, Sousa Ana Luiza Lima, Monego Estelamaris Tronco. Refletindo sobre o desafio da formação do profissional de saúde. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2003 Out [citado 2016 Jul 30] ; 56( 5 ): 574-576. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000500022&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000500022. Descritores: Educação Superior. Comunicação Interdisciplinar. Educação em Enfermagem. |