Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 407

Roda de Conversa


407

JOGOS EDUCATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE EM ENFERMAGEM: A CONSTRUÇÃO DO AVALIAR & AÇÃO

Autores:
Talita Rewa (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)) ; Andressa de Souza (EEUSP) ; Sarah de Almeida (EEUSP) ; Alfredo Almeida Pina (EEUSP)

Resumo:
Introdução: Jogos educativos representam uma estratégia criativa e inovadora para promover a construção do conhecimento em variadas temáticas do ensino em saúde. Eles apresentam grande potencial para serem utilizados em sala de aula e em campos de prática, em especial, com o enfoque da aprendizagem baseada em projetos 1,2. Objetivo: Apresentar os elementos constituintes de um jogo educativo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência sobre construção de um jogo educativo desenvolvido por alunas e um tutor do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da USP como trabalho de conclusão, no primeiro semestre de 2016. O jogo foi intitulado "Avaliar & Ação" e seu principal objetivo é subsidiar o reconhecimento de conceitos, modalidades, formas de avaliação da aprendizagem e sua aplicabilidade no ensino de Enfermagem. Os elementos do jogo foram: 3 pinos coloridos, 1 dado, cartas, botões, 3 "boletins" e 1 tabuleiro construído com apoio de designer gráfico. O boletim era representado pelos tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Narrativa: três enfermeiras (os) ganham um curso de Licenciatura em uma importante Universidade. Para isso, devem percorrer o caminho da avaliação da aprendizagem no tabuleiro, superando desafios, aprendendo conceitos, enfrentando punições, ganhando ou perdendo "botões" para compor o "boletim". A "aprovação" de todos os jogadores é necessária para o término do jogo, porém a classificação obedece a maior pontuação no boletim. Resultados: O jogo foi aplicado na Mostra de Monografia da Licenciatura, onde todos puderam jogar e avaliar a experiência. O tempo médio de jogo foi de 20 minutos, os participantes mostraram-se empolgados para conquistar o objetivo do jogo educativo, identificaram-se com a narrativa, associaram os desafios e punições dos jogos a suas experiências docentes durante a Licenciatura. Conclusão: A construção do "Avaliar & Ação" proporcionou o adensamento teórico sobre a temática da "avaliação da aprendizagem" e será aplicado nas próximas turmas da Licenciatura em Enfermagem. Contribuições para a enfermagem: Materiais instrucionais como os jogos educativos podem potencializar a aprendizagem dos futuros professores, dando um novo significado para a incorporação da ludicidade no processo de ensino e que amplia as estratégias didáticas dos enfermeiros em diferentes cenários educacionais. Descritores: Educação em Enfermagem; Jogos e brinquedos; Aprendizagem. Referências: 1. Fernades JCL. Educação digital: Utilização dos jogos de computador como ferramenta de auxílio da aprendizagem. Fasci- Tech- Periódico Eletrônico da FATEC- São Caetano do Sul. 2010; 1(3): 88-97. 2. Laprano MGG. Jogo de tabuleiro: Cenário Inovador na formação de professores de enfermagem [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: 2015