Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 174

Roda de Conversa


174

PABLO PICASSO: O DESPERTAR DA DIMENSÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM

Autores:
Cláudia Prado (Universidade de São Paulo) ; Denise Maria de Almeida (Universidade de São Paulo) ; Débora Rodrigues Vaz (Universidade de São Paulo) ; Alfredo Almeida Pina-oliveira (Universidade de São Paulo)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação de professores, no contexto atual, considera cada vez mais a superação da dimensão técnica, voltando-se a valorização da dimensão afetivo-emocional, e é nessa direção que e a educação estética pode constituir-se em diferencial. Entre as diferentes dimensões da competência do professor, a estética diz respeito à presença da sensibilidade no trabalho(1). A estética (aisthesis = percepção totalizante; compreensão pelos sentidos) da educação envolve um sentido para além dos domínios da própria arte, ou seja, não se restringe a atividades artísticas, mas aos modos de vida, à própria existência, uma vez que o termo estética supõe certa harmonia, certo equilíbrio de elementos (2,3). Trata-se da presença da percepção sensível da realidade, pois "a arte possibilita ao educador construir uma prática pedagógica em que conhecimento, imaginação e expressão conjugam-se dinamicamente", favorecendo ao estudante o despertar da imaginação, criatividade e senso crítico, levando a melhor compreensão dos temas abordados (4). Desenvolver nos docentes, em sua formação inicial, a atitude estética, pode levá-los a "ousar mais em seus planejamentos, estratégias didáticas e modos de lidar com a prática pedagógica" (3). OBJETIVO: Apresentar a visita cultural à exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola" de Licenciandos em Enfermagem como estratégia de sensibilização acerca da importância da dimensão estética da competência docente. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência. O cenário foi o Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, disciplina "Ensinar e aprender em Enfermagem: aspectos teórico-metodológicos". O planejamento teve início com a escolha da exposição e contato com o Centro Cultural Banco do Brasil para o agendamento da visita no mês de Maio de 2015. A escolha da exposição deu-se em função da gratuidade da mesma, relevância das obras expostas e facilidade de acesso ao local. Para nortear os licenciandos, foi elaborado um manual contendo orientações sobre a visita, a dimensão estética, data, horário e endereço. No ambiente virtual da disciplina foram disponibilizados artigos sobre dimensão estética, links para a biografia do pintor e suas obras, como também para o instrumento de avaliação da visita. Foi confeccionado o álbum "Visitando Picasso", para registro das impressões sobre a visita. Para a avaliação da visita foi elaborado um instrumento baseado na escala de Likert de 5 pontos composto de 20 afirmativas sobre a visita e duas questões abertas. O estudo foi autorizado conforme Parecer Consubstanciado nº 1.075.032 do CEP. RESULTADOS: Durante a visita, realizada no dia 28 de Maio, os licenciandos foram estimulados a perceber as formas, cores, significados das obras na visão do artista e possibilidades de trabalhar com as diferentes manifestações artístico-culturais em sala de aula. Ao término registraram suas impressões no Álbum conforme excerto abaixo: "Fazer essa visita, dentro do curso de licenciatura, me fez encarar toda a exposição com outro olhar. Pude relacionar o planejamento para a construção final de uma obra de arte e as suas várias interpretações possíveis com a nossa futura prática. Adorei a visita em si e todo o planejamento dela, os roteiros disponibilizados facilitou o direcionamento para o que observar." O instrumento de avaliação foi preenchido por 07 dos 14 licenciandos. Para 85,7% (06) dos licenciandos a visita: atendeu suas expectativas; esteve alinhada aos objetivos propostos; levou à reflexão sobre a importância da dimensão estética; é importante para a formação do docente de enfermagem; favoreceu a aprendizagem colaborativa; teve acolhida satisfatória; sensibilizou para a importância da dimensão estética na formação do professor; teve alguns imprevistos que atrapalharam seu andamento; teve duração adequada ao alcance dos objetivos; proporcionou interação satisfatória com o grupo; estimulou a realização de visitas culturais na futura prática e estimulou para a sensibilização dos pares para a relevância da dimensão estética na prática docente. Para 71,4% (05) a visita foi considerada importante para o crescimento profissional.. Para 57,1% (04) a visita não levou a percepção de aspectos desconhecidos da docência; não buscaram previamente informações sobre a exposição e consideraram a visita bem planejada; 42,9% (03) consideraram que o engajamento pessoal na visita favoreceu a aprendizagem significativa. Todos consideram viável a possibilidade de incorporar a dimensão estética à prática da educação em enfermagem; para eles a proposta da visita foi clara e gostariam de participar de mais visitas culturais. A percepção dos licenciandos acerca da inserção da dimensão estética na disciplina está representada no depoimento: "Está inserida a meu ver, na medida em que nos estimula o contato com as pessoas e os materiais que podemos trabalhar, trabalhando assim todos os nossos sentidos, que vão ficando mais aguçados e estimulando mais a criatividade da gente, que muitas vezes pelo uso excessivo das tecnologias e facilidades, que são tão comuns no contexto de hoje, ficam esquecidas. Acho isso fundamental também na formação do bacharel, porque é um modo de trabalhar mais nosso afetivo, dando mais significado ao nosso aprendizado. Aguçar os sentidos de um enfermeiro é fundamental: ter uma audição mais sensível à uma ausculta, um tato mais sensível à uma palpação e um olhar mais atento, mais observador - como isso faz diferença para um enfermeiro em sua atuação. Além é claro, de fazer você olhar um pouco mais a sua volta, para sua equipe, seus pacientes, colegas de trabalho, fazendo com que você note coisas fundamentais para um cuidado mais aprofundado e mais completo. Vejo muito isso agora que sou licencianda, mas falta muito isso no bacharelado, vejo muitas pessoas que saíram enfermeiros tecnicistas do bacharel, mas que mal olhavam para o lado para se relacionar e aprender com as pessoas que estavam ali com ele todos os dias, em período integral." CONCLUSÃO: A proposta da visita cultural foi considerada efetiva tanto pelos licenciandos quanto pelos professores, dado seu potencial para transformar o agir do futuro profissional docente por meio de uma melhor compreensão de si e de seu entorno. Contemplar a dimensão estética na formação de professores e de profissionais de enfermagem pode resultar em processos de formação e de cuidado mais sensíveis e humanizados. REFERÊNCIAS 1 Rios TA. A presença da filosofia e da ética no contexto profissional. Rev ORGANICOM. 2008;8(5):78-8. 2 Duarte Junior JF. Fundamentos estéticos da educação. Campinas - SP: Papirus; 2008. 3 Loponte LG. Arte para a Docência: estética e criação na formação docente. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. 2013;21(25):1-22. 4 Carvalho C, Bufrem L. Arte como conhecimento/saber sensível na formação de professores. In: Schlindwein LM, Sirgado AP. Estética e pesquisa: formação de professores. Itajaí: Univali, 2006. p 47-62.