Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 383

Roda de Conversa


383

Pensamento Crítico no ensino de Enfermagem: revisão bibliográfica sobre a prática docente

Autores:
Anselmo Amaro dos Santos (Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista/UNIP - Santos, São Paulo, Brasil.) ; Fábio da Costa Carbogim (Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP. Professor Assistente I/A. Faculdade de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Larissa Bertacchini de Oliveira (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora Científica do Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Secretária Geral da Red Iberoamericana de Investigación en Edu) ; Rizioléia M. Pinheiro (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus.) ; Vilanice A. Al Püschel (Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus.)

Resumo:
O Pensamento Crítico é importante para o ensino de Enfermagem, por possibilitar ao estudante, pensar de maneira crítica e tomar decisões significantes sobre problemas de saúde. Buscamos identificar na literatura, estudos que abordam o preparo pedagógico de docentes para ensinar pensamento crítico (PC) aos estudantes. Feito levantamento bibliográfico em 2016 nas bases de dados: LILACS, DEDALUS, BDENF, SCIELO E SCORPUS utilizando os descritores: pensamento crítico, enfermagem, habilidades, estudantes e docentes. Foram identificados 78 estudos que mostram o PC como instrumento importante para diagnóstico de necessidade de saúde e para resolução de problemas; apresentam conceitos do PC no ensino de Enfermagem; evidenciam a importância da formação do enfermeiro para atuar de modo crítico, articulando aspectos biológicos sociais, econômicos e culturais para atuar com competência no cuidado; apontam a aprendizagem baseada em problemas como uma das metodologias mais efetivas para o ensino de PC, por meio da qual os estudantes de Enfermagem podem desenvolver autonomia, iniciativa e capacidade de resolução de problemas para o cuidado de Enfermagem. Verificamos que a maioria dos estudos aborda o PC na perspectiva discente. Há carência de estudos voltados ao preparo do docente para ensinar pensamento crítico aos estudantes. Sugerimos estudos de intervenções voltadas à formação de professores para o ensino de PC.