Comunicação coordenada
415 | EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFBA | Autores: Aline Macêdo de Queiroz (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Raíssa Millena Silva Florencio (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Giselle Silva Teixeira (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Rosana Maria de Oliveira Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Josicélia Dumêt Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O estágio de docência (ED) é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação, sendo obrigatório para todos os bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) segundo Portaria nº 76 de 14 de abril de 2010(1). No Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGENF-UFBA) esse estágio é uma atividade obrigatória com carga horária de 136 horas para bolsistas do Curso de Doutorado. É operacionalizado com atividades distribuídas na participação de um componente curricular do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) e em uma modalidade de extensão. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma doutoranda no estágio docente do PPGENF-UFBA. MÉTODO: Relato de experiência do ED de uma doutoranda, que ocorreu de janeiro a maio de 2016 no componente curricular "Enfermagem no Cuidado à Saúde Mental". Os dados apresentados referem-se a como ocorreu à condução do componente curricular junto aos discentes, docentes e profissionais do serviço. RESULTADOS: As atividades do estágio docente englobaram 18 aulas teóricas e 20 práticas, construídas, discutidas e ministradas pelos professores do componente curricular e doutoranda. O planejamento do componente curricular correspondeu à construção e organização das dinâmicas das aulas; articulação com convidado para participar de uma Roda de Conversa com base no livro "Holocausto Brasileiro" de Daniela Arbex; organização das discussões tutoriais; e atualizações do componente no NovoMoodle UFBA (ambiente virtual de aprendizagem, alimentado pelos docentes, com sugestão de referências, filmes, documentários e notas). A articulação com o serviço ocorreu através de reuniões com os docentes do componente, e/ou o coordenador do serviço de saúde; e/ou a enfermeira do serviço de saúde com o propósito de discutir sobre os objetivos do componente curricular, do serviço, e a inserção de uma doutoranda nesse processo. As aulas teóricas ocorreram na EEUFBA segundo o conteúdo pré-estabelecido. As aulas práticas com a doutoranda foram desenvolvidas na escola e no Ponto de Cidadania em dois momentos e com grupos de estudantes diferentes. No primeiro, a doutoranda participou de oito aulas na escola, voltadas à leitura e análise crítica de textos (previamente escolhido pelas estudantes a partir de opções ofertadas pelas docentes), filmes, documentários e apresentação de convidados do serviço de saúde. Nos outros quatro dias, as atividades foram desenvolvidas com uma das docentes do componente curricular e 06 estudantes do curso de graduação, sem a participação da doutoranda, pois o campo de prática não comportava um quantitativo maior de pessoas (professora, estudantes) além dos profissionais e usuários do serviço. O segundo momento de prática ocorreu onde são desenvolvidas atividades do Projeto Ponto Cidadania - projeto inovador, itinerante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, através da Superintendência de Prevenção e Acolhimento ao Usuário de Drogas e Apoio Familiar e com o apoio do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD) e a Defensoria Pública do Estado (2). Esse projeto se constitui num instrumento de melhoria da condição de vida das pessoas em situações de rua e usuários de substâncias psicoativas, e possibilita que essas pessoas tenham acesso ao cuidado à saúde e às políticas públicas. A avaliação dos(as) graduandos(as) ocorreu de forma processual através da participação do mesmos no componente, conforme fala, escrita, capacidade de síntese, reflexões teórico-práticas e análise crítica, a exemplo: Avaliação do desempenho em cada discussão tutorial; Avaliação da apreciação crítica do livro; Avaliação das atividades práticas - construção de diário (evidenciaram o desenvolvimento da prática). Para além das atividades expostas para serem desenvolvidas, foi enviado e aprovado em um congresso, um resumo sobre a experiência dos estudantes de graduação na prática do componente Enfermagem no Cuidado à Saúde Mental. A experiência contribuiu para a formação da doutoranda, e articulação da graduação e pós-graduação. Apesar de entender e acreditar nas metodologias ativas, a doutoranda não obteve oportunidade enquanto docente de outras instituições de efetivar esse tipo de metodologia, a qual foi possível no estágio. A discussão tutorial foi uma tecnologia nova na experiência de ensino/aprendizagem da doutoranda durante o estágio, sendo possível utilizá-la em diversos componentes e que promove um melhor e profundo exercício do estudo, organização e capacidade crítica tanto dos discentes quanto dos docentes; facilita o entendimento dos temas abordados e provoca reflexões e aprendizado que não se findam na realização uma prova, perpetuam na vida profissional e pessoal. A possibilidade de estabelecer caminhos para a convivência ao longo do semestre entre docentes e discentes, considerando as necessidades do componente curricular e as peculiaridades dos sujeitos envolvidos; como também dos estudantes sugerirem um ponto para serem avaliados nas aulas práticas, evidenciou que a relação entre o professor e o estudante não é de submissão, mas sim de respeito, compromisso e co-responsabilização. As experiências enquanto estudante do doutorado e das práticas enquanto enfermeira e docente contribuiu para o desenvolvimento e execução do componente. Compartilhar do Encontro Pedagógico da escola sobre a Integralidade do Ensino com o corpo docente acentuou o entendimento da interdependência dos componentes curriculares, dos desafios, conflitos e facilidades vividos pelas docentes ao longo dos semestres. CONCLUSÃO: A proposta didático-pedagógica do componente que concebe o/a estudante como sujeito de sua aprendizagem conduz os mesmos a possuírem análises profundas da situação de saúde das pessoas que vão além de uma doença física. As práticas desenvolvidas nesse estágio foram desafiadoras e enriquecedoras; construímos um vínculo de confiança e co-responsabilização com os estudantes, os profissionais e usuários do serviço. Ao longo do processo, as atividades programadas sofreram mudanças e adequações de acordo as necessidades e demandas do serviço. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Ratificamos que apesar da complexidade, é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem de qualidade. O estágio contribui para estreitar os laços entre graduação e pós-graduação, discentes e docentes seja na produção de trabalhos ou no entendimento que sua articulação é necessária para promover a qualidade do ensino superior e para o desenvolvimento da enfermagem. REFERÊNCIAS: 1.CAPES. 2010. Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010. Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social constante do Anexo a esta Portaria. Brasília. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf Acesso em: 16 de junho de 2016. 2. SECOM. Pontos de cidadania já realizaram 16,7 mil atendimentos em Salvador. Disponível em: http://www.secom.ba.gov.br/2015/07/126798/Pontos-de-Cidadania-ja-realizaram-167-mil-atendimentos-em-Salvador.html. Acesso em: 05 de maio de 2016. DESCRITORES: Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. |