Roda de Conversa
271 | ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM JUNTO À POPULAÇÕES DE RISCO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | Autores: Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maria Adelane Alves Monteiro da Silva (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maristela Inês Osawa Vasconcelos (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Izabelle Mont´alverne Napoleão Albuquerque (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico1. OBJETIVO: A necessidade de se refletir uma Política de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão operante nos conteúdos curriculares nas graduações, nos propomos a descrever a experiência de ensino no Módulo Práticas Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará no primeiro semestre de 2016. METODOLOGIA: O Módulo é desenvolvido de forma transversal no currículo em quatro semestres do Curso com uma média de 140 estudantes que desenvolvem atividades junto a populações em situações de risco social (moradores de ruas, gestantes usuárias de crack, adolescentes usuários de drogas e em situações de violência, idosos institucionalizados, crianças institucionalizadas) a partir da realização de Projetos de Intervenção. Relatamos a experiência a partir dos discursos dos estudantes sobre a implementação do Projeto junto aos grupos. RESULTADOS: Constatamos que a imersão nos espaços de convivência destes grupos populacionais se configura como um importante campo de aprendizagem para o desenvolvimento de competências pelo enfermeiro no planejamento e avaliação do estado de saúde destas populações, bem como intervir encorajando os indivíduos, famílias e grupos vulneráveis a obterem serviços de saúde, orientando para desenvolver estratégias de prevenção de agravos e de promoção da saúde, apoiando na identificação das potencialidades da população, no sentido de reconhecê-la como protagonista no processo de cuidado em saúde. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: A experiência possibilitou a realização de atividades interdisciplinares e intersetoriais junto à sociedade e a contextualização dos conhecimentos trabalhados teoricamente relacionando-os com os eixos ensino, pesquisa e extensão. REFERÊNCIAS 1 Silva, Valéria. Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2012. |