Comunicação coordenada
7 | CONHECIMENTO DA DISCIPLINA E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DE CURSOS DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES | Autores: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Márcia da Silva Sá Teles (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA) |
Resumo: CONHECIMENTO DA DISCIPLINA E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DE CURSOS DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES Márcia da Silva Sá Teles Raquel A. Marra da Madeira Freitas Introdução. Este trabalho consiste em uma parte da pesquisa de campo da dissertação de mestrado intitulada "Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-Go". Esta pesquisa pretendeu oferecer um novo aspecto ao conhecimento existente sobre o tema, ao destacar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico como fundamental para a qualidade do ensino na graduação em enfermagem. Partiu-se do pressuposto de que o conhecimento pedagógico e o conhecimento didático não são, de modo algum, um problema que diz respeito somente à pedagogia. Ao contrário, dizem respeito à atividade profissional de todo professor, e disso depende a qualidade do ensino, da aprendizagem e da formação oferecida. No curso de graduação em enfermagem uma das condições para a docência, visando promover maior desenvolvimento do futuro profissional, é a possibilidade de o professor integrar o conhecimento disciplinar da área de enfermagem ao conhecimento pedagógico. Trata-se de uma questão que envolve aspectos epistemológicos e pedagógicos em função de um objetivo político: a qualidade da formação dos futuros enfermeiros. Objetivos. - Investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; - analisar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nos cursos pesquisados; analisar o conhecimento dos docentes quanto à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Descrição metodológica. Dada a rápida expansão da oferta de cursos de graduação em enfermagem, majoritariamente por meio de instituições particulares, a pesquisa teve como foco cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares localizadas na cidade de Goiânia - Goiás, visando contribuir para a compreensão dos desdobramentos de tal expansão, especificamente quanto à qualidade do ensino. A fundamentação teórica privilegiou as ideias de Ariza e Toscano1 e Libâneo2,3,4 e utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa dez docentes de 2 instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, selecionados conforme critérios de inclusão e de exclusão, aplicados para selecionar a instituições e os docentes. Os dados foram coletados por meio de questionário e de roteiro de entrevista semiestruturada. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás, por meio do protocolo Nº 984.941, de 11/03/2015. Resultados. A docência foi referida pelos docentes como atividade complementar e secundária à atuação como enfermeiros, não sendo sua principal atividade profissional. Há fortes contradições entre a formação e a prática dos enfermeiros que atuam como docentes, uma vez que a maioria ingressou na docência sem algum conhecimento pedagógico e, em certos casos, até mesmo sem o conhecimento da disciplina a ser ensinada. Embora reconheçam que o conhecimento pedagógico é importante, afirmaram que não se fundamentam em uma teoria ou referencial pedagógico para orientar sua atividade de ensino e reconheceram que o conhecimento experiencial é um elemento fortemente estruturador de sua prática pedagógica. Nem sempre a instituição de ensino atribui ao docente disciplinas das quais ele tenha conhecimento específico, o que indica um descaso institucional com a qualidade da formação oferecida. Embora tenham expressado preocupação e compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica que assegure a efetividade do processo de ensino e aprendizagem, referiram dificuldade em a concretizar. Os docentes relataram não ter autonomia para decidir sobre o modo de organizar o ensino a partir do conhecimento disciplinar (conteúdo), uma vez que devem cumprir protocolos determinados pela instituição de ensino, o que se torna um fator limitador para a integração entre conhecimento específico da disciplina e conhecimento pedagógico. Em vez de integração, os docentes referiram a dissociação entre o conhecimento disciplinar, sua lógica, sua estrutura epistemológica, seus métodos investigativos, e o conhecimento pedagógico, que em geral é compreendido de forma resumida a procedimentos e recursos de ensino. Embora predomine esta dissociação, há indícios de esforços visando a integração. Entretanto, esses esforços carecem de forte investimento de base pedagógico para que se convertam em práticas docentes integradoras. Conclusão. Decorrem dos resultados desta pesquisa algumas implicações para o ensino nos cursos de graduação em enfermagem: 1) no que se refere à dimensão pedagógica, é preciso romper com o ensino orientado somente por saberes experienciais dos professores; 2) nem sempre a formação inicial proporciona ao enfermeiro conhecimentos pedagógicos e didáticos para a docência, o que realça a importância da formação continuada para lhes proporcionar fundamentos científicos pedagógicos norteadores de sua prática docente; 3) é necessário um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes para que desenvolvam a possibilidade de integração entre conhecimento da disciplina ensinada e conhecimento pedagógico, visando a assegurar o avanço qualitativo da formação de enfermeiros. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a reflexão sobre o processo de aprofundamento da qualidade da formação de enfermeiros, sobretudo em sua relação com a expansão da oferta de cursos. Embora as análises e conclusões aqui apresentadas limitem-se aos dados obtidos no contexto de instituições de ensino particulares, acredita-se que possa haver pontos em comum com cursos de instituições de outra natureza, como as públicas e as comunitárias. Referências. 1 - Ariza RP, Toscano JM. El saber práctico de los profesores especialistas: aportaciones desde las didácticas específicas. In: Morosini MC. Professor do ensino superior - Identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora; 2001. p. 35-42. 2 - Libâneo JC. Didática e epistemologia: para além do debate entre a didática e as didáticas específicas. In: Veiga IPA, D´Ávila C. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus; 2008. p. 59-88. 3 - Libâneo JC. Formação do professor e didática para o desenvolvimento do aluno. Educ. Real. 2015;40(2):629 - 650. 4 - Libâneo JC. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: Marin, AJ, Pimenta SG. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira & Marin; 2015. p. 39-66. Descritores: Conhecimento. Ensino. Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área Temática 4. Formação e prática docente no ensino de Enfermagem. |