Comunicação coordenada
32 | FORTALECIMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO | Autores: Daniela Maysa de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) ; Vânia Marli Schubert Backes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) |
Resumo: Introdução: Há um novo ritmo educativo que requer das instituições de ensino a proposição contínua de formação para o mundo do trabalho, onde as práticas docentes de formação profissional necessitam acompanhar as transformações que ocorrem nos meios educativos, sociais, políticos e econômicos, permitindo aos alunos relacionarem com criticidade, os conhecimentos teóricos para a aplicabilidade prática1. Os docentes que atuam nestes espaços apresentam características que influenciam na maneira particular de ensino, como a dimensão pessoal, os conhecimentos dos professores e o momento da trajetória profissional do docente. Considerando que para ocorrer avanços o professor necessita se qualificar, questiona-se: como o professor enfermeiro da educação profissional técnica de nível médio se prepara para a docência e como ele aprimora essa prática? Objetivo: Conhecer a proposta de capacitação pedagógica nas escolas em que atuam os participantes deste estudo. Método: Estudo qualitativo (excerto de dissertação), do tipo pesquisa ação (CAAE 12622613.2.0000.0121), ancorado no referencial teórico de Lee Shulman, com análise temática dos dados. Foram organizadas três oficinas pedagógicas para coleta de dados, com seis docentes do Curso Técnico em Enfermagem, de duas Escolas de Educação Profissional, nos meses de abril e maio/2013. Resultados: Há a consciência da necessidade de contínua formação docente, para renovar e aprimorar a própria práxis pedagógica. E os docentes acreditam que o coordenador de curso deveria estar preparado pedagogicamente para orientar suas práticas pedagógicas. Contribuições: A responsabilidade pela capacitação e desenvolvimento profissional é compartilhada, quando a necessidade de qualificação aplica-se aos professores e aos coordenadores, para que juntos, fortaleçam seus saberes e possam ofertar um ensino de qualidade. Torna-se necessário que espaços de diálogos sejam proporcionados entre docentes e coordenadores de curso, proporcionando a reflexão de sua práxis e que a capacitação e o acompanhamento pedagógico sejam práticas rotineiras, tornando coparticipes no processo de ensino aprendizagem, todos os atores envolvidos. |