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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 303

Comunicação coordenada


303

FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Fernanda de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Claudia de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Geilsa Cavalcanti Soraia Valente (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF)

Resumo:
Introdução: esta pesquisa teve por objeto de investigação a percepção de acadêmicos de enfermagem dos últimos períodos acerca do processo de ensino aprendizagem de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Justifica-se tendo em vista a escassez literária e pela oportunidade de se refletir acerca dos fatores que interferem no processo de ensino sob a ótica discente. Objetivos: caracterizar o perfil de acadêmicos de enfermagem e discutir a percepção desses participantes acerca do processo de ensino destacando os fatores que interferem nesse processo. Descrição metodológica: pesquisa qualitativa de natureza descreva e exploratória, aprovada pelo CEP HUAP/UFF 920.492, atendendo aos preceitos da Resolução 466/2012¹. Os participantes/cenário foram acadêmicos de enfermagem de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2015, através de entrevista gravada e submetidos ao processo de análise temática². Resultados: dos 46 estudantes a maioria (40) pertence ao sexo feminino e faixa etária entre 18 e 25 anos (total de 35 estudantes). Do processo de análise temática emergiram: Tema 1: Percebendo fatores que interferem positivamente; Tema 2: Percebendo fatores que interferem negativamente. As técnicas e tecnologias utilizadas pelos docentes utilizadas em sala de aula são pontos destacados positivamente para o processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, a falta de paciência e o despreparo do docente destacam-se como fatores negativos do processo de ensino. Conclusão: verificaram-se percepções positivas/negativas do processo de ensino aprendizagem e que todos eles, em sua maioria, estão relacionados ao docente. Destarte, é de grande importância que o docente se mantenha atualizado e aberto a críticas de modo a rever sua prática. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: proporciona reflexão acerca dos fatores que interferem no processo de ensino aprendizagem destacando o papel do docente de enfermagem e afins como condição Sine qua non para o sucesso da aprendizagem discente. Descritores: educação superior; ensino; enfermagem. Referências: Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 Minayo MC de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª.ed. Petrópolis(RJ): Vozes; 2004.