Comunicação coordenada
286 | PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE DISCENTES DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | Autores: Francisca Márcia Pereira Linhares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rafaella Queiroga Souto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Isabelly de Melo Canêjo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Francis Solange Vieira Tourinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Karla Alexandra de Albuquerque (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) |
Resumo: Introdução: Um currículo deve levar em consideração o perfil discente que recebe nos períodos iniciais do curso para garantir a formação do egresso que se deseja. Objetivos: conhecer o perfil do discentes matriculados nos primeiros semestres do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Descrição metodológica: trata-se da primeira etapa de uma pesquisa de avaliação curricular com uso da metodologia CIPP (contexto, insumos, processo e produto). O conhecimento do perfil discente faz parte da compreensão do contexto. Para atingir esta etapa da pesquisa foi realizada uma coleta com dados secundários, em maio de 2016, provenientes de um banco previamente coletado pelo Núcleo Docente Estruturante do departamento de Enfermagem da UFPE. Foram analisadas por meio de estatística descritiva as características sociais, demográficas e econômicas dos discentes do primeiro e segundo período do curso. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UFPE sob parecer: 1.571.636. Resultados: Foram analisados dados de 59 alunos, sendo 33 do primeiro período e 26 do segundo. A idade média dos participantes foi de 19,54 anos (mínimo de 17 e máximo de 30 anos). A maioria (86,2%; n = 56) era do sexo feminino, não ingressou como bolsista (56,9%; n = 37), não possui outro curso superior (87,7%; n = 57), cursou ensino fundamental (66,2%; n = 43) e ensino médio (53,8%; n = 35) em escola privada, não possui nenhum curso técnico (73,8%; n = 48) e não exerce nenhuma outra atividade profissional (86,2; n = 56). Em relação a opção no vestibular, 41,5% (n = 27) queriam enfermagem como primeira opção. Conclusão: O conhecimento do perfil discente poderá subsidiar a compreensão sobre a formação do egresso e reorientar a reforma curricular, adequando o novo currículo ao contexto discente. Descritores: Avaliação educacional; Educação em Enfermagem; Características da população. |