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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 537

Comunicação coordenada


537

A INSERÇÃO DE ENFERMEIROS LICENCIADOS NO MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES

Autores:
Maria José Clapis (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Adriana Katia Corrêa (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Maria Conceição Bernardo de Mello E Souza (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) ; Rafaela Beatriz Vigatto Lunardello (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo)

Resumo:
Introdução: Estudos sobre egressos possibilitam identificar a contribuição da escola na formação dos profissionais e conhecer a situação profissional Objetivo: identificar as fragilidades e potencialidades para a inserção no mercado de trabalho na área da saúde segundo enfermeiros egressos de um Curso de Licenciatura em Enfermagem. Metodologia: Pesquisa descritivo-exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on line. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (Protocolo CAAE: 37355014.5.0000.5393) atendendo a Resolução 466/2012. Os sujeitos da pesquisa foram 78 egressos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP. Resultados: A inserção no mercado de trabalho se deu majoritariamente na área da saúde (69,2%), com predomínio no hospital (57%). 75,7% possuem mais de um emprego. Quanto à inserção no mercado de trabalho, 40 egressos (51,3%) mencionaram dificuldades, sendo a mais citada a falta de experiência por 44 egressos (40,7%), seguida por ausência de vagas na cidade onde reside (21,3%). A insegurança no início da vida profissional foi indicada por 55 egressos (70,5%). Por outro lado, 48 egressos (61,5%) não encontraram dificuldades para colocar em prática o aprendizado da graduação. 27 (34%) manifestaram insegurança em executar tarefas no trabalho, como alguns procedimentos de enfermagem, trabalho em equipe, gestão e a distância da teoria e prática. A característica mais citada como potencialidade adquirida na graduação foi a habilidade de busca contínua pelo conhecimento, educação crítico-reflexiva e humanização. Discussão: Os resultados apontam para relevância de estudos de egressos, no sentido de ter uma visão mais ampla sobre a formação. Conclusão: Os egressos indicaram que o Curso os preparou para atuação tanto na área da saúde (82%) como na área da educação (93,6). O Curso de Licenciatura tem potencial para formar profissionais capacitados para o mundo do trabalho. Descritores: educação em enfermagem; egressos; enfermagem. Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Área Temática 4: Formação e prática docente no ensino de Enfermagem