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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 121

Roda de Conversa


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FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ENFERMAGEM: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores:
Daisy Maria Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Deyse Cardoso de Oliveira Braga (Universidade Federal do Ceará) ; Raelly Ramos Campos (Hospital Universitário Lauro Wanderley) ; Consuelo Helena Aires de Freitas (Universidade Estadual do Ceará) ; Lidyane Parente Arruda (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: O processo de ensino e aprendizagem é composto pelo ato de ensinar, que exprime uma atividade; e o ato de aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito¹. Este processo pode ser analisado em quatro eixos fundamentais, a universidade; o aluno; o professor e o professor de ensino e aprendizagem. Dos diferentes autores que analisam e comparam os eixos do processo de ensino e aprendizagem, destacamos Bordenave (1984), Libanêo (1982), Saviani (1984) e Mizukami (1986). Iremos adotar Mizukami para este estudo. Minzukami (1986) divide o processo de ensino e aprendizagem em cinco abordagens, a dispor: a tradicional é a prática educativa caracterizada pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade, tendo como objetivo, o conhecimento, e dele o aluno deve ser um simples depositário desse conhecimento; a comportamentalista, o conhecimento é adquirido pelo comportamento individual e social do aluno, entende-se como o desenvolvimento de suas habilidades são determinadas por suas relações com o meio em que se encontram, ou seja, o homem é considerado um produto do meio; a humanista, enfatiza as relações interpessoais, objetivando o conhecimento do indivíduo, o objetivo é o sujeito, com o ensino centrado no aluno; a cognitiva ou a piagetiana, estuda os processos centrais do indivíduo, tais como organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento e de comportamento, entende-se que o pensamento é a base da aprendizagem; e a sociocultural é um processo amplo de ensino e aprendizagem com enfoque no sujeito como elaborador e criador do conhecimento, leva o aluno a uma consciência crítica da sua realidade, transformando-a e melhorando-a, tem como principal pensador, Paulo Freire e o movimento de cultura popular, na alfabetização de adultos. Tais abordagens fundamentam o processo de ensino e aprendizado que o docente deve praticar em sala de aula, otimizando assim, a individualidade, a peculiaridade e o aprendizado de cada aluno, instigando-os a aprender. Objetivo: Relatar os desafios e as potencialidades de um curso de curta duração ofertado a turma de graduação em Enfermagem do 4º semestre, através da disciplina de Estágio a Docência do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Descrição metodológica: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de abordagem crítico reflexiva de cunho descritivo compreensivo das ações realizadas em um curso de curta duração (40 horas), ofertado para a turma de graduação em enfermagem do 4º semestre da Universidade Estadual do Ceará, através da disciplina de Estágio a Docência do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. O curso foi elaborado para suprir as necessidades dos alunos. Colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, deixamos o aluno escolher o conteúdo, a data e o horário do curso. Fizemos um levantamento no início do semestre letivo e o curso foi lecionado no fim do mesmo semestre. O conteúdo escolhido foi Cálculo de medicamentos. O curso foi montado com oito encontros presenciais de quatro horas de duração, com intervalos de 15 minutos e oito horas semi presenciais para estudo do conteúdo. Resultados: As aulas presenciais tiveram como fio condutor as abordagens tradicional, humanista e cognitiva, tivemos o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, através de aulas expositiva com vídeos, figuras, exercício e discussão de casos clínicos. A adesão da turma ao curso foi de 86% e todos concluíram o curso. Analisando a frequência tivemos: 1 aluno faltou três encontros, por motivo de doença e trouxe o atestado médico para justificar sua falta, 3 alunos faltaram dois encontros e 21 alunos tiveram presentes em todos os encontros. Fazendo o ensino como componente do processo educativo, dividimos o conteúdo em três áreas temáticas, a seguir: Cálculo das dosagens de medicamentos; Vias de administração de medicamentos e Cuidados na administração dos medicamentos. Divididos em dois eixos a formação e prática do ser docente no ensino de enfermagem, a dispor: a experiência de lecionar um curso para os graduandos de Enfermagem e desafios e potencialidades da formação prática e docente do ensino de Enfermagem. A experiência de elaborar, montar e lecionar um curso, tendo como centro do ensino os alunos tendo voz foi instigante e desafiadora. Pela vivência profissional adquirida estou entendendo várias características da competência do professor, ou seja, o saber fazer bem caracterizo três competências. A primeira é o domínio adequado do saber a ser transmitido, juntamente com a habilidade de organizar e transmitir esse saber; a segunda competência são os aspectos relevantes mais imediatos da sua própria prática, ou seja, um entendimento das múltiplas relações entre os vários aspectos da universidade, desde a organização do período de aula, passando por ofertas de vagas e agrupamento de turmas, até o conteúdo e os métodos de ensino; a terceira competência, uma compreensão das relações entre o preparo técnico que recebeu, a organização da universidade e os resultados². Os desafios encontrados na formação prática do docente é o saber fazer bem, esta tem uma dimensão técnica, a do saber e do saber fazer, isto é, do domínio dos conteúdos de que o aluno necessita para desempenhar o seu papel, aquilo que se requer dele socialmente e a dimensão política, esta traz a ideia de responsabilidade, que se encontra articulada com a liberdade, conceito que representa o eixo central da ética, pois responsabilidade está ligada a compromisso com a sociedade³. Devemos como docentes despertar tais ideias em nossos alunos, pois a sala de aula é um ambiente político. Conclusão: Portanto, o processo de ensino e aprendizagem fornece ferramentas básicas para a construção do ser docente. A reflexão acerca do método utilizado na formação e inserção prática de novos docentes não se esgotou, devido à complexidade do tema e à necessidade de uma maior profundidade em pesquisas teóricas e investigações empíricas. Contribuições para a Enfermagem: A intercessão do programa de pós graduação na graduação como ferramenta de ensino/prática à vida docente. Referências ¹Santos RV. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração 2005 Jan; Ano XI (40): 19-31. ²Farias IMS, Sales JOCB, Braga, MMSC, França MSLM. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber; 2008. ³ Rios TA. Ética e competência. 11. ed. São Paulo: Cortez; 2001. Descritores: Instituições acadêmicas. Docentes. Enfermagem