Comunicação coordenada
445 | MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA E O DESPERTAR PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Rosana Amora Ascari (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc) ; Naraiane Fermino (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc) ; Julia Rossetto Marqueti (Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc) |
Resumo: A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) possui o Programa de Monitoria aprovado pela Resolução n° 091/2014 do Conselho Universitário (CONSUNI) o qual visa auxiliar o discente no desenvolvimento de determinada disciplina em aspectos teórico e prático, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e criando condições para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à atividade docente1. O Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso de Enfermagem contempla a disciplina de Anatomia Humana nos dois primeiros semestres do curso, sendo que cada uma possui a carga horária de 54 horas/aula divididas em teóricas e práticas2. Tal disciplina é fundamental e serve de base para o desenvolvimento das práticas de enfermagem, torna-se importante também o papel do monitor no processo de ensino-aprendizagem. No laboratório de Anatomia Humana o acadêmico encontra um ambiente dotado de recursos e instrumentos, tais como cadáveres, maquetes e desenhos anatômicos que tendem a proporcionar condições para o aprendizado, e visibilidade ao acadêmico de enfermagem, possibilitando-o aplicar e relacionar o conteúdo oferecido no campo prático de sua futura profissão. Os programas de monitoria são de grande valia para que o acadêmico se descubra, ou não, como possível docente após sua formação, evitando assim, que, no futuro, possa tornar-se um profissional descontente com a carreira escolhida3. A partir do exposto objetivou-se relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de graduação em enfermagem da UDESC no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) durante as atividades desenvolvidas nas ações de monitoria das disciplinas de Anatomia Humana I e II, refletindo acerca da importância da monitoria, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente monitor e futuro docente, além de algumas dificuldades encontradas no processo pedagógico das monitorias. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivencias de monitora das disciplinas de Anatomia Humana I e II em uma universidade pública. Tal experiência ocorreu no município de Chapecó/SC, no período de março de 2015 a julho de 2016, correspondendo ao semestre 2015/1, 2015/2 e 2016/1. Durante toda a monitoria esta bolsista cumpriu uma carga horária de 20 horas semanais de forma presencial no laboratório de anatomia, aonde conduzia grupos de estudo ou atendimentos individuais para reforçar do conteúdo programado/ministrado por docente, elaboração de simulados e outras atividades de aprendizagem, além da preparação de materiais necessários para as aulas e provas práticas. Os encontros eram previamente marcados e aconteciam de forma que conciliasse também as aulas da acadêmica monitora, não interferindo nos seus horários e atividades de aula. Foram realizadas atividades teórico-práticas com acadêmicos da 1ª e 2ª fase do curso de graduação em enfermagem contemplando uma média de 60 acadêmicos. O serviço de monitoria acadêmica é uma atividade de apoio pedagógico oferecido aos estudantes e conduzido por estudantes, que tem interesse em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, mostra sua utilidade à medida que atende as dimensões políticas, técnica e humana da prática pedagógica3. A disciplina de Anatomia Humana é abordada no início do curso para apresentar as partes componentes do corpo humano e seus sistemas, onde a partir disso facilita-se a compreensão de estudos práticos. Sobretudo, essa matéria requer do acadêmico o entendimento e memorização de termos técnicos e específicos até então desconhecidos e que os guiarão na prática profissional4. As atividades como monitora fomentaram meu interesse pela prática docente, guiada pelo aprimoramento de conhecimentos relacionados aos conteúdos e o desenvolvimento da prática de monitoria me forneceu maior segurança e desempenho acerca dos conteúdos. A autoconfiança adquirida ao longo das atividades, me proporcionou uma boa relação com os acadêmicos, que sentiam-se a vontade para usufruir da monitoria para esclarecer dúvidas e minimizar angústias sobre os conteúdos e até mesmo ao curso que escolheram. O privilégio oferecido aos aprovados nos programas de monitoria torna-se de fundamental importância para a descoberta da vocação docente, evitando, assim, que no futuro, possa tornar-se um profissional descontente com a carreira escolhida5. Um aspecto fundamental foram as experiências vividas em campo prático. Por já ter cursado boa parte da carga horária teórica e prática do curso e ter de cumprir estágio obrigatório em serviços de saúde de todos os níveis de complexidade, pude socializar com discentes situações em forma de simulado, proporcionando relação com o conteúdo ministrado em aula. Essa prática gerou melhor compreensão acerca da morfologia e funcionalidade do corpo humano, saudável ou não. As monitorias aconteceram de duas formas: individual e em grupos. A formação de grupos propicia debates, compartilha dúvidas, amplia a capacidade de raciocínio clínico e otimiza o tempo dispensado para o ensino. As atividades de monitoria foram guiadas por metodologias ativas, uma delas foi uma oficina de desenhos anatômicos, onde eram dispostos nas bancadas papeis e lápis e então os acadêmicos desenhavam e indicavam estruturas que compunham determinado sistema. Foram elaborados simulados com perguntas objetivas e a correção era realizada individualmente ou em grupo com a utilização das maquetes anatômicas e suporte da literatura científica. Realizou-se simulado prático em formato de circuito, com tempo definido para responder e indicar estruturas do sistema estudado pelos acadêmicos. Diversas dificuldades permearam a atuação da monitoria, dentre estas, a falta de interesse de alguns discentes em procurar a monitoria ou procurar com antecedência. Salienta-se a falta de compreensão discente em relacionar a Anatomia Humana com outras disciplinas que norteiam o desenvolvimento da expertise clínica, necessária ao enfermeiro. Tal situação, provavelmente está associada pela fragmentação do ensino por disciplinas e não por competências, ficando por vezes, informações desagregadas umas das outras. Vivenciei alegrias e descontentamentos da docência como monitora e obtive grande crescimento pessoal e profissional, além de expandir meus horizontes para a prática e vivência docente. A experiência ajudou a diminuir a ansiedade e angustias de discentes do que se espera para a vida acadêmica e profissional, além de fomentar o desejo de colegas em se tornar monitores ou buscar outras experiências que a universidade oferece. Como resultado, esta monitoria fortaleceu o bom relacionamento interpessoal com acadêmicos e docentes. Além disso os programas de monitoria oferecem crescimento para o curso de enfermagem na melhora da construção do processo ensino-aprendizagem a partir da troca de saberes e experiências, consequentemente refletindo em futuros profissionais interessados com a continua busca de conhecimento. |