Roda de Conversa
369 | Perrfil dos grupos de Educação e enfermagem do Rio de Janeiro: pesquisa e participaçãoes | Autores: Claudia Maria Messias (Universidade Castelo Branco e Faculdade São Camilo) ; Harlon França de Menezes (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Cleide Gonçalo Rufino (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) ; Ann Mary Tinoco Machado Feitosa Rosas (Escola de Enfermgem Anna Nery-UFRJ) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Este estudo é originado do grupo coordenador da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE), Brasil, Região Sudeste, Rio de Janeiro1. Justifica-se a importância em realizar esta caracterização no Rio de Janeiro, visto que as demais regiões do Brasil já foram mapeadas em outros estudos e também pela sua reconhecida posição de evidência nas produções científicas no cenário brasileiro. OBJETIVO: Caracterizar os grupos de pesquisa em Educação e Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, no que tange o número de pesquisadores, linhas de pesquisas e temas relativos à educação. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, exploratório-descritiva. O percurso metodológico se deu a partir do Banco de Dados e Estatísticas do Portal on-line do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A busca foi realizada em junho de 2016, no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, utilizando as palavras Educação e Enfermagem, e nos respectivos Currículos Lattes dos pesquisadores responsáveis pelos grupos. RESULTADOS: Foram encontrados 10 grupos de pesquisa sobre Educação e Enfermagem no Rio de Janeiro. Os grupos estão divididos em 04 na UFRJ, 02 na UERJ, 01 na UNIFOA e UNISUAM cada, 02 na UFF. O ano de formação está entre 1994 a 2015, há 36 linhas de pesquisas divididas entre os grupos, há 113 pesquisadores, além de estudantes e técnicos, e apenas 02 grupos com participantes estrangeiros. CONCLUSÃO: Permitiu-se elencar o panorama dos grupos do Rio de Janeiro e evidenciar a estruturação destes. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Esta caracterização poderá fortalecer parcerias para o reconhecimento e desenvolvimento de impactos na integração ensino-serviço em enfermagem. Descritores: Enfermagem, Educação, Pesquisa |