Roda de Conversa
491 | MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM | Autores: Marly B. G. Marton da Silva (Universidade Positivo) ; Adriano Shimbo (Universidade Positivo) ; Katia Renata Antunes Kochla (Universidade Positivo) ; Luciane Favero (Universidade Positivo) |
Resumo: Introdução: O Mapa Conceitual como recurso utilizado no processo ensino-aprendizagem permite a compreensão dos conceitos partindo dos conhecimentos prévios e adquiridos daquele que se propõe a ensinar e a aprender. Objetivo: Relatar a experiência no uso pedagógico do mapa conceitual na disciplina Fundamentos, Métodos e Técnicas de Ensino em Enfermagem. Metodologia: Por meio do método ativo de aprendizagem, foram trabalhadas com os alunos questões conceituais sobre educação e saúde. Os alunos foram instigados à discussão por meio da técnica de tempestade de ideias, sendo que na sequência, foi disponibilizada uma cartilha ilustrada sobre Educação em Saúde para que os acadêmicos em grupos de oito, elaborassem um mapa conceitual sobre o assunto. Resultados: Os acadêmicos relataram que no início da atividade encontraram algumas dificuldades para concentrarem em um único mapa conceitual todo o conteúdo da cartilha, entretanto, após várias leituras da cartilha e discussão entre os membros do grupo, partindo dos conceitos, conseguiram construir o mapa e perceberam o quanto é facilitadora essa ferramenta pedagógica para compreensão da leitura. Conclusão: Os alunos consideraram interessante e relevante o uso do mapa conceitual e perceberam que podem estudar qualquer assunto por meio desse recurso pedagógico. Os enfermeiros são educadores em saúde e, para que compreendam o que irão explicar, é relevante que conheçam os métodos, as técnicas e os recursos pedagógicos. A partir da elaboração do mapa conceitual, sobre qualquer temática da saúde, os futuros enfermeiros poderão realizar com conhecimento e segurança a educação em saúde, tão necessária na prevenção e promoção da saúde da população. DESCRITORES: Enfermagem; Educação em Saúde; Ensino. REFERÊNCIAS: PENA, A. O. Mapas Conceituais - uma técnica para aprender. Editora Loyola, 1ª ed., 240 p. 2006. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRG, Instituto de Física, 2013. |