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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 394

Comunicação coordenada


394

PRÁTICA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO E LICENCIATURA INTEGRADAS

Autores:
Ronaldo Luiz Barboza (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Ana Cristina de Moraes (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Karen Peres Hernandes (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Letícia Martins (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:
Introdução: A atividade educativa faz parte da formação do enfermeiro e desde as diretrizes curriculares de 20021 foi incorporada na graduação e licenciatura integradas do curso de Enfermagem, a cujo relato este texto se propõe. Objetivos: relatar a experiência de práticas educativas com crianças de dois anos a adolescentes, no exercício do programa de saúde escolar, em disciplina de saúde da criança e do adolescente. Metodologia: Relato de experiência de práticas educativas como componentes da formação curricular do enfermeiro. As atividades práticas supervisionadas na disciplina mencionada ocorrem seguindo o ciclo de vida e os níveis de atenção, da atenção primária a assistência hospitalar. As práticas educativas coletivas ocorrem em centros de educação infantil, com crianças até cinco anos, em escolas de ensino fundamental, com crianças até 11 anos e em escolas de ensino fundamental e médio, com crianças e adolescentes, todas pertencentes à área adscrita da unidade de atenção primária em que a prática da disciplina é desenvolvida. Os temas de saúde abordados são indicados pelas escolas e incluem doenças de inverno, bullyng, sexualidade, prevenção de acidentes, entre outros. As metodologias de abordagem são planejadas para cada faixa etária. Resultados: Os alunos de enfermagem envolvem-se com o preparo teórico-metológico dos temas, abordados na forma de representação, teatro de fantoches, rodas de conversa, discussão de filmes, entre outras possibilidades. Desenvolvem sua experiência como futuros professores e enfermeiros de forma articulada e integrada. A avaliação das experiências2, tanto por parte dos discentes como das escolas que recebem a atividade é sempre positiva. Conclusão: Incorporar práticas educativas no cotidiano da formação do enfermeiro de forma integrada tem sido bem avaliado tanto pelos docentes, quanto pelos discentes e egressos do curso. Contribuições para a Enfermagem: Espera-se difundir esta prática e inspirar os cursos de formação de enfermeiros e/ou licenciaturas na adoção de experiências similares. Referências: 1. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília; 2001. 2. Rodrigues RM, Conterno SFR, Guedes GC. Formação na graduação em enfermagem e impacto na atuação profissional na perspectiva de egressos. Interfaces da Educ., Paranaíba. 6(17):26-43; 2015. Descritores: Enfermagem, Formação, Licenciatura em Enfermagem. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área Temática: 4. Formação e prática docente no ensino de Enfermagem