Roda de Conversa
544 | REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: ENFOQUE SOBRE MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES. | Autores: Tanara Leonardelli Michielin (Universidade de Caxias do Sul) ; Suzana Boeira (Universidade de Caxias do Sul) ; Taline Bavaresco (Universidade de Caxias do Sul) |
Resumo: Introdução: Esta reflexão busca construir elementos norteadores que possam subsidiar discussões sobre as potencialidades da ação pedagógica, com ênfase na área profissional da enfermagem, sobre a geração de mudanças na prática docente, frente ao desafio de mudar e transformar, no contexto de mudanças essenciais, inovadoras, na educação superior que se traduzem em indicadores como: repensar currículos, na formação contínua de professores e na busca de aprimoramento pedagógico institucional¹.Além desses indicadores da inovação estão na pauta atual das discussões acadêmicas. O ensino com pesquisa na graduação e o uso de novas tecnologias na sala de aula, são defendidos como propostas de tornar o estudante universitário sujeito do processo de aprendizagem. Alterando dessa forma radicalmente a disposição anterior de se entregar todas as informações já prontas e sistematizadas pelo professor para memorização e reprodução. A valorização da coparticipação entre professores e alunos e entre os próprios alunos na dinamização do processo de aprendizagem e de comunicação se justificam pela necessidade de gerar novas práticas pedagógicas e o apreender pelas e com as atividades de ensino². Defende-se, por fim, o papel do professor como mediador, estimulando a aprendizagem dos alunos como processo individual e coletivo, oriente suas atividades, discutam com eles suas dúvidas, seus problemas, incentivando a avançar no processo do conhecimento³. Objetivos: Nessa perspectiva, o objetivo dessa reflexão foi identificar os desafios para a formação continuada de docentes para ensino superior em enfermagem. Descrição metodológica: a metodologia utilizada foi a dialética de análise da prática docente. Resultados: A análise da literatura, além do aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática, permitiu desvelar a necessidade de revitalização da docência universitária no enfoque reflexivo, com vistas a tornar os professores mais comprometidos e competentes para o exercício da sua profissão. Além de evidenciar a necessidade de um compromisso institucional de estimulo a essa revitalização. Conclusão: No contexto educacional contemporâneo, a provocação para a mobilização do conhecimento do aluno, indo ao encontro do significado do conhecimento, aponta uma grande possibilidade do aprendizado emergir, principalmente, através do encontro de desejos, pela via da experiência do vivenciar, com a mediação do professor e com o protagonismo do aluno. Contribuições para Enfermagem: Conforme Freire: "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"³. Uma possibilidade é apresentar o caminho para esclarecer onde o aluno precisa buscar, através de um empreendimento coletivo, conhecido como, professor e aluno, frente a uma atitude de reflexão. Construir a aula de forma provocativa para que os alunos reajam individualmente e coletivamente, inspirando a dedicação pelo processo educativo. O aluno precisa sentir-se desafiado a responder as demandas trazidas pelo mundo e mediado pelo professor. O contexto e o conhecimento, somado a condição humana, é o tripé para direcionamento do processo educativo em enfermagem. Bibliografia 1. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Summus, 2012. 2. VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONT'EV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.5.ed. São Paulo: Ícone, 1994. 3. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2008. Descritores: Educação em Enfermagem. Ensino Superior. Corpo Docente. |