Roda de Conversa
367 | A INSTRUMENTALIZAÇÃO ACADÊMICA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENFERMAGEM | Autores: Maria Leoni Valle (Enfermeira Mestre em Educação, Professora adjunta do Curso de Enfermagem da PUCPR) ; Bastos, Claudia Biancato (Enfermeira Mestranda do Curso de Pós-Graduação de Tecnologia em Saúde da PUCPR) ; Pires, Sandra Maria Bastos (Enfermeira Mestre em Enfermagem, Professora adjunta da UEPG.) ; Cubas, Marcia Regina (Enfermeira Pós -Doutora na Universidade do Porto, Professora e Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia em Saúde da Escola Politécnica da PUCPR) ; Rodrigues, Ana Luzia (Enfermeira Pós -Doutora na Universidade do Porto, Professora e Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia em Saúde da Escola Politécnica da PUCPR) |
Resumo: A tecnologia leve dura é evidenciada no trabalho do enfermeiro por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), pois além de organizar a assistência, a SAE propicia a associação do cuidado humano com instrumentos como computadores, sonar, entre outros utilizados na prática assistencial. A assistência organizada viabiliza a operacionalização do Processo de Enfermagem por meio de métodos que possibilitam a execução de ações, em face das necessidades da pessoa1. O objetivo do trabalho é relatar o processo utilizado no ensino das teorias de enfermagem aos acadêmicos de enfermagem. No método empregou-se a técnica do rolo de barbante, inicialmente foi solicitado a cada três acadêmicos a leitura de um artigo referente a uma teoria de enfermagem como atividade extraclasse. Na aula seguinte foi realizada a técnica, para tanto os partícipes sentaram em círculo e o docente segura a ponta do barbante fala o nome do acadêmico e arremessa o rolo para o mesmo, este aluno por sua vez relata a teoria que estudou e assim sucessivamente até que todos tenham participado. Em seguida o rolo de barbante vem desfazendo o emaranhado, hora em que cada aluno expressa a teoria que se identificou e assim ocorre a escolha da teoria norteadora do marco conceitual. Como resultado observou a construção do conhecimento do grupo. Conclui-se que o uso de metodologias ativas, facilita o entendimento e a naturalização de saberes específicos da prática, o que contribui na formação de profissionais capacitados no raciocínio crítico do cuidado de enfermagem. Palavras chave: educação em enfermagem, conhecimento, instituições acadêmicas. Referencias: 1-GARCIA,T. R.; CUBAS, M. R. Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem: subsídios para a sistematização da prática profissional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 2-FULY, P.S.C.; LEITE, J.L.; LIMA, S.B.S. Correntes de pensamentos nacionais sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev.Bras.Enferm. vol. 61, n.6. p.883-7. 2008. |