Roda de Conversa
40 | FORMAÇÃO DE FORMADORES: RELATO DE VIVÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE | Autores: Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A formação de profissionais da saúde precisa estar articulada e comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, há desafios que perpassam pelo saber e trabalho docente, pois integram o processo de ensinar e aprender saúde. Objetivo: Relatar as vivências, no âmbito coletivo e individual, durante a Especialização Docência na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a formação docente no ensino na saúde/enfermagem. Descrição metodológica: Relatório de vivências, apresentado como trabalho de conclusão de curso, dividido em dois capítulos: I - construção coletiva: projeto de intervenção; e II - construção individual: reflexões e aprendizado; elaborado a partir da experiência, enquanto especializanda, do curso Docência na Saúde da UFRGS, que teve duração de 13 meses e parte substantiva de sua carga horária em modalidade de Educação à Distância. O público-foco foram docentes do ensino superior e preceptores da área da saúde e objetivou qualificar estes formadores a ativar processos pedagógicos inovadores e criativos no ensino, com vistas em processos de mudança na educação superior, articulados com SUS. Resultados: Capítulo I - construção coletiva: o curso propôs a elaboração e implantação de um Projeto de Intervenção Institucional (PI). O PI foi construído por docentes e preceptores, articulados em trio, e suscitou reflexão sobre a importância da indissociabilidade teórico-prática, compartilhamento de experiências, construção coletiva de saberes e conhecimentos e (re)pensar a formação para o SUS. Capítulo II - construção individual: foram indicadas atividades no Moodle, sob tutoria, utilizando um denso referencial, que oportunizou aprofundamento teórico, ressignificação de saberes e práticas, desenvolvimento de novas habilidades e competências e reflexão sobre a formação em saúde/enfermagem. Conclusões: A especialização proporcionou significativas trocas e partilhas entre pares e provocou/potencializou a produção de processos pedagógicos inovadores na formação de profissionais comprometidos com o SUS. Contribuições/implicações para implicações a Enfermagem: A formação de formadores alicerçada nas demandas de saúde da população e no que preconiza o SUS, implica numa formação em Enfermagem comprometida de igual modo. Referências: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docência na Saúde: uma proposta didático-pedagógica. Porto Alegre: UFRGS/EducaSaúde, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 nov 2015. |