Roda de Conversa
287 | FORMAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA NO MESTRADO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA | Autores: Iara Sescon Nogueira (Universidade Estadual de Maringá) ; Célia Maria Gomes Labegalini (Universidade Estadual de Maringá) ; Giselle Fernanda Previato (Universidade Estadual de Maringá) ; Raquel Cristina Luis Mincoff (Universidade Estadual de Maringá) ; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Universidade Estadual de Maringá) |
Resumo: Introdução: As pós-graduações em nível Stricto Sensu, como mestrado, formam docentes para a educação superior, considerando a necessidade de ampliar a capacidade destes enquanto sujeitos críticos, reflexivos e questionadores, voltados às necessidades sociais da saúde1,2. Objetivo: Relatar a experiência de participar em uma disciplina voltada a formação crítica e reflexiva do pós-graduando. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da participação na disciplina Abordagem crítico-social no processo de educação em saúde, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Resultados: A disciplina possui carga horária de 30 horas, correspondendo a 2 créditos optativos. Tem como ementa o estudo da educação em saúde com ênfase nos conceitos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-social segundo pressupostos de Paulo Freire e relações com a pesquisa-ação educativa. A disciplina foi desenvolvida em 06 encontros, organizados em apresentações e discussões. Os educandos foram divididos em 04 grupos e cada um desenvolveu um seminário versando sobre educação em e na saúde permeada pelo referencial de Freire, utilizando metodologias ativas, participativas, dialógicas e construção coletiva. Conclusão: A realização prática dos pressupostos teóricos educacionais permitiu compreender o processo de educação crítica-reflexiva pela própria práxis dos educandos. As atividades desenvolvidas nos seminários enfatizaram a possibilidade de mudanças nos paradigmas educacionais. Contribuições para a Enfermagem: A inserção de disciplinas de cunho histórico-crítico na formação em nível Stricto Sensu contribui positivamente na formação de docentes enfermeiros críticos, reflexivos e problematizadores. Referências 1. Leon CGRMP, Silva CC. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem. Rev. bras. enferm. 2006; 59(5):636-41. 2. Marta M, Lopes A, Pereira F, Leite M. A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores. Rev. Lusófona de Educação. 2014; s/v(27):75-91. Descritores: Enfermagem; Educação Continuada; Educação em Enfermagem. |