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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 126

Comunicação coordenada


126

PRÁTICA EDUCATIVA DE SAÚDE SEXUAL NA ESCOLA POR ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COM LICENCIATURA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Eduardo Neves da Cruz de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Isabella Beskow (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Karina Emília dos Santos Scherer (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Thalita Corrêa de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Elis Maria Teixeira Palma Priotto (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)

Resumo:
Introdução: A realização de práticas educativas na atenção à saúde do adolescente requer do profissional de saúde, uma proximidade com o esse público, análise crítica da sua atuação, bem como reflexão do seu papel como educador. Trata-se de um relato de experiência de docentes de graduação, quanto à participação de discentes de enfermagem com licenciatura em um projeto de extensão. Objetivo: Descrever a experiência dos discentes com a prática educativa, de orientação à saúde sexual e reprodutiva a adolescentes. Método: Utilizou-se a metodologia ativa de aprendizagem, com estudantes do ensino fundamental e médio, de 10 a 18 anos de idade, de colégios públicos em Foz do Iguaçu, Paraná. Resultados: O método auxiliou em ações direcionadas para os discentes e os participantes aprofundar e ampliar os significados elaborados mediante sua participação na execução de rodas de bate-papo, dinâmicas de grupo e na observação dos comportamentos dos adolescentes. Observou-se nos comentários dos (4) discentes, a unanimidade na afirmação da importância de estudar, entender e conhecer a fase adolescência e assim utilizar-se dos espaços sociais de atuação do enfermeiro, a escola. Registrou-se a participação de 103 adolescentes, divididos em quatro grupos, no primeiro ano de projeto. Conclusões: a experiência permitiu observar os limites e potencialidades dos discentes na efetivação das orientações e na aquisição do conhecimento teórico e prático dos problemas apresentados pelos adolescentes estudantes, os quais muitas vezes interagiam com suas próprias dúvidas, numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento, melhor compreensão do adolescente como ser atuante e responsável pela sua saúde sexual e reprodutiva. Contribuições da Enfermagem: O resultado deste trabalho instiga aos docentes e discentes a repensar novas práticas de ensino, em que o enfermeiro docente seja o facilitador na construção do aprendizado, ponderando a contribuição de cada aluno adolescente compreendendo-o como ser histórico e sujeito do seu próprio movimento.