ISSN: 2316-3216

Trabalhos

Área: Inovações curriculares na formação profissional
[Voltar]


 598 - A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA DISCIPLINA COMUM DA ÁREA DA SAÚDE DA PUCRS SOBRE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE
Andréia da Silva Gustavo (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Valéria Lamb Corbellini (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Paulo Marcondes Carvalho Junior (Faculdade de Medicina de Marília) ; Beatriz Sebben Ojeda (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 539 - A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM?
Maria Lucélia da Hora Sales (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Danielly Santos dos Anjos Cardoso (Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Célia Alves Rozendo (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 204 - AS ESTRATÉGIAS DE LUTA DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM NA BAHIA PARA MANTER-SE NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR
Terezinha Andrade Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 312 - ASPECTOS INOVADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL
Claudia Mara de Melo Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Linda Nice Gama (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lais Mariano de Paiva (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Samyama Tavares Monteiro (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marilei Tavares E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 311 - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO COM BASE EM COMPETÊNCIAS COM BASE NA PRCEPÇÃO DO DISCENTE DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Francis Solange Vieira Tourinho (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rafaella Queiroga Souto (Universidade Federal de Pernambuco) ; Francisca Márcia Pereira Linhares (Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Isabelly de Melo Canêjo (Universidade Federal de Pernambuco) ; Sheila Costa de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 468 - CASO CLINICO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PROCESSOS ANATÔMICOS, BIOQUÍMICOS E FISIOLÓGICOS NA ENFRMAGEM
Regina Gema Santini Costenaro (Centro Universitário Franciscano-UNIFRA- Santa Maria-RS) ; Rosiane Filipin Rangel (Centro Universitário Franciscano- Santa Maria-RS)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 307 - CONHECENDO A REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE DE FORMA ATIVA: RELATO DE EXPERIENCIA
Sílvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Cássia R. F. Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Shirlene Pavelqueires (Faculdade de Medicina de Marília - Famema)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 522 - CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPETÊNCIA EM AVALIAÇÃO DA PESSOA COM ÚLCERA VENOSA: SÍNTESE DA LITERATURA
Rayana Gomes Oliveira Loreto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Maria Márcia Bachion (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Cynthia Assis de Barros Nunes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Suelen Gomes Malaquias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 355 - CONTRIBUIÇÕES E TRAJETÓRIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Givaneide Oliveira de Andrade Luz (Universidade Federal de Pernambuco) ; Rachel Mola Motta (Universidade de Pernambuco) ; Isabel Cristina Ramos Vieira Santos (Universidade de Pernambuco) ; Ana Carolina Rodarti Pitangui (Universidade de Pernambuco) ; Regina Célia de Oliveira (Universidade de Pernambuco)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 363 - DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE TUTORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Kleyde Ventura de Souza (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Márcia dos Santos Pereira (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Allana dos Reis Corrêa (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Flávia Sampaio Latini Gomes (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 142 - DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Graciele de Matia (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Juliana Ollé Mendes da Silva (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Izabel Cristina Meister Martins Coelho (Faculdades Pequeno Príncipe)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 430 - EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: CARACTERIZACÃO SOCIODEMOGRÁFICA E OCUPACIONAL
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ)) ; Kelly Fernanda Assis Tavares (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ)) ; Lolita Dopico da Silva (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ)) ; Ariane da Silva Pires (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ)) ; Ana Terra Porciúncula Baptista (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ))
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 360 - ENFERMEIRA NO LABORATÓRIO SIMULADO DE PRÁTICAS: EXPERIENCIA EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Jaqueline Dias do Nascimento (Universidade Federal do Paraná) ; Elizabeth Bernardino (Universidade Federal do Paraná) ; Sandra Mara Alessi (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Ribeiro Lacerda (Universidade Federal do Paraná) ; Solange Meira de Sousa (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 100 - ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO NOS CURRÍCULOS DE ENFERMAGEM DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Maiara Sousa Andrade (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Priscila Patricio Reis (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 083 - ESTÁGIO CURRICULAR INTERPROFISSIONAL: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEN
Ana Wládia Silva de Lima (Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória) ; Nathália Paula de Souza (Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória) ; Ana Paula Lopes de Melo (Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória) ; Amanda Maria Tavares dos Santos (Secretaria Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão) ; Luciane Soares de Lima (Secretaria Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 423 - ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO DO PET-SAÚDE/GRADUASUS COM AS POLÍTICAS INDUTORAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NA FORMAÇÂO EM SAÚDE
Pollyana Bortholazzi Gouvea (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Eleide Margareth Pereira Fharat (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Ionice Maria Amaral (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Simone Beatriz Vianna (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Mara Campos (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 201 - EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Isis da Silva Galindo (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Christiny Regina Lopes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Gabriela Winter Colla (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jussara Gue Martini (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 359 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM E MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIAS
Fabricio Jose Souza Bastos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Kitiana Carvalho Pacheco (UNIÃO METROPOLITANA DE ENSINO) ; Christiana Cabicieri Profice (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Dandara Silva Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Gabriela Souza de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 611 - INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A GERÊNCIA DO CUIDADO: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA
Gímerson Erick Ferreira (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat) ; Claudia Capellari (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 465 - INOVAÇÃO NO ENSINO DE DIDÁTICA APLICADA À SAÚDE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Rafaela Braga Pereira Veloso (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maria Geralda Gomes Aguiar (Universidade Estadual de Feira de Santana)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 567 - INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO - ATIVIDADE EDUCATIVA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM REGIÃO DE TRÍPLICE FRONTEIRA, FOZ DO IGUAÇU - PR.
Marieta Fernandes Santos (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Michele dos Santos Hortelan (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Janielle Chrislaine Moro (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Gabriela Kauana Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Sheila Cristina Rocha Brischiliari (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 245 - LABORATÓRIO DE PRÁTICA SIMULADA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM
Eduardo Fuzetto Cazanas (Universidade do Oeste Paulista) ; Paula Miralha Guimarães de Lima (Universidade do Oeste Paulista) ; Gabriele da Silva Reis Pessoa (Universidade do Oeste Paulista) ; Kátia Cristina Candido de Oliveira Santos (Universidade do Oeste Paulista) ; Maria Nilda Camargo de Barros Barreto (Universidade do Oeste Paulista)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 151 - O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOCENTES DE UM CURRÍCULO INTEGRADO
Andréia Bendine Gastaldi (Universidade Estadual de Londrina) ; Mara Lúcia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 279 - O CONTROLE DE INFECÇÕES NO ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA PARA INSERÇÃO CURRICULAR
Jussara Gue Martini (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC) ; Aline Massaroli (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC) ; Rodrigo Massaroli (HOSPITAL SANTA CATARINA - Blumenau - SC) ; Mariely Carmelina Bernardi Fornari (Hospital São Lucas de Cascavel-PR.) ; Saionara Nunes de Oliveira (Hospital São Lucas de Cascavel-PR.)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 182 - O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICAÇÃO: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Bruna Fernanda Barbosa Queiroz (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Camila Dalcól (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Mara Lúcia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Brígida Gimenez Carvalho (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Lígia Fahl Fonseca (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 184 - O JOGO COMO PARADIGMA INOVADOR NAS PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS(AS)
Terezinha Andrade Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Silas Ricarti (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Manuela Mercês (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Thaís Fonseca (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Tania Bispo (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 189 - O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE) COMO INDUTOR DE INOVAÇOES PEDAGÓGICAS NO CURSODE MEDICINA E ENFERMAGEM DE UNIVERSIDADE PÚBLICA - SÃO PAULO
Maria Helena Borgato (Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu-) ; Regina Stella Spagnuolo (Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu-) ; *cassiana Mendes Bertoncello Fontes. (Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu-)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 487 - O TRABALHO DA ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE/GRADUASUS: UMA PROPOSTA PARA ARTICULAR ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE.
Carolina Beatriz Cunha Prado (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Maria Beatriz Guimarães Ferreira (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Marisa Ferreira de Freitas (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Márcia Marques dos Santos Felix (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 548 - PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O ENSINO DOS CUIDADOS CLÍNICOS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Jamille Forte Viana (Faculdade Terra Nordeste) ; Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Rocineide Ferreira Silva (Universidade Estadual do Ceará)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 004 - PERCEPÇÕES, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES VOLTADAS À PESSOA IDOSA: ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA NA GRADUAÇÃO
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Angela Maria Alvarez (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rafaela Vivian Valcarenghi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Danieley Cristini de Lucca (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 052 - PERFIL ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PÚBLICOS DE ENFERMAGEM EM SANTA CATARINA
Carine Vendruscolo (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Sonia Dal Magro (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Claudio Claudino da Silva Filho (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)) ; Edlamar Katia Adamy (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Lucinéia Ferraz (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC))
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 284 - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE DISCENTES DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Francisca Márcia Pereira Linhares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rafaella Queiroga Souto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Isabelly de Melo Canêjo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Francis Solange Vieira Tourinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Iracema da Silva Frazão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 118 - PETGRADUASUS CAMINHANDO RUMO ÀS MUDANÇAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adriana Cristina Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persogona Ogradowisk (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Camila Lima de Assis Monteiro (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Rayana de Oliveira (Faculdades Pequeno Príncipe)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 150 - POLARIDADES VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO
Andréia Bendine Gastaldi (Universidade Estadual de Londrina) ; Camila Dalcól (Universidade Estadual de Londrina) ; Mara Lúcia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina) ; Brígida Gimenez Carvalho (Universidade Estadual de Londrina) ; Lígia Fahl Fonseca (Universidade Estadual de Londrina)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 257 - PRÁTICA MEDITATIVA MINDFULNESS NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: BIBLIOMETRIA
Aline Corrêa de Araujo (Escola Paulista de Enfermagem UNIFESP) ; Luiza Hiromi Tanaka (Escola Paulista de Enfermagem UNIFESP)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 141 - PROJETO SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Débora Maria Vargas Makuch (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Patricia Maria Forte Rauli (Faculdades Pequeno Príncipe)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 585 - RECONHECENDO TERRITÓRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
Maira Tellechêa da Silva (Universidade Comunitária da região de Chapecó - Unochapecó) ; Maria Elisabeth Kleba (Universidade Comunitária da região de Chapecó - Unochapecó) ; Adriana Cristina Hillesheim (Universidade Comunitária da região de Chapecó - Unochapecó) ; Aline Rohden (Universidade Comunitária da região de Chapecó - Unochapecó) ; Bianca Joana Mattia (Universidade Comunitária da região de Chapecó - Unochapecó)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 090 - REFORMULAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO
Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Patrícia Maria Forte Rauli (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Adriana Cristina Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Leandro Rozin (Faculdades Pequeno Príncipe)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 400 - SENIORATO EM SAÚDE DA MULHER - UMA ANALISE COMPREENSIVA
Aline Furtado da Rosa (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas (Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ) ; Gabriela Troyack Becker (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Renata Jabour Saraiva (Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ) ; Adriana Santiago (Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 525 - SISTEMATIZANDO UMA LINHA DE CUIDADO ORIENTADA PARA AVALIAÇÃO DE RISCO FAMILIAR
Eliane Aparecida Sanches Tonolli (Universidade Estadual de Maringá) ; Lilian Denise Mai (Universidade Estadual de Maringá) ; Grace Jaqueline Aquiles (Universidade Estadual de Maringá) ; Regina Lucia Dalla Torre Silva (Universidade Estadual de Maringá)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 488 - SÍNTESE DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE BIOÉTICA NA ENFERMAGEM: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES
Maria Márcia Bachion (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Ana Carolina de Castro Mendonça Queiroz (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Daniela Oliveira Pontes (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Kelle Vanessa Álvares Amaral (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Raidane Priscila Carvalho Arantes (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 212 - UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ONCOLOGIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Paloma Coutinho Campos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Jordana Aparecida de Paula (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Maria Carmen Simões Cardoso de Melo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
   
Área: Inovações curriculares na formação profissional
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  








Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech