Roda de Conversa
611 | INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A GERÊNCIA DO CUIDADO: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA | Autores: Gímerson Erick Ferreira (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat) ; Claudia Capellari (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat) |
Resumo: Introdução: As mudanças decorrentes do cenário do trabalho contemporâneo, especificamente em organizações e serviços de saúde e de enfermagem, têm repercutido também no âmbito da educação, fazendo-se necessária a busca por propostas curriculares que favoreçam a formação de enfermeiros empreendedores, capazes de adaptarem-se às demandas do cotidiano. Em meio a este cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES), fundamentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, têm preconizado a formação de enfermeiros críticos, reflexivos, dinâmicos e proativos, dotados de competências compatíveis às exigências do mercado de trabalho [1]. A formação em enfermagem, nesse contexto, torna-se importante para proporcionar ao futuro enfermeiro a capacidade de pensar o conhecimento de modo a desenvolver competências requeridas na atualidade, especialmente no que tange ao caráter gerencial que a profissão vem assumindo no setor saúde e à importância da gestão na consecução dos fins a que uma organização de saúde se destina [2]. Tais competências permeiam a prática profissional do enfermeiro nos diferentes campos da rede de atenção à saúde, assumindo como objeto a melhoria da qualidade dos serviços de saúde às pessoas, famílias e comunidade. Além disso, o gerenciamento de enfermagem constitui-se atividade privativa do enfermeiro, cabendo a este profissional a direção e organização do serviço de enfermagem, chefia de serviço e de unidade de enfermagem, além de atividades técnicas, planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência de enfermagem, conforme regulamentação prevista no artigo 11 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 [3]. Assim, diante deste panorama, faz-se imperativo que o futuro enfermeiro desenvolva competências específicas da dimensão gerencial, sendo importante que as IES sejam criativas e inovem no desenvolvimento de propostas que auxiliem no desenvolvimento de competências consoantes às atuais demandas do mercado de trabalho. Objetivos: Relatar a experiência de inovação curricular na formação do enfermeiro para a gerência do cuidado, mediante uma proposta integradora. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência de construção e implementação de uma proposta curricular integrada, que teve o intuito de despertar competências no futuro enfermeiro para o gerenciamento do cuidado de enfermagem. A proposta de integração foi construída em articulação com as disciplinas de um Curso de Bacharelado em Enfermagem, que têm maior interface com as práticas profissionais do enfermeiro no gerenciamento do cuidado, em uma IES do município de Taquara, RS. Foram integradas as disciplinas Administração e Gerenciamento em Enfermagem, Práticas de Cuidado V (ênfase gerencial na atenção básica), Práticas de Cuidado VI (ênfase gerencial no contexto hospitalar), Educação Permanente em Saúde, e Saúde do Trabalhador. Resultados: A integração das disciplinas deu-se de maneira articulada às abordagens teórico-práticas, sendo as temáticas desenvolvidas em diferentes contextos institucionalizados, com a finalidade de propiciar ao discente maior aproximação à realidade de atuação. Para tanto, os professores facilitadores procederam no coletivo, junto a seus pares e alunos, de maneira a instigar o envolvimento, a intencionalidade e a apropriação da realidade, problematizando situações que estimulassem um olhar de análise e de questionamentos crítico, à luz dos conteúdos teóricos. O objeto dessa proposta de integração consiste justamente em possibilitar ao discente a vivência de situações práticas nas quais, este, ao se confrontar com problemas do seu contexto social e profissional, seja capaz de reagir com respostas propositivas, relacionando fatos cotidianos com o conhecimento científico apreendido, especialmente aqueles oriundos das disciplinas integradas. Nessa perspectiva, a proposta de integração curricular tem o intuito de transpor o modelo de transmissão de conhecimentos, em que o discente é visto como agente passivo; para um enfoque capaz de despertar neste a capacidade de adotar uma visão interdisciplinar, com iniciativa e atitude proativa. As experiências são sistematizadas no Portfólio Integrador das Práticas Profissionais do Enfermeiro (PIPPE), dispositivo que favorece o envolvimento e comprometimento discente no processo de regulação da sua própria aprendizagem e na escolha dos meios a serem adotados para a constituição desta. A construção do PIPPE é baseada em estratégias que possibilitam o resgate à interdisciplinaridade nas práticas discentes. Dentre estas, são previstos momentos integrativos entre as disciplinas, nos quais são discutidas experiências individuais e coletivas vivenciadas nos campos de prática, e que possibilitam maior articulação com a teorização do trabalho gerencial desenvolvido, algo que favorece a (re)significação dos conhecimentos e a valorização das competências gerenciais. A avaliação formativa dos discentes ocorre por meio da análise da produção apresentada no PIPPE, de modo que cada docente considera em sua avaliação os temas abordados contemplados nos encontros teórico-práticos e vivenciados na prática profissional enquanto futuro enfermeiro. Todos os conteúdos são corrigidos pelos professores envolvidos na proposta integradora, de modo que todos realizam a devolutiva da correção aos discentes, pontuando as interfaces de integração e sinalizando novas proposições. Conclusões: A proposta de integração de disciplinas diretamente relacionadas à prática de gerência do cuidado em enfermagem mostrou-se promissora, na medida em que possibilitou a inserção de conteúdos que puderam ser problematizados, interrelacionados e que despertaram a curiosidade dos acadêmicos, em sala de aula. Assim, os futuros enfermeiros puderam exercitar os conhecimentos gerenciais que utilizaram ou poderiam ser utilizados em diversas situações da prática profissional do enfermeiro, encontrando nesta proposta, maior sentido e aplicabilidade dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A integração das disciplinas possibilitou o desenvolvimento de competências importantes à gerência do cuidado, constituindo-se campo fértil para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais requeridas para a prática profissional do enfermeiro. Nesse ínterim, favoreceu a utilização de conhecimentos em situações diversas as quais demandam a tomada de decisões; potencializou o desenvolvimento de habilidades relacionais essenciais ao gerenciamento, a exemplo da comunicação, negociação, liderança, supervisão e resolução de problemas; e despertou atitudes proativas, criativas e empreendedoras, para além de um olhar tarefeiro e imediatista na prática de enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A proposta de integração na formação do enfermeiro para a gerência do cuidado revela-se uma experiência inovadora, visto que acontece de maneira contínua nos serviços. As estratégias utilizadas para promover a integração de disciplinas que possuem interface direta com o gerenciamento de enfermagem são capazes de desafiar os acadêmicos, mobilizá-los e sensibilizá-los para as relações que existem entre os conteúdos e a prática profissional do enfermeiro. Sob essa lógica, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais participativo e sistematizado, estimulando o acadêmico a pensar e a fazer, conforme as necessidades diagnosticadas em cada realidade. Esse contexto interdisciplinar favorece o desenvolvimento de exercícios gerenciais interessantes, tornando a aprendizagem útil e significativa, e, consequentemente estimulando a utilização de métodos de intervenção em situações que demandem competências necessárias à transformação da realidade. Descritores: Educação em Enfermagem; Ensino; Aprendizagem Ativa. Referências: 1. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Resolução n. 3 de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União; 2001 nov; Seção 1. p. 37. 2. Dias HCVB, Paiva KCM. Formação de competências gerenciais a partir de disciplinas de gestão no curso de enfermagem: percepções de alunos de uma universidade privada. Rev. Min. Enferm.,13(4): 474-84, 2009. 3. Conselho Federal de Enfermagem. Lei nº 7.498, de 25/07/1986: Dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional da Enfermagem. Rio de Janeiro: COFEN; 1986. |