Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 359

Comunicação coordenada


359

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM E MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIAS

Autores:
Fabricio Jose Souza Bastos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Kitiana Carvalho Pacheco (UNIÃO METROPOLITANA DE ENSINO) ; Christiana Cabicieri Profice (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Dandara Silva Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Gabriela Souza de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)

Resumo:
No contexto da formação profissional em Enfermagem faz-se necessário a discussão sobre meio ambiente nos cursos, o que favorece a consolidação da consciência ambiental. Este estudo objetivou analisar a inserção da abordagem ambiental da saúde e Educação Ambiental (EA) nos cursos de Enfermagem do eixo Ilhéus-Itabuna. Objetivos específicos: analisar os cursos de graduação em relação à promoção de competências profissionais voltadas à saúde ambiental e à EA; identificar as práticas pedagógicas utilizadas nos cursos participantes para o desenvolvimento das competências em saúde ambiental e EA; e descrever a percepção do formando em relação ao desenvolvimento de competências para a abordagem ambiental da saúde e EA no curso de Enfermagem. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo, de enfoque misto onde foram coletados e analisados os Projetos Político Pedagógicos de cinco cursos de graduação em Enfermagem no eixo Ilhéus-Itabuna. Utilizou-se de questionário semiestruturado aos estudantes do último semestre e de entrevistas com os gestores dos cursos. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Santa Cruz - Parecer Consubstanciado de nº 993.166, em 11 de março de 2015. Nos Projetos Político Pedagógicos a EA não é trabalhada de forma transversal durante o curso e que os gestores dos cursos de Enfermagem percebem as práticas pedagógicas como ferramenta para consolidação de competências em EA. No entanto, apontam para um distanciamento da questão ambiental e as ações de Enfermagem. Quanto aos discentes foi possível desvelar que compreendem a relação existente entre saúde e meio ambiente e sentem carência destes conteúdos. Conclui-se que é necessário implementar ações que promovam a inserção da EA nos cursos de Enfermagem buscando a formação consciente de indivíduos transformadores dos determinantes da saúde e do meio ambiente. Palavra-chave: Enfermagem, Educação Ambiental; Meio Ambiente